TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pessoas em situação de rua

Por:   •  11/5/2015  •  Monografia  •  14.112 Palavras (57 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 57

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

MARIANNA DEMERY BUARQUE VASCONCELOS

A ORIGEM E TRAJETÓRIA DOS MORADORES DE RUA E A POLÍTICA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL.

[pic 3]

RECIFE

2014


MARIANNA DEMERY BUARQUE VASCONCELOS

A ORIGEM E TRAJETÓRIA DOS MORADORES DE RUA E A POLÍTICA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL.

Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Curso de Bacharelado em Serviço Social  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná,pela aluna Marianna D’Emery Buarque Vasconcelos como requisito necessário para a obtenção do grau de Bacharel em serviço social.  

Orientadora:Maria Lucimar Pereira.

RECIFE 2014


A Rua

A rua, concreta, discreta

Nos mostra a frieza da sociedade

E a tristeza de um povo esquecido.

A rua, cinza, prateada, concreta, discreta,

Esconde o brilho da lua

Através da escuridão solitária

Nos mostra o pouco caso dos governantes

E a tristeza de um povo esquecido,

A rua, vazia, fria, cinza, prateada, concreta, discreta,

Sufoca os sentimentos,

Entristece a felicidade do sorriso,

Apaga o brilho do olhar,

Nos mostra as drogas da vida

E a tristeza de um povo esquecido.

A rua, violenta, imponente, vazia, fria, cinza, prateada, concreta, discreta,

Acaba com a alma infantil,

A brincadeira com a bola

E a roupa colorida

Que caracterizavam as crianças.

Assim, mais uma vez, a rua nos mostra

A frieza da sociedade,

O pouco caso dos governantes

As drogas da vida e a tristeza de um povo esquecido.

(Mariana Zayat Chammas).


AGRADECIMENTOS

“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus”. Romanos 08.28

A Deus, o que seria de mim sem a fé que eu tenho nele.

Aos meus pais, irmãos, meu esposo, minha filha desde já lhe dedico esta conquista, pois vocês foi e será sempre o estímulo e o motivo maior, que me impulsiona a lutar e a superar os obstáculos que a vida me apresenta; e foi por causa de vocês que eu voltei a estudar, e a toda minha família que, com muito carinho e apoio, não mediram esforços para que eu chegasse até esta etapa de minha vida.

À tutora eletrônica Rozzimari pela paciência na orientação e incentivo que tornaram possível a conclusão desta monografia.

À professora e orientadora do TCC Maria Lucimar Pereira,  pelo apoio, pela compreensão tornando possível o desenvolvimento desta manografia.

À Jonas tutor de sala por nos orientar e participar de nossas vidas acadêmica contribuindo muito para nossa formação profissional.

A todos os professores do curso, que foram tão importantes na minha vida acadêmica e no desenvolvimento desta monografia.

Aos amigos e colegas, pelo incentivo e pelo apoio constantes.

Ao Centro de Reintegração Social, local onde tive a oportunidade de conhecer de perto a realidade daqueles que vivem em situação de rua. Pelo respeito que fui recebida por todos que fazem parte desta instituição, a Conceição (coordenadora), a Marília( assistente social), e a Gustavo (meu supervisor de campo), bem como aos demais funcionários e de maneira particular aos usuários que me instigaram para a realização deste trabalho. Com certeza foi um grande aprendizado.


D’Emery, Marianna. A origem e trajetória dos moradores de rua e as politicas de assistência social. 2014. 54 folhas. Trabalho de Conclusão de Curso Serviço Social – Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas, Universidade Norte do Paraná, Recife, 2014.

RESUMO

Esta monografia tem como objetivo principal refletir e analisar a realidade acerca dos  aspectos causados pela divisões de classes em que o maior contribuinte é o capitalismo. Neste processo, a população vivendo em situação de rua tem representado,cada vez mais, uma parcela expressiva do contingente de indivíduos e grupos socialmente vulneráveis presente nas cidades brasileiras.No que tange uma lacuna existente nos moldes da sociedade capitalista,pensar por um momento em população em situação de rua sem distinção de classe, raça ,gênero e etnia significa espiar dentro de um mundo consolidado por necessidades,desaprovações e  decepções gerados por um modelo socialista  excludente  opressor e competitivo. Evidenciam a necessidade de maior envolvimento de toda sociedade no enfrentamento da questão. A partir da discussão desta temática, visa identificar os programas, projetos e serviços destinados à população de rua nas três esferas de governo,tendo como finalidade as possivéis mudança de vida dos usuários dos serviços prestados.Assim sendo,essa demanda passa a ser persistente para o serviço social,visto que a profissão visa,entretanto a igualdade social.

Palavras-chave: População em Situação de Rua.


D’Emery, Marianna. A origem e trajetória dos moradores de rua e as politicas de assistência social. 2014. 54 folhas. Trabalho de Conclusão de Curso Serviço Social – Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas, Universidade Norte do Paraná, Recife, 2014.

ABSTRACT

This monograph aims to reflect and analyze the main reality about aspects caused by class divisions in which the largest contributor is capitalism. In this process, the people living on the streets has represented, increasingly, a significant portion of the contingent of socially vulnerable groups and individuals in cities brasileiras.No this respect a gap in the mold of capitalist society, think for a moment homeless population without distinction of class, race, gender and ethnicity mean to peek inside a world of consolidated requirements, criticisms and disappointments generated by a model socialist oppressive and exclusionary competitive. Highlight the need for greater involvement of the whole society in tackling the issue. From the discussion of this theme, aims to identify the programs, projects and services for the homeless population in the three spheres of government and aims at the possible change in the lives of service users being prestados.Assim, this demand becomes persistent to social services, as the profession seeks, however social equality.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (94.5 Kb)   pdf (394.3 Kb)   docx (70.6 Kb)  
Continuar por mais 56 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com