TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento

Tese: Planejamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  Tese  •  1.988 Palavras (8 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 8

Planejamento

Um dos principais motivos para o fracasso de uma empresa é a falta de planejamento. As empresas até planejam antes de abrir as portas, mas depois não o fazem mais. Ao contrário das pequenas, as grandes empresas definem metas e objetivos. Traçam planos estratégicos de longo prazo, e distribuem obrigações para todos os departamentos da empresa, com níveis de responsabilidades diferentes. Alem disso fazem uma análise dos ambientes internos e externos para uma melhor aplicação do planejamento e fazem uma análise de seus objetivos estratégicos. O tempo da aplicação do planejamento pode variar de empresa para empresa, em uma pode se ter o objetivo alcançado em cinco anos em outras pode levar décadas. Mas com um amplo conhecimento do gestor sobre sua equipe e seus objetivos, ambas podem alcançar o sucesso.

Dividindo a empresa em departamentos e níveis de responsabilidade,onde cada um tem que fazer sua parte para a empresa conseguir o objetivo final traçado no inicio do plano. O gestor tem que acompanhar todos os processos e ser flexível para se preciso mudar seu plano.

Depois disto serão definidos os planos de ação. Nesta etapa se pensa orçamentos, prazos, responsáveis (nominados) e metas. Todas estas informações partem de discussões entre os envolvidos no ambiente corporativo. Um aspecto específico é que as metas estão sempre ligadas a variação prazo x investimento, o que denota uma análise detalhada para que não ocorram erros no meio da execução.

Para que o planejamento estratégico seja eficaz também é preciso definir metas individuais. Acredito que todas as pessoas da companhia precisam ter objetivos pessoais, mas ligados aos planos de ação e, consequentemente, às estratégias.

O planejamento estratégico não é um processo engessado, mas adaptável à realidade de cada empresa. Os passos aqui listados, porém, são uma forma prática e eficiente de ter um planejamento e acelerá-lo conforme a necessidade da organização

A seguir podemos observar como montar um ciclo que coloca em pratica o que foi dito.

Salvando seu negócio

* Faça uma análise profunda dos fatores que levaram sua empresa a se encontrar em uma situação de crise. Procure identificar quais são os principais gargalos do negócio. Falhas na gestão financeira e no planejamento, posicionamento equivocado no mercado, custos elevados, precificação incorreta de produtos e serviços são alguns dos problemas mais comuns.

* Se a empresa não tiver condições de honrar os seus compromissos financeiros, deve procurar o mais rápido possível os fornecedores e instituições financeiras para renegociar as dívidas. Cuidado para não deixar o débito rolar e se tornar um volume impagável. Muitas vezes, essa "bola de neve" é que leva a companhia à falência. Evite a inadimplência, que pode deixar a sua empresa com restrições cadastrais ou com falta de credibilidade no mercado.

* Na renegociação, procure estabelecer condições de pagamento compatíveis com sua situação financeira, ou seja, prazo, juros e prestações adequadas. Não role a dívida somente para protelar o problema.

* Se o empresário estiver atrasado com o pagamento de tributos, também deve procurar o mais rápido o possível o órgão responsável para a renegociação e parcelamento do débito. Novamente, avalie se as condições são compatíveis com a sua capacidade de pagamento. Deixar a dívida rolar é bastante arriscado, pois o valor pode se tornar impagável. Os débitos com o fisco geralmente são corrigidos pela Selic (taxa básica de juros), além de haver incidência de juros e multa.

* Os especialistas alertam que a transparência é a melhor postura diante da situação de crise. Ser franco com os credores e com seus funcionários é fundamental. Essa é uma hora essencial para convocar seus colaboradores para ajudar a recuperar a companhia.

* Uma empresa em dificuldades pode ter que tomar decisões delicadas, como corte de pessoal e de custos. Se for necessária uma medida de impacto, não espere para agir, pois se essa decisão for adiada o empreendimento poderá ser inviabilizado.

* Em relação aos custos, tenha em mente que estes precisam ser os menores possíveis. Essa busca constante por baixos custos é um fator essencial para garantir a competitividade da empresa no mercado.

* Mude de hábito. Não adianta elaborar estratégias de recuperação se o empresário continuar a repetir os erros do passado. A mudança na forma de gerir o negócio é fundamental.

* Defina prioridades e metas a serem alcanças no curto, médio e longo prazo. Esses objetivos têm que ser compartilhados pelos demais colaboradores da empresa.

* Buscar uma consultoria empresarial nos momentos de dificuldade pode ser interessante, desde que seja financeiramente viável pagar por esse apoio.

Considerações Finais

* Antes de criar uma empresa, é fundamental a elaboração de um plano de negócios. Este é um instrumento que visa estruturar as principais concepções e alternativas para uma análise correta da viabilidade do negócio, reduzindo também as possibilidades de desperdício de recursos e esforços em um projeto inviável.

* O Plano de Negócios deve trazer a dimensão do mercado principal (como número de clientes em potencial e raio de atuação da empresa); equipe de funcionários; produtos e serviços oferecidos; estratégia competitiva; plano de marketing e comercialização; investimentos necessários para implantar a empresa; custos fixos mensais; faturamento esperado; margem de contribuição e indicadores de desempenho.

* Se planeje. Estabeleça metas para os resultados, como crescimento de vendas, faturamento, lucro e indicadores de qualidade na produção. Não perca seus objetivos de vista.

* O sucesso de uma empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com