TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Da Produção

Pesquisas Acadêmicas: Planejamento Da Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  2.405 Palavras (10 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.................................................................................................4

2 PLANEJAMENTO DE PRODUÇÃO.............................................................5

3 PROGRAMAÇÃO DE PRODUÇÃO.............................................................7

4 CONTROLE DE PRODUÇÃO......................................................................9

5 CONTROLE DE ESTOQUE.........................................................................11

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS.........................................................................13

REFERÊNCIAS..................................................................................................14

INTRODUÇÃO

Esse trabalho apresenta que planejamento vem á necessitar decidir uma forma de garantir que a empresa esta atinja o objetivo de produzir com qualidade e produtividade. A garantia de bons resultados está ligada ao bom planejamento, programação e controle de todo o processo de produção.

Desse modo, torna-se possível atuar corretamente quando ocorrerem desvios, falhas do processo, ou agir em metas traçadas de melhoria de seu produto, para que ele seja bem aceito.

Essa prática também possibilita a diminuição de seus custos operacionais.

Medidas com o objetivo de realizar a previsão da demanda e, desta forma, permitir a liberação de ordens de produção, compra e montagem.

2 PLANEJAMENTO DE PRODUÇÃO

Segundo Chiavenato “Nenhuma empresa funciona na base da improvisação. Nada é feito aleatoriamente. Tudo precisa ser planejado antecipadamente para evitar desperdícios, perdas de tempo, atrasos ou antecipações desnecessários. O processo produtivo deve funcionar como um relógio, desde que seja devidamente planejado. O planejamento da produção (PP) constitui a segunda fase do PCP, vindo logo do projeto de produção.”

O planejamento da produção é um conjunto de ações inter-relacionadas que objetiva direcionar o processo produtivo da empresa e coordená-lo com os objetivos do cliente; com essa afirmação podemos dizer que o planejamento está envolto por duas etapas importantes dentro do processo que são: a programação e o controle da produção.

“Segundo Chiavenato” o planejamento de produção é o estabelecimento, a prioridade, daquilo que a empresa deverá produzir, tendo em vista, de um lado, a sua capacidade de produção e, de outro, a previsão de vendas que deve ser atendida.

O Planejamento da produção é o principal elemento de coordenação das atividades de vários departamentos de uma indústria. Essa coordenação é particularmente importante entre os departamentos de vendas, produção e compras. Um planejamento feito sem os devidos cuidados impossibilita a adequada coordenação das atividades afins.

O planejamento pressupõe a necessidade de um processo decisório que ocorre antes, durante e depois de sua elaboração e implementação na empresa. O objetivo global do planejamento e controle de produção não envolve somente o planejamento, mas também a programação e o controle do que foi estabelecido, não deixando que o objetivo final seja desviado do plano, ou ainda, decidindo sobre quaisquer mudanças que possam ocorrer no caso de defeitos ou falhas que possa haver no sistema. O PCP vem para dar suporte à gerência na tomada de decisão, já que estão nela os maiores problemas de produção, onde o seu objetivo maior é sempre esquecido, o de gerenciar os meios planejados e não as metas de produção. Em suma, o PCP tem como função a organização, padronização e sistematização do processo, levando a empresa a produzir com mais perfeição, segurança, rapidez, facilidade, correção e menor custo.

O Planejamento está envolvido em várias etapas:

 Previsão da demanda;

 Planejamento da capacidade de produção;

 Planejamento agregado da produção;

 Programação mestra da produção;

 Programação detalhada da produção;

 Administração de materiais;

 Sequenciamento;

 Emissão de ordens;

 Controle da produção;

3 PROGRAMAÇÃO DE PRODUÇÃO

A programação é a fase intermediária entre o setor de planejamento e o setor de controle, sendo, portanto, o setor que de acordo com a demanda do mercado, transforma os planos sob a forma de projeto do produto, roteiro de manufatura, lista de materiais etc., em uma agenda de operações que será base de emissão de ordens de fabricação.

Essas funções colocam o Planejamento em uma atuação dinâmica e de controle, para que a emissão das ordens de fabricação atenda às necessidades de mercado e tenha uma posição em relação aos outros órgãos da empresa, de dependência e autoridade, possibilitando assim atingir os objetivos globais da organização.

Segundo Chiavenato, como o plano de produção é muito amplo e genérico, a programação da produção precisa detalhá-lo para que possa ser executado na dia a dia da empresa.

Programar produção significa determinar quando deverão ser realizadas as tarefas e operações de produção e quanto deverá ser feito. Na realidade, programar a produção é estabelecer uma agenda de compromissos para as diversas unidades envolvidas no processo produtivo da empresa. Mais do que isso, a programação da produção visa estabelecer um fluxo de informações para todas as unidades envolvidas, com o propósito de comandar, coordenar e integrar o processo produtivo da empresa. A programação de produção deve conter os seguintes itens: o quê, quanto, quando e onde.

Estes Itens definem quatro determinantes fundamentais ao desempenho dos sistemas PPCP (Planejamento, Programação, Controle da produção), são eles:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com