TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento De Produção

Casos: Planejamento De Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  2.652 Palavras (11 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 11

ETAPA 1 – PASSO 01

SINTESES INDIVIDUAIS

Etapa 01 (Passo 01)

Aluna - Luana Nestor Da Silva

O que é PCC?

É a atividade de decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando assim, a execução do que foi previsto no tempo e quantidade certa.

É o setor que precisa garantir que o produto chegue à data e quantidade solicitada e com qualidade.

Conceitos de PCP

Um conjunto de funções inter-relacionadas que objetivam comandar o processo produtivo e coordená-lo com os demais setores administrativos da empresa.

Objetivo do PCP

 Planejar e organizar processo de fabricação de mercadorias

 Utilização dos recursos necessários para a sua produção.

Princípios que regem o planejamento

 Princípio de definição de forma clara

 Deve ser definido de forma clara para que todos possam compreender.

Princípio da flexibilidade

 Deve se adaptar as situações imprevistas.

Princípios que regem o controle

 Princípio do objetivo

 Devem-se corrigir erros e falhas em tempo hábil para que correção seja oportuna.

Definições dos padrões

 Os padrões são definidos antes da execução dos trabalhos e devem claramente servir de critérios para o futuro.

 Princípio da execução

Diz esse princípio que o controle deve se concentrar sobre as situações excepcionais.

 Princípio da ação

Esse princípio significa que nada adianta um controle se não tiver uma ação sobre a providência a tomar sobre falhas e erros.

Os principais resultados alcançados com o PCP

 Altos índices de produtividade e qualidade

 Menor índice de falhas e erros

 Menor custo na produção.

Para que se obtenha sucesso no PCP é preciso aplicar esses princípios citados acima. Devem-se definir cuidadosamente seus objetivos, sendo flexível, fazendo ações corretivas em casos de falhas, definindo padrões que servirão de critério para o desempenho.

Assim o PCP ocorre de forma eficaz garantindo qualidade e segurança em sua produção, fazendo com que seu produto se torne mais competitivo.

Chiavenato, Idalberto C, planejamento e controle da produção 2008

WWW.caderno e idéias.com

WWW. Wipédia.com

Nome: Aline

PLANEJAMENTO PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO.

A sobrevivência e o sucesso de umaempresa dependem entre outros fatores da eficiência com a qual produz seus produtos ou serviços. Muitas vezes a falta de conhecimentoda área da produção, desde a venda do produtoaté as informações pertinentes ao controle produtivo, pode resultar na ineficiência da empresa ou até mesmo em problemas mais graves, muitas vezes irreversíveis.Sendo assim é necessário que as empresas trabalhem na busca constante do aperfeiçoamento e atualização de seus sistemas de produção. Por isso é indispensável que haja integração entre todas as áreas da empresa, onde cada uma conheça e tenha liberdade de opinar nas ações das outras de forma a melhorar o processo como um todo.

Nenhuma empresa trabalha sem ter um objetivo claro a cumprir. Porém isso precisa ser planejado com base em uma previsão de vendas que não ultrapasse a sua capacidade

de produção. Com vista nestes dois fatores o planejamento da produção trabalha com as máquinas, as matérias-primas e a mão-de-obra, proporcionando um resultado de produção que alcance os objetivos da empresa. Então com o objetivo de gerar bens e serviços, o planejamento, programação e controle da produção esta relacionado à decisão da manufatura, e principalmente com o planejamento e controle de todos os recursos do processo produtivo. Esta função da administração planeja e controla os suprimentos de materiais e os processos de produção da organização, para que determinados produtos sejam produzidos por métodos específicos atendendo o programa de vendas.

Para tanto o PPCP trabalha, recebendo informações sobre estoques, previsão de vendas, linha de produtos, novas maneiras de produzir, capacidade produtiva, entre outros e após serem estudadas essas informações são transformadas para aprimorar a debricação.

É função também do PPCP, informar sobre os recursos da produção, equipamentos, instalações, materiais, ordens de compra, além de fazer com que as pessoas envolvidas em cada etapa do processo de produção interajam perfeitamente com todas as partes envolvidas, para que saibam agir de forma eficaz a qualquer eventualidade que ocorra.

Manter-se bem informado sobre o mercado é essencial para que possa atender as necessidades dos clientes melhorando seus processos, e consequentemente gerar serviços e produtos com excelência.

O sistema PPCP apoia a tomada de decisões táticas e operacionais, ligado a tudo quediz respeito à questões como, o que, quando, quanto e com que recursos produzir e comprar. A programação da produção deve assegurar a máxima utilização dos equipamentos e sua organização para que não haja perdas otimizando o processo.

Fontes: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAgjh8AE/gpi-ppcp; http://www.blogdaqualidade.com.br/ppcp-planejamento-programacao-e-controle-da-producao/

Aluna:- Greice Silva

RA:56.969.534.46

Planejamento, Programação e Controle de Produção.

O Planejamento e Controle da Produção é o departamento que tem a função de administrar os processos produtivos da empresa, baseando-se nas questões: O que produzir?, Quanto produzir?, Onde produzir?, Como produzir?, Quando produzir?, Com o que produzir?, Com quem produzir?. Para tanto, faz-se necessário a utilização de várias ferramentas que auxiliem na concretização dos objetivos. No entanto, o PCP adota o Princípio de definição do objetivo e o princípio da flexibilidade do planejamento. Assim, o PCP decide como melhor empregar os recursos de produção, assegurando, assim, a execução do que foi previsto no tempo e quantidade certa e com os recursos corretos. Em resumo, o PCP interage com as diversas áreas, para melhor utilizar os recursos e garantir uma produção eficaz.

CONCEITOS DE PCP

O objetivo principal do PCP é comandar o processo produtivo, transformando informações de vários setores em ordens de produção e ordens de compra - para tanto exercendo funções de planejamento e controle - de forma a satisfazer os consumidores com produtos e serviços e os acionistas com lucros".

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO PCP

O objetivo deve ser definido de forma clara e concisa, para que o planejamento seja adequado, porque este é feito em função do objetivo que se pretende atingir. A finalidade do planejamento é determinar como o objetivo deverá ser alcançado. Dessa forma, se o objetivo não for claramente definido, o planejamento será muito vago e dispersivo.

- Princípio da flexibilidade do planejamento

O planejamento deve ser flexível e elástico a fim de poder se adaptar a situações imprevistas.

- Princípio do objetivo

O controle deve contribuir para o alcance dos objetivos por meio da indicação dos erros ou das falhas, em tempo hábil para permitir ação corretiva oportuna.

- Princípio da definição dos padrões

O controle deve basear-se em padrões bem definidos. Geralmente os padrões são definidos no planejamento, ou seja, antes da execução dos trabalhos, e devem claramente servir de critérios para o futuro desempenho.

- Princípio da execução

Esse princípio de controle foi formulado originalmente por Taylor, u m dos precursores da moderna administração. Taylor considera que a atenção na deve se espalhar demais sobre as coisa que andam bem, pelo contrário, o administrador precisa estar atento as coisas que andam mal. Diz esse princípio que o controle deve se concentrar sobre as situações excepcionais.

- Princípio da ação

O controle somente se justifica quando proporciona ação corretiva sobre desvios ou falhas apontados. Isso significa que de nada adianta um controle que não indique providência a tomar ou falhas a resolver.

No entanto, para alcançar eficiência na produção precisa fazer um bom planejamento e conseqüentemente um bom controle. Para tanto, deve definir cuidadosamente seus objetivos, sendo flexíveis para adaptarem-se as contingências, fazendo ação corretiva em caso de falhas, definindo os padrões que servirão de critérios para o desempenho do planejamento, dando ênfase as situações excepcionais. Assim o PCP ocorre de forma eficaz garantindo qualidade e segurança em sua produção.

Fonte de Pesquisa;-

Chiavenato, Idalberto. Planejamento e controle da produção. São Paulo: Manole, 2008.

www.cadernodeideias.com.br

www.youtube.com.br

Aluna:- Cléia Batista Teixeira

No Planejamento Programação Controle de Produção de maneira geral podemos considerar as principais características: definição das quantidades a serem produzidas, gestão de estoques de matéria prima e insumos, emissão das ordens de fabricação, programação e controle das ordens de fabricação, movimentação das ordens de fabricação da produção, e controle e acompanhamento da produção.

Planejar é considerar e entender o conjunto de situação presente e da visão do futuro influencia as decisões tomadas no presente para que se atinjam determinados objetivos no futuro”. Assim sendo, para que se tenha um bom processo de planejamento, deve-se ter uma visão adequada do futuro, de acordo com a eficácia dos estudos relacionados às simulações dos processos de fabricação.

Para que, em casos de imprevistos, as decisões possam ser tomadas de maneiras rápidas e corretas, é de fundamental importância que se tenha um bom processo de planejamento em funcionamento, o qual possa informar com a máxima clareza os objetivos que se pretendam atingir.

A seguir, as fases referentes ao planejamento e controle da produção:

- Determinar os tipos dos produtos e as quantidades que deverão ser fabricadas, através de informações oriundas dos pedidos dos clientes e nas previsões de vendas futuras;

- Realizar as listas dos processos para fabricação do produto, indicando assim o roteiro a ser seguido para sua execução.

- Determinar o início da fabricação, o prazo para término e o lead time (tempo) da produção, indicado os tempos para duração dos processos.

- Gerar a liberação das etapas e processos de fabricação, antes do momento em que deverão ser iniciados, de acordo com os prazos determinados;

- Acompanhar e controlar o andamento dos processos de fabricação da produção.

As definições anteriormente citadas possibilitam transmitir os objetivos a serem alcançados no sistema conjunto de elementos interdependentes que interagem com objetivos comuns. Envolvimento do funcionários para que se empenhe no processo cooperativo.

Bibliografia:

http://www.elemaq.com.br/modules/smartsection/item. php?itemid=116, acesso em 01 de Outubro de 2014

Aluna:- Lindoélia Mendes da Silva

Para atingir seus objetivos e aplicar seus recursos, as empresas não produzem por impulso e nem funciona de improviso. Elas antecipam seu planejamento e controla sua produção. E é por isso que o Planejamento e Controle de Produção é tão importante, para que as empresas tornem cada vez mais eficiente e eficaz. O PCP é o Departamento responsável pela continuação do processo, controlando as atividades de decidir, visando o melhor recurso da produção, para que assim o produto seja feito, no prazo e na qualidade certa, utilizando os recursos corretos. O Planejamento da Produção é um elemento chave no desdobramento da estratégia, a maiores variedades de produtos, o menor tempo de entrega ao cliente e o sistema de demanda são fatores que aumenta a complexidade e do problema de planejar. Assim é necessário ter um processo bem estruturado e um sistema rígido para utilizar a eficiência das operações. Dentro de um sistema de manufatura, o PCP determina e fornece as informações necessárias para o dia-a-dia de forma a receber os conflitos entre os departamentos.

O PCP sempre tem os principais fatores que influencia a produtividade industrial, portanto as empresas devem se adaptar as condições do mercado, pois sempre muda constantemente, acertando o tempo disponível para as tomadas de decisões. Porém para tomarmos decisões, precisamos primeiro de um planejamento, por que este é a primeira etapa do processo administrativo. Para planejar é preciso olhar para o futuro, empreender e gerar lucros, evitando desperdícios, ser eficiente e focar nos objetivos e metas a serem alcançadas e ter um ponto de vista de onde irá partir.

Planejar é, entendermos como a consideração conjunta da situação presente e da visão de futuro influencia as decisões tomadas no presente para que futuramente atinjam determinados objetivos. Para isso tomamos como exemplos cinco importantes passos para o planejamento:

Levantamento da situação: (verificar o presente, ou seja, verificar a situação atual da empresa).

Da visão de futuro: ( onde queremos chegar, quando?) Presente e Futuro: (coletamos dados e transformamos em informações, ou seja, transformar dados em respostas).

Tomadas de decisões: (ter o máximo de informações para tomar uma decisão).

Execução do plano: (precisamos definir qual o horizonte de planejamento).

O PCP é o processo produtivo da empresa, porém nos últimos tempos poucas áreas da Administração Empresarial, mudaram tanto como a Administração da Produção. E essa revalorização da produção se deve a três razões básicas: A crescente pressão pela competitividade que o mercado mundial exige das empresas; a competência das novas tecnologias de processo e de gestão e manufatura; O desenvolvimento de melhor entendimento do papel estratégico que a produção pode e deve ter na busca dos objetivos globais da organização. Enfim, a finalidade do PCP, é alcançar a eficiência e a eficácia dos processos produtivos. Trata-se da importância de duas finalidades: Agir sobre os bens de produção para manter o controle e administrá-los para que os objetivos da produção sejam alcançados...

Bibliografia Livro PLT: 343 Planejamento e Controle de Produção

ETAPA 01 – PASSO 02 e 03

Relatório de Planejamento e Controle de Produção.

De acordo progressos que vem acontecendo no ramo da indústria produtiva, há necessidade de acompanhá-las, atualmente as organizações sofrem cada vez mais processos de melhorias, buscam alternativas de produzir mais e melhor, obter maior lucratividade e paralelamente diminuição de desperdício de materiais, de tempo e dinheiro, é necessário integrar vendas, compras, produção e estoque, para que o produto esteja pronto, com qualidade, na quantidade solicitada e data programada.

Para que o processo de produção seja executado eficazmente há algumas perguntas que são necessárias serem respondidas, o que produzir? Quanto produzir? Onde produzir? Como produzir? Quando produzir? Com o que produzir? Para quem produzir? A parti das respostas obtém - se dados, informações para tomadas de decisões assertivas.

A partir desse objetivo, é que ocorre a implantação de departamento de PCP (Planejamento, Programação e Controle de Produção), este que é responsável pelas questões operacionais, utilização dos recursos de maneira racional, pelo estoque, entre outros.

O Departamento de PCP é importante para tornar a empresa cada vez mais competitiva, cumprindo seus prazos, qualidade tanto nos produtos (aperfeiçoamento), como no atendimento ao cliente.

O planejamento e controle devem ser utilizados antes e depois da conclusão do produto, pois todas as etapas do procedimento requerem. As indústrias estão utilizando planejamento e controle de capacidade produtiva, de estoque, cadeia de suprimentos, MRP, Just in Time, de projetos e de qualidade.

Planejamento e controle da capacidade produtiva é responsável por determinar a capacidade real de produzir e atender a demanda em período de tempo estipulado; Capacidade de estoque como a demanda é oscilante é importante acumular recursos para continuidade da produção e satisfação da demanda, evitando o desperdício, prejuízo econômico e pausas na produção; Cadeia de suprimentos, todos os ramos de unidades produtivas ligadas, através dos quais fluem bens e serviços, para dentro e fora da organização. Possibilita benefícios estratégicos como, velocidade, confiabilidade, flexibilidade, custos e qualidade. Coordena o fluxo de materiais e informações entre as unidades produtivas; MRP (Planejamento das necessidades de Materiais) está ligado a um programa de computador que dá suporte a instituição com informações como a quantidade dos suprimentos no estoque, relaciona materiais faltantes para determinada produção, este que baliza o monitoramento dos recursos sejam eles, manufatura, marketing, finanças, e engenharia. O JUST IN TIME é um tipo de planejamento que visa principalmente melhorar o processo produtivo, reduzindo custos, trabalhando o menor estoque possível, pois é uma forma de evitar o desperdício, produzindo a quantidade certa, no momento certo. Em empresas que implantam o just in time , a produção é determinada pelo cliente, só produz, o que é encomendado. Estoque gera gastos, precisa de espaço e nem sempre tem a saída que se espera. Um benefício deste planejamento é que a produção depende do cliente, primeiro se vende, depois produz, enquanto nos métodos tradicionais a mercadoria produzida fica ocupando espaço, enquanto aguarda ser vendida. Planejamento e Controle de Projetos é a união de atividades, que tem início e fim, são definidas metas, a instituição fica por inteira e envolvida, busca se que o projeto planejado venha ser praticado para que os objetivos sejam alcançados com eficiência e segurança.

...

Baixar como  txt (17.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »