TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Estudo

Por:   •  24/8/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.182 Palavras (5 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 5

GIZELLE CAMPOS SILVA

PLANO SEMESTRAL DE ESTÁGIO REFERENTE AO 7º SEMESTRE

FARO – Fábrica do Futuro

Plano de intervenção de Estágio Supervisionado apresentado ao Curso de Graduação em Serviço Social, para a disciplina de Supervisão de (indicar se I, II, III ou IV de acordo com o semestre em que o aluno está matriculado), com referências ao Estágio Supervisionado em Serviço Social, na Faculdade Anhanguera São Bernardo.

São Bernardo do Campo/SP

2017

SUMÁRIO:

  1. Identificação

         1.1. FARO – Fábrica do Futuro

1.2. Escritório Administrativo

1.3. Av. Armando Ítalo Setti, 901 – Baeta Neves / SBC

1.4. Gizelle Campos Silva

1.5. Adalnice Lousado dos Santos Mascarenhas -  Nº CRESS: 25.628

1.6. De terça-feira a sexta-feira, das 08h às 12h

1.7. Início: 21/03/17                        Término: 22/11/17

  1. Características da Organização
  1. Caracterização Socioinstitucional:

O idealizador das Escolas de Futebol foi o Professor José Rossi, que tinha como principal preocupação formar primeiro o cidadã, “o Homem de bem”, incorporando os valores do esporte na sua vida, na sua saúde e na sua educação. Estes valores, mais válidos do que nunca, norteiam as Escolas de Futebol de São Bernardo do Campo. A ideia surgiu em 1968 com o Professor José Rossi, mas só tomou corpo em 2009, quando o São Bernardo Futebol Clube e a Prefeitura de São Bernardo do Campo, resolveram iniciar a parceria.

População atendida: Crianças e Adolescentes, dos 07 aos 16 anos. A maioria dos jovens vive exposta a situações de risco, de vulnerabilidade social e a Fábrica do Futuro oferece a iniciação ao esporte, como elemento formador e catalisador para o desenvolvimento da cidadania.

A demanda é atendida totalmente e o critério é a disponibilidade e vontade do jovem em participar das aulas.

As Escolinhas estão localizadas em 29 Bairros de São Bernardo, 02 em Diadema e outras em algumas cidades de São Paulo.

2.2 Natureza:

A Fábrica do Futuro está qualificada como OSCIP e desta forma não exploram atividade econômica na forma do art. 173 e incisos da Constituição da República, mas sim exercem atividade de interesse público fomentada pelo próprio Estado, através dos chamados Termos de parcerias, e consiste basicamente na administração e acompanhamento de um projeto totalmente voltado para os objetivos sociais. Assim sendo é administrador e responsável por um projeto social o “Projeto Tigrinho Cidadão do Amanhã”.

2.3. Objetivos:

Objetivo Geral: Promover a inclusão social e contribuir na formação da cidadania educando através do ensino do futebol, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes.

Objetivo Específicos: Valorizar o esporte como instrumento de educação e saúde, desenvolver a prática esportiva baseada em princípios e valores éticos, oferecer atividades esportivas em comunidades de alto risco social, valorizar a prática esportiva como uma das possibilidades de lazer.  

2.4. Estrutura Organizacional:

Presidente, Diretor, Coordenador, 02 Supervisores, 01 Assistente Social, 32 Monitores.

2.5. Fontes de Recursos:

Lei de Incentivo ao Esporte – (Lei Federal)

  1. Características do Estágio em Serviço Social

3.1. Do Serviço Social

3.1.1. Objetivos do Serviço Social:

Ampliar e qualificar as ações desenvolvidas nos núcleos do projeto, articulando ações educativas que propiciem o desenvolvimento integral dos participantes.  

3.1.2. Atribuições do (a) Assistente Social:

- Atender os Pais e/ou Responsáveis pelos jovens;

- Monitorar a Média Escolar de todos os jovens;

- Visitar todas as Escolinhas de Futebol;

- Apurar as situações que exijam intervenção;

- Encaminhar; quando necessário; o jovem ou a família para outros atendimentos;

- Promover atividades complementares, que contemplam palestras, gincanas, festivais e outras atividades sobre temas relacionados ao cotidiano dos jovens (gênero, igualdade racial, inclusão, tolerância as diferenças, sustentabilidade entre outras);

- Cadastrar todas as Fichas de Inscrição dos jovens;

- Visitas domiciliares e hospitalares, etc

   

3.1.3. Identificação das demandas:

As demandas são identificadas de várias formas: algumas são realizadas pelos Monitores, que observam a necessidade de alguma intervenção. Outras vezes, pelos pais e/ou responsáveis, que buscam o Serviço Social, para a obtenção de informação.

3.1.4. População Usuária:

Jovens – 07 a 16 anos – a maioria encontra-se em vulnerabilidade social e residentes na cidade de São Bernardo do Campo.

A comunicação é realizada por intermédio dos Monitores, que ao detectarem alguma situação, que cause preocupação, acionam o Assistente Social. Os usuários participam das decisões e contribuem através dos conhecimentos que possuem provenientes da própria Comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (154.6 Kb)   docx (59.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com