TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Estágio em Serviço Social

Por:   •  27/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.020 Palavras (9 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1] 

Plano de Estágio em Serviço Social 

 

Identificação:

 

  • Elizangela Lucia de Sousa - RA  2856132725 - 6° semestre
  • Prefeitura de Itapecerica da Serra / Secretaria da Inclusão e Desenvolvimento Social / Projeto socioeducativo Saber e Aprender.  
  • Av. Soldado PM Gilberto Agostinho, 1063 Jd Histoshi
  • Claudia Aparecida Frutuoso Bastos - CRESS nº 42783  
  • Liliane C. Hamed CRESS nº: 43054
  • Período de realização do estágio: Dia 01/08/2017 até 02/09/2017  
  • Dias e horários de estágio: 08:00 horas as 14:00 horas
  • 06/08 – 16/08 – 23/08 - 15h00min às 16h00min horas.

 

Justificativa:  

  1. Assistente Social como um profissional que tem como seu objetivo de intervenção as necessidades sociais, deve intervir nas expressões da Questão Social. Estas expressões da Questão Social rebatem no campo de trabalho como uma consequência do sistema que fundamenta o capitalismo, aparece no sujeito individual ou coletivo em situação de vulnerabilidade social e pessoal, e é no âmbito da família que se encontra o maior número de demandas, é também que deve estar a ação da Assistente Social.

 O profissional deve em sua ação desnaturalizada todas as formas de descriminação, promovendo também a garantia dos direitos dos cidadãos e possibilitando a sua autonomia como está previsto no projeto ético político profissional. E necessário também que este articule junto ao estado, as organizações que tenham o mesmo objetivo diante desta situação, para junto buscar a edificação as respostas políticas que garantam direitos e que se esses sejam efetivados.

 

 

[pic 2]

 Através da gestão democrática , o trabalho do Assistente Social pode contribuir com a justiça e a equidade social a favor da universidade das políticas sociais, posicionando seus programas, serviços  e projetos e desenvolvendo ações que venham aumentar os recursos para que se tenha um concretização dessas políticas de forma eficaz, o profissional deve agir juntamente ao seu usuário , fazer reuniões com todos membros da família, as  crianças, o adolescente, os pais, a mulher, o homem, o idoso, enfim trabalhar com eles as questões de gênero questões operacionais , e outras de acordo com a necessidade da população, sempre criando meios para eles mesmos criarem os seus valores.

 A tarefa do Assistente Social é lutar pela participação social, emancipação, autonomia (ética, politica, moral, cultural), desenvolvimento dos sujeitos sociais e da cidadania, caminhando sempre em busca da liberdade política, econômica e cultural.

 

          

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

[pic 3] 

Objetivos:

 Decorrentes do Processo de socialização, do ambiente sócio cultural, do acesso às informações, dentre outros. É necessário afirmar o conhecimento que o Assistente Social tem da instituição a que se vincula e de cujo espaço detém absolutamente autoridade profissional.

 Formados pelo acumulo de conceitos e teorias de conhecimento e interpretação da realidade, de leituras, debates, pesquisas e reflexões que informam as intervenções profissionais

 A configuração econômica, social, cultural e política da realidade social contemporânea determinam prioridades teóricas a ser consideradas na identificação das novas demandas postas pela mudança no mundo do trabalho, as novas configurações da questão social são determinantes definição do perfil do profissional como força social de transformação da sociedade. Uma visão mais crítica da profissão, permite ao profissional não se limitar apenas a responder as demandas, mas ir para além delas.  A relação supervisor e supervisionado se concretiza nesta dinâmica de conhecimento e intervenção no processo da supervisão, evidenciando a mesmo realidade presente na relação professor e aluno, de um continuo a ensinar e aprender, de tal modo que ao mesmo tempo em que o supervisor ensina também aprende e renova-se no saber e fazer profissional ao tempo que contribui para a formação do novo profissional.  

 Podemos afirmar que a trajetória de lutas unificadas realizadas nestas últimas três décadas, transformou nossas organizações numa força social e política a exercer fundamental influência no processo da formação profissional. Trata-se de um processo complexo, exigente no conteúdo e realização.

 

 

 

 

[pic 4]

 

 

Objetivo Geral:  

 O processo de aprendizagem de uma profissão ocorre numa dimensão teórico-prática, fundamental para a formação de um profissional competente. A concepção de competência esta alicerçadas nas dimensões teórico- metodológico, técnico-operativa e ético-politica, articulada de tal modo que não haja domínio de uma sobre a outra. A formação profissional mediante a clareza das competências desse profissional na sociedade.

 As competências profissionais são definidas num duplo movimento: as demandas da sociedade e as demandas próprias da profissão, exige um constante repensar das interversões profissionais e do processo de formação profissional e define a historicidade do Serviço Social. É esta dimensão histórica do Serviço Social que coloca a necessidade e urgência de uma formação  continuada  que implica na criação  de espaços especiais como os encontras, as jornadas, que permitem aos profissionais avançar, coletivamente, no exercício profissional e na definição do perfil do profissional que se quer formar.  

  • Agir profissionalmente diante das situações identificadas na pratica.
  • Dar prosseguimento, de modo critico, aos processos desencadeados pelos encaminhamentos profissionais realizados pelo assistente social, que quer pela equipe interprofissional, no espaço institucional.
  • Tomar iniciativas diante de projetos em andamento, extinção de projetos e criação de outros, levando em conta a realidade da política institucional em que atua e sua imbricação com política social mais ampla.
  • Saber recorrer aos conhecimentos teóricos adquiridos pela experiência anteriores, tanto pessoais e profissionais, quanto dos conhecimentos científicos para compreender, interpretar e decidir sobre a intervenção que deve realizar.  

 

 

[pic 5]

  • Saber estabelecer as inter-relações do seu trabalho com as questões sociais, econômicas, culturais e políticas contemporânea, no âmbito local, nacional.  
  • Criar instrumentos técnicos-operacionais que possibilitem a leitura, a interpretação da realidade de intervenção, num processo de reflexão crítica permanente.    

         

Objetivos Pedagógicos:

 

  1. Serviço Social se insere no papel do Assistente Social que tem como suas principais ações de intervenção nas expressões sociais dos indivíduos. Como pratica, o profissional deve realizar suas atividades através da orientação do indivíduo, sua família e a comunidade no qual está inserido.  Como atribuição deve planejar, coordenar e avaliar programas, planos, e projetos sociais, analisar e executar ações relacionadas ao estudo do caso que priorizem o bem estar social e cidadania. O Assistente Social de também administrar e propor os benefícios sociais, planejar e desenvolver pesquisas para compreensão da realidade social. Encaminhar seus usuários para resgate da cidadania e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

 Com todos nossos objetivos traçados, temos a perspectivas de um desenvolvimento pessoal e ampliação de vínculos sociais a que vem afrontar e combater o uso de drogas e álcool por crianças adolescentes, norteando e conduzindo para o exercício da cidadania. A formação cidadã das crianças e adolescentes a partir de práticas esportivas, culturais e educacionais que visem a resgatar a autoestima, a convivência pacifica e o incentivo a reestruturação do seu percurso sócio formativo.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (193.8 Kb)   docx (78.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com