TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politicas Sociais

Por:   •  14/10/2016  •  Relatório de pesquisa  •  693 Palavras (3 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 3

Mayara Lanes Souza

1)Faça um levantamento bibliográfica com tema / palavra-chave “movimentos sociais”. Apresente 3 referências encontradas. Estas referências bibliográficas devem estar indicadas de acordo com as normas de TCCs da UFF (material discutido e divulgado durante o curso).

 SCHERER-WARREN, Ilse. Das mobilizações às redes de movimentos sociais. Sociedade e estado, Brasília, v. 21, n. 1, p. 109-130, jan./abr. 2006. Disponível em: <>.Acesso em: 29 marc. 2016.

 DE´CARLI, Caetano; COSTA, Elizardo Scarpati. Os movimentos sociais e a crítica epistemológica ao local de produção do conhecimento científico. Sociologia, Porto, v. 26, n. 1, p. 139-162, dez. 2013. Disponível em: <>.Acesso em: 29 mar. 2016.

AZEVEDO, Daviane Aparecida.Movimentos sociais, sociedade civil e transformação social no Brasil. Saber academico , São paulo, v. 1, n. 09, p. 214-223, jul. 2010. Disponível em:

<http://www.uniesp.edu.br/revista/revista9/pdf/artigos/18.pdf>.Acesso em: 29 mar. 2016.


2)Para se fazer uma pesquisa no âmbito das Ciências Sociais, é importante desnaturalizar o mundo social, e os caminhos para isso pode ser tanto “tornar estranho o que é familiar” como “tornar familiar o que é estranho”. Explique o que isso significa.

Segundo Beaud e Weber (2014) a etnografia clássica é um dos meios de desnaturalizar o mundo social, e para isso utiliza-se do modelo clássico de pesquisa por desambientação, que é tornar familiar o que é estranho, e o princípio da pesquisa por distanciamento, que é tornar estranho o que é familiar. Para tornar familiar o que é estranho é preciso entrar no mundo do outro para entendê-lo, reformá-lo, é preciso haver uma conversão no olhar e está ligado a reformas sociais. Já tornar o estranho o que é familiar é preciso se distanciar, ter um olhar frio e objetivo para ter uma visão mais clara do objeto estudado. Pois se o objeto de pesquisa já lhe é familiar muitas vezes alguns detalhes podem ser deixados de lado pelo pesquisador. No momento em que se distancia pode-se descobrir.

3)Para Merton (1970), a relação entre empírico e teórico vai além da comprovação de hipóteses. Como esse autor argumenta sobre a importância da serendipidade?

De acordo com Merton a serendipidade se dá pela descoberta inesperada de algo que não estavam procurando. Essa descoberta pode levar a formulação ou reformulação de uma nova teoria antes não pensada. A serendipidade implica até que o pesquisador tome novos rumos ampliando assim suas pesquisas.


4)que é observar segundo Beaud e Weber (2014)? Qual a relevância da prática de observação para um cientista social?

Para Beaud e Wber (2014) a observação é um trabalho triplo, pois está pautado em três saberes: perceber, memorizar e anotar, sem essas ferramentas a observação é vazia, a observação depende apenas do pesquisador. O ato de anotar é bastante importante para a pesquisa, mesmo que não se utilize de determinada anotação, não é aconselhável descartá-la, não há observação sem anotação. Outra coisa de bastante relevância para o cientista social que o autor frisa no texto é que na observação pura você está livre de suas próprias análises e que a observação é uma importante ferramente de descoberta e verificação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (82.1 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com