TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preparo E Diluição De Solução

Pesquisas Acadêmicas: Preparo E Diluição De Solução. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2014  •  860 Palavras (4 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 4

DESENVOLVIMENTO:

OBJETIVO:

Preparar uma solução aquosa de NaCl a 2 g/L e diluir uma solução de HCl 1 mol/L para 0,01 mol/L.

INTRODUÇÃO TEORICA:

Este relatório tem como finalidade descrever experiências realizadas no laboratório de química, através da observação obtida a partir da preparação de uma solução aquosa de NaCl e da diluição de uma solução de HCl, utilizando substâncias e equipamentos necessários, tendo sempre em consideração os princípios de segurança desse ambiente. As duas experiências anteriores foram feitas com conhecimentos passados pela professora antes e durante o mesmo.

Ao observarmos a natureza, dificilmente encontramos substâncias totalmente puras. Somos rodeados por sistemas formados por mais de uma substância: as misturas. O nome “solução” é dado às misturas homogêneas. Sendo assim, misturas de duas ou mais substâncias que apresentam aspecto uniforme podem ser chamadas de “soluções”.

A partir desse contexto, temos que numa solução, o soluto são as substâncias dissolvidas em outra substância presente em maior proporção, que é conhecido por solvente, em outras palavras: aquilo que dissolve.

No nosso dia-a-dia, as soluções de sólidos em líquidos são as mais comuns de serem encontradas. Um exemplo muito conhecido, mas que nem todos se dão conta é o soro fisiológico (água + NaCl), que foi o produzido em nosso experimento. Neste caso, utilizou-se o NaCl como soluto e a água como solvente, já que a mesma é conhecida por ser solvente universal. Esse tipo de solução é chamado de “solução aquosa”.

EXPLORAÇÃO DA PARTE TEÓRICA:

• Por que se coloca a água antes do ácido para a diluição de uma solução?

Trata-se de uma questão de segurança, porque quando se coloca pouca água num grande volume de ácidos forte, essa pequena quantidade de água é insuficiente para receber todo o calor que é liberado na dissociação do ácido, assim ela aquece e entra em ebulição rapidamente, podendo espirrar e provocar algum acidente. Já quando acontece o contrário, ou seja, quando o ácido é despejado num volume maior de água, essa maior quantidade de água é suficiente para receber o calor liberado sem causar uma grande variação na temperatura da solução, evitando então que ela entre em ebulição e espirre. Portanto é mais seguro preparar uma solução adicionando-se o ácido na água, do que água no ácido.

MATERIAIS NECESSÁRIOS:

• Becker

• Balão volumétrico

• Água

• Piceta

• Vidro de relógio

• Bastão de vidro

• Funil

• NaCl (cloreto de sódio)

• HCl (ácido clorídrico)

PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS:

O experimento foi dividido em duas partes:

PARTE 1 – Preparo de solução:

Primeiramente o vidro de relógio foi posto na balança e tarado. Em seguida pesou-se 0,2 g de NaCl em cima do vidro de relógio, e logo após, a substância foi transferida para o Becker e foi adicionado água suficiente para dissolvê-la, por volta de 4 vezes. Após ser misturada com o bastão de vidro, a solução foi transferida para o balão volumétrico, com a ajuda de um funil e, em seguida, foi completada com água até o traço de referência, que neste caso indicava 100 ml. Ao final, a solução foi agitada, lentamente, para formar uma mistura homogênea.

PARTE 2 – Diluição de solução:

Primeiramente colocou-se cerca de 70 ml de água no balão volumétrico, com a ajuda de um funil. Em seguida foi depositado no mesmo cerca de 1 ml de ácido clorídrico. E finalmente, o balão volumétrico foi completado de água até o traço de referência.

CÁLCULOS E RESULTADOS:

PARTE 1:

Foi pedido uma solução de 2 g/L de NaCl; portanto:

HCl - Água

2 g/L { 2 g – 1 L

x – 0,1 L

x = 0,2g

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com