TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Previdencia social costrução da pratica do serviço social

Por:   •  4/1/2017  •  Resenha  •  1.653 Palavras (7 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11][pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

[pic 15]

[pic 16]


SUMÁRIO

[pic 17]

INTRODUÇÃO        

DESENVOLVIMENTO        

CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


INTRODUÇÃO

O termo “política” possui origem grega e está associada ao termo “polis” que os filósofos da Grécia antiga usavam para denominar as cidades, lugar onde as pessoas viviam em conjunto[a]. Dessa forma, a política era usada para caracterizar a vida em comum, os objetivos, as decisões e as regras de organização estabelecidas dentro das polis.

O homem, enquanto animal político, precisa da companhia de outras pessoas e possui uma necessidade natural e espontânea de viver em conjunto dando origem às primeiras formas organizadas de sociedade. Tendo esses elementos como ponto de partida, podemos caracterizar política como “arte e ciência de governo”, uma vez que cuida das decisões e dos interesses da coletividade. Quando nos referimos a política como arte é porque esta exige total compreensão do homem e de suas necessidades físicas, psicológicas e emocionais visando encontrar um ponto de equilíbrio entre a vontade de alguns e o bem comum de todos. E quando relacionada à ciência a política tem o dever de estudar os comportamentos humanos e estabelecer cientificamente regras que garantam a organização social.

Outros conceitos sobre política surgiram com o tempo, como “o estudo do poder”, por se tratar da tomada de decisões sobre assuntos de interesses comuns, ou ainda “ciência do Estado”, quando delegamos ao Estado o dever de tomar essas decisões. Alguns cientistas políticos defendem que a melhor forma de exercício da política é através do bom senso dos cidadãos que tem plena liberdade de estabelecer quais são suas necessidades e a melhor forma de supri-las criando condições que sejam convenientes a todos sem que haja necessidade do uso da força.

De qualquer modo, mesmo que as decisões sejam tomadas harmoniosamente, é preciso que alguém coordene as ações e as decisões que serão tomadas em benefício de todos. Com base nesses fundamentos adotaremos política como “a conjunção das ações de indivíduos e grupos humanos, dirigindo-as a um fim comum[b]”.

Outra consideração importante a respeito de política é o estudo das organizações e das decisões tomadas por homens organizados em sociedade. Um movimento de protesto e reivindicação por um objetivo de interesse comum é considerado uma forma de exercer política onde um grupo político desenvolve uma ação política.

Portanto, independente dos meios adotados nas tomadas de decisões, podemos considerar política toda organização social que procura atender a necessidade natural de convivência do ser humano; e toda ação humana que produza efeito sobre a organização, o funcionamento e os objetivos de uma sociedade.


DESENVOLVIMENTO

O filósofo Aristóteles escreveu que o homem é um animal político, pois é da própria natureza humana a escolha pela vida em sociedade. Aristóteles se baseou no fato de que todo ser humano precisa de companhia, desde o seu nascimento até o momento de sua morte. Mesmo que um homem seja rico o bastante para estocar em sua casa comida suficiente para toda sua existência, vai precisar de outras pessoas não só pelos seus serviços, mas também para suprir suas necessidades afetivas, emocionais e psicológicas.

É importante ressaltar também, que todo homem nasce igual e o que os diferencia são fatores artificiais impostos pela sociedade. Não é natural que uma pessoa nasça destinada a privações e sacrifícios enquanto outras tenham dinheiro bastante para satisfazer seus mais supérfluos desejos. Todos nascem iguais e a sociedade estabelece diferenças de valores entre os seres humanos. A igualdade sim é um fator natural que deve ser buscada na organização social desde o momento do nascimento.

O reconhecimento de igualdade não significa que não vão existir diferenças. Cada ser humano possui características e valores individuais, e pessoas diferentes mesmo criadas no mesmo ambiente recebendo o mesmo tipo de tratamento, tendem a reagir de maneiras diferentes perante uma mesma situação.

Ao se tratar da organização da sociedade, vários pontos importantes devem ser considerados. Todos têm direito a oportunidades iguais e valem essencialmente a mesma coisa, mas cada um possui características próprias de sua individualidade que podem acarretar conflitos comuns em uma sociedade.

A ocorrência desses conflitos é um fator natural quando nos referimos a homens livres, e mesmo que seja assegurado o direito a igualdade social esses conflitos permanecerão. Há pessoas, que por diversos motivos, tentam evitar esses conflitos. Outras não os evitam, mas acreditam que o uso da força possa contê-los, ou ainda acreditam que o uso da força é capaz de obrigar todos os indivíduos a agir da mesma maneira. No entanto, os fatos de todos os dias comprovam que enquanto existirem pessoas vivas, existirão conflitos.

O homem não é só um animal que vive em sociedade, ele convive com outros homens e essa convivência acarreta o surgimento de conflitos. Mas o importante é que haja igualdade e justiça, e que a sociedade não seja um lugar onde apenas uma parte decide e a outra parte acata abrindo mão de sua individualidade e de seus direitos.

Falar de política, não é difícil. Mas difícil é dar uma resposta clara e objetiva, pois, a política é muito abrangente. Na maioria das vezes, acredita-se que tem muito haver com discussão entre as pessoas no intuito de buscar uma solução para “o problema”.

Apesar da importância deste assunto, são poucos os interessados, pois, a maioria da sociedade foge do tema política, achando que isso é dever somente de quem está no poder, mas não sabem que são eles que acabam fortalecendo ainda mais a chance dos desonestos se corromperem com facilidade e continuar enganando o povo.  Quem não participa da política, será só mais um tendo o trabalho de votar, além disso, estará votando em vão.

Conversando com algumas pessoas em forma de entrevista e também de maneira mais informal, ficou bastante claro que a realidade é que a maioria das pessoas não só não conhece o significado da palavra política, como também não tem interesse em conhecer, saber o que é, e tentar entender os processos envolvidos acerca do assunto. Exatamente por causa desta desinformação e falta de conhecimento é que se confunde profundamente entre as pessoas os conceitos de política com os acontecimentos e os escândalos de corrupção, desmandos, desumanidade, por parte de grande parte dos políticos brasileiros. A maioria das pessoas odeia política por causa, principalmente das promessas não cumpridas, porque já se acostumaram a pensar e aceitar que os políticos prometem e num cumprem, que tudo o que eles dizem em campanha é mentira, e até certo ponto, nesse aspecto elas não estão totalmente sem razão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (143.8 Kb)   docx (30.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com