TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo De Fabricação

Trabalho Universitário: Processo De Fabricação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  2.979 Palavras (12 Páginas)  •  1.014 Visualizações

Página 1 de 12

Carroceria

Para a fabricação de uma carroceria, foi escolhida a madeira. Por um de um material mais fácil para ser trabalhada e por seu de baixo custo. Será utilizada a madeira originária da do Cedro Mangue. Serão cortadas em várias ripas e vários caibros para a sustentação das ripas e também tábuas para a fabricação do assoalho desta carroceria.

Também serão utilizadas barras e chapas de ferros para aumentar sua resistência para suportar pesos bem elevados, e assim evitando que não haja o rompimento nas laterais da carroceria. Sua fabricação será quase toda realizada em marcenaria e alguns serviços de solda e usinagem dos ferros auxiliares.

Fuselagem de avião

No processo de fabricação da fuselagem de um avião, serão utilizados tubos de aço para a fabricação das longarinas, serão soldadas em formato de treliças para suportar cargas de tensão e compressão. E também serão usados parafusos, porcas e rebites, em seu processo de fabricação dando um reforço extra para as longarinas. Seu revestimento externo será feito com a utilização de chapas de alumínio e fixadas com rebites.

Com a utilização de tubos de aço e chapas de alumínio, poderá ser criada uma longarina leve e resistente, para que futuramente ser desenvolvido um avião seguro, veloz e capaz de levar cargas e passageiros com segurança.

Tampa de bueiro

Para a fabricação de uma tampa de bueiro, será fabricado com ferro fundido. Pois esse tipo de material é capaz de suportar o peso de carros e caminhões que passaram várias vezes sobre a tampa.

Será feito uma caixa de madeira, onde ficará depositado areia sílica de grão 150. Após esse processo, a areia deverá ser prensada para que em seguida seja depositado o material de ferro fundido, onde o mesmo estará a uma temperatura entre 1175 a 1290 graus Celsius, em seguida a caixa será fechada com cintas para que não ocorra nenhum defeito com o molde e o material depositado. Em seguida ele deverá ser resfriado de forma natural para que não seja alterado nada em sua composição, assim podendo perder seu poder de resistir a altas pressões de força.

Ao passar esse processo, a caixa será aberta, a areia será retirada junto com a tampa, e para finalizar, a mesma passará por um processo de rebarbamento como acabamento final.

Clips

Para a fabricação de clips, primeiramente deverá ser produzido com um material resistente, barato e que tenha uma superfície lisa e brilhosa para um bom aspecto em seu acabamento. O material a ser utilizado será o arame de aço galvanizado, devido ao seu poder de dureza, onde não haverá o risco de se desfazer de seu formato ao longo do tempo.

Primeiramente será utilizado bobinas de arame de aço galvanizado 1mm de diâmetro, em seguida será utilizado uma máquina que fará o processo de dobra e corte.

A máquina cortará o fio de aço, em seguida o mesmo passará por três rodas ásperas para dobra-lo três vezes. A primeira roda dará um giro de 180 graus para a primeira dobra, a segunda roda dará também um giro de 180 graus para a segunda dobra, e para sua finalização, passará por uma terceira roda também em um giro de 180 graus para a finalização e criação de clips.

Grampo

Para a fabricação de grampos, primeiramente será usado bobinas de arame galvanizado com um diâmetro de 0.48 mm. Para sua fabricação será utilizado uma máquina pneumática que fará o processo de corte e dobra do fio.

Para isso deverá ter um gabarito onde será cortado o fio na medida determinada e em seguida um processo de estampo para se obter o formato desejado para os grampos.

Martelo

Para a fabricação de um martelo, primeiro passo será determinar um material a ser utilizado para a fabricação da cabeça. Será utilizado como matéria prima o aço 1045, onde no processo de fundição, terá um molde feito em uma caixa de madeira com a utilização de areia sílica, já com o molde da cabeça do martelo. Para que possa ter uma boa resistência, o aço passará por um processo de têmpera. Onde o carbono depositado fará com que o mesmo tenha um grau de dureza ainda maior.

Ao ser resfriado de forma natural, a cabeça do martelo será retirado da caixa de madeira, e passará por um processo de rebarbamento para obter um formato desejado.

Já o processo de fabricação do cabo, será utilizada madeiras, onde passará por um processo de usinagem e obtendo um bastão de formato cilíndrico, e em seguida cortado com 300 mm de comprimento e fixado no furo da cabeça do martelo e fixado uma cunha de metal para obter uma boa fixação.

Alicate

Para a fabricação de um alicate, primeiramente será utilizado um material capaz de suportar pressões de forças. E o material a ser usado será o aço. Terá de ser fabricado seu molde de acordo com o desejado, tendo em vista que o molde será utilizado após o processo de fundição da matéria prima.

O aço deverá estar a uma temperatura acima dos 670º Celsius, e, em seguida com a utilização de uma prensa, com uma força acima de 20 toneladas, a mesma fara uma força de impacto sobre o material aquecido, e para isso serão alguns ciclos utilizando moldes diferentes até chegar ao modelo ideal para a fabricação do alicate. A cada processo de impacto o material possuirá mais resistência. Em seguida passará por um processo de retirada de rebarbas com uso de lixadeiras ou limas. E o próximo passo será feito um processo de usinagem para que seu furo possa estar passando um pino para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com