TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção textual Interdisciplinar em grupo

Por:   •  7/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.903 Palavras (8 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO SUPERIOR DE BACHAREL DE SERVIÇO SOCIAL

JACKIANE LACERDA SOARES[pic 4]

LUZINEIDE BORGES

NADJA MICHELLE VIEIRA MARINHO

                           

Produção textual Interdisciplinar em grupo

      [pic 5]

                                                   Encruzilhada-Bahia

2013

[pic 6]

JACKIANE LACERDA SOARES [pic 7]

LUZINEIDE BORGES

NADJA MICHELLE VIEIRA MARINHO

                 Produção textual Interdisciplinar em grupo

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Bacharelado em Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a Atividade Interdisciplinar em grupo – Módulo VII, Profº.:  Amanda Boza, Helenara R. Sampaio, Rodrigo E. Zambon, Rodrigo Trigueiro.

Encruzilhada-Bahia

2013

1.Introdução

O presente artigo “Pobreza no Brasil contemporâneo e formas de seu enfrentamento” (Maria Carmelita Yazbek) relata sobre a pobreza no no Brasil como uma das manifestações da questão social.. A autora esclarece que, no Brasil, com a promulgação da Constituição de 1988, conquista tardiamente os direitos sociais, adquirindo legalmente a cidadania plena. Contudo, este reconhecimento legal não significou a concretização desses direitos, nem sequer em termos programáticos ou orçamentários.

 O Brasil, nas últimas décadas, vem confirmando, infelizmente, uma tendência de enorme desigualdade na distribuição de renda e elevados níveis de pobreza. Nos últimos anos houve a implantação do programa bolsa Família, para tentar amenizar os elevados níveis de pobreza, O programa visa reduzir a pobreza a curto e em longo prazo através de transferências condicionadas de capital, que por sua vez, visa acabar com a transmissão da miséria de geração a geração. É considerado um dos principais programas de combate à pobreza no mundo. 

 2.A pobreza no Brasil e suas formas de enfrentamento

 A pobreza é algo que sempre esteve presente na história da humanidade. Relatos não faltam no decorrer dessa história que possibilitam a identificação da sua ocorrência, independentemente do povo e período histórico. O presente artigo Pobreza no Brasil contemporâneo e formas de seu enfrentamento ( Maria Carmelita Yazbeck), tem a finalidade de apresentar uma abordagem critica- reflexiva sobre a pobreza no Brasil, apresentado suas principais causas e conseqüências, bem como demonstrando como o tema foi abordado historicamente do ponto de vista econômico, sociológico e político.

A pobreza pode ser entendida como a carência ou a falta de meios para suprir as necessidades básicas dos indivíduos. Essa concepção pode ser interpretada em sua forma mais acentuada, também chamada de miséria ou indulgência, em que não é garantido o mínimo necessário para a sobrevivência, como a alimentação, ou em sua forma menos acentuada, em que os indivíduos não têm acesso de forma digna a bens e serviços de grande importância para uma vida saudável como vestuário, transporte, habitação, saúde, educação e lazer.  É um problema multidimensional em que as causas vão desde tendências históricas de exclusão social de raça e gênero a aspectos econômicos de exploração de uma classe sobre a outra em virtude da detenção dos meios de produção, corroborada por uma dominação política de nítido favorecimento às classes mais abastadas.

A metodologia utilizada pela autora para conceituar pobreza começa de uma concepção histórica  da denotação inicial do termo referindo-se a pessoas desamparados, passando pela interpretação do fenômeno com base nos princípios cristãos, na Idade Média, em que era alvo da caridade e fraternidade cristã, até passagem gradativa da concepção de pobreza em âmbito privado, onde a pobreza passou a ser tratada como questão social, alvo da proteção do Estado de Bem-Estar através de um sistema de auto-proteção da sociedade que viria a se apoiar em princípios estruturais no campo econômico e no campo social. A autora esclarece que, no Brasil, com a promulgação da Constituição de 1988, conquista tardiamente os direitos sociais, adquirindo legalmente a cidadania plena, enfatizando os programas sociais de enfrentamento a pobreza, como o Programa Bolsa Familia.

    O Bolsa Família criado pela Lei nº 10.836, de 9 de janeiro de 2004, unificou todos os benefícios sociais (Bolsa Escola, Bolsa Alimentação, Cartão Alimentação e Auxílio Gás) do governo federal num único programa. A medida visa dar mais agilidade na liberação do dinheiro a quem precisa, reduziu burocracias e criou mais facilidade no controle dos recursos, dando assim mais transparência ao programa.

Segundo a autora o Programa Bolsa Familia atende mais de 13 milhões de famílias no Brasil, sendo  que sua população total  é de aproximadamente de 197 milhões, o programa atinge  apenas 6,5% da população. Sendo uma variável quantitativa,  o contingente de pessoas em extrema pobreza totaliza 16,27 milhões de pessoas, o que representa 8,5% da população total. Embora apenas 15,6%  da população brasileira residam em áreas rurais, dentre as pessoas em extrema pobreza, elas representam pouco menos da metade (46,7%). A outra parte (53,3%) situa-se em áreas urbanas, onde reside a maior parte da população – 84,4%.

 2.2 Serviço Social e o Programa Bolsa Familia


      A assistência social é uma das maiores áreas de intervenção do assistente social. Como afirma Yasbek, a administração e a execução de ações vinculadas às políticas sociais, particularmente a assistência é um campo próprio de trabalho do assistente social. É graças a essa mediação que o “assistente social interfere nas relações sociais que fazem parte do cotidiano de sua população usuária” (1999: 96). Com o envolvimento direto e indireto do profissional em projetos e programas estaduais e ou municipais, tornando-se hoje quase indispensável a concorrência deste profissional em projetos de políticas sociais de responsabilidades da administração municipal, tais como as de saúde, educação, habitação popular, além de programas assistenciais” (RAMOS,1997, p.76)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (178.3 Kb)   docx (28.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com