TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Intervenção Violência Contra o Idoso

Por:   •  15/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.069 Palavras (9 Páginas)  •  1.014 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1.APRESENTAÇÃO.............................................................................................3

 

2. JUSTIFICATIVA ..............................................................................................5

 

3 .Objetivo............................................................................................................6

3.1.Objetivo Geral.................................................................................................6

3.2 Objetivos específicos......................................................................................6

4. PÚBLICO ALVO...............................................................................................7

 

5. METAS A ATINGIR..........................................................................................8

 

6. METODOLOGIA.............................................................................................10

 

7. RECURSOS HUMANOS.................................................................................11

 

8. AVALIAÇÃO...................................................................................................12

 

9. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO...................................................................13  

10.REFERENCIAS..............................................................................................14


  1. APRESENTAÇÃO

 Este trabalho tem por intenção expor, através do estágio supervisionado II, uma proposta de intervenção dentro do Centro de Referência de Assistência Social–CRAS de Mathias Lobato, cuja política visa colaborar pra a melhor qualidade de vida da comunidade e/ou buscar mudanças na vida das famílias e indivíduos vulneráveis socialmente, ou em situação de risco.

Dessa forma este Projeto de Intervenção, com o tema ”Violência contra o idoso: Precisamos falar sobre isso”, além de apresentar propostas de enfrentamento da violência contra a pessoa idosa na cidade Mathias Lobato-MG, proporciona uma reflexão acerca da violência intrafamiliar contra o idoso, qual vem aumentando a cada dia, por se tratar da segunda fase da vida que mais necessita de cuidados físicos, materiais, psicossociais, de saúde, de atenção e de respeito.

Além disso, a violência contra o idoso é hoje considerada uma das fases mais cruéis da questão da violência que permeia o tecido social, pois se trata de pessoas que  estabeleceram  sua  identidade/história, qual  vai  sendo apagada  pela  perca  das  aptidões e habilidades,  pelo  preconceito  e discriminação  daqueles  que  enxergam  a  velhice  apenas  como  um  procedimento degenerativo,  e  ainda  pelo  egocentrismo  dos  que  gozam  da  plena  forma  física  e psicológica.  Esse tipo de brutalidade não pode cair na naturalização, pois o ser humano tem direito a envelhecer de forma saudável, tranquila e com dignidade.                    

Diante do exposto, entende-se que o problema da violação dos direitos do idoso como uma vulnerabilidade social e fator de risco.  Assim, sendo o Assistente Social um profissional preparado para lidar com a elaboração e desenvolvimentos das políticas públicas, torna-se imprescindível seu desempenho, junto aos órgãos competentes para alavancar parceiros institucionais e civis a serviço do trabalho de conscientização da não violência contra a Pessoa Idosa.

Logo, a elaboração do presente trabalho é resultado de observações e coleta de dados acerca do cotidiano institucional, cuja proposta surge mediante demandas identificadas durante o momento inicial do Estagio Curricular II: Pesquisa documental de denúncias feitas ao CRAS.

Deste modo, mediante os estudos atingidos e analise dos casos de violência registrados no município, observou-se a necessidade de desenvolver o projeto acima mencionado, como uma alerta a comunidade sobre os danos que a violência contra a pessoa idosa pode causar ao idoso, a família e a sociedade, e ainda como uma forma de anunciar o Estatuto do Idoso e os serviços de proteção e de garantia de seus direitos.  


  1.  JUSTIFICATIVA

A violência contra a pessoa idosa é um fenômeno universal e representa um importante problema de saúde pública e cujo interesse tornou-se evidente apenas nas últimas décadas. Nenhuma sociedade, por mais ou menos desenvolvida que seja, está imune a ocorrência da violência e maus-tratos as pessoas mais velhas. Infelizmente, os inúmeros abusos cometidos são subnotificados, não revelando a magnitude desse fenômeno.

O envelhecimento traz em seu seio questões diversificadas, que refletem tanto na sociedade em geral, como na esfera familiar. De acordo com Silva e Lacerda (2007), estima-se que na segunda metade deste milênio existirá mais de 31 milhões de pessoas com idade acima de 60 anos no país, o que deixará o Brasil com a sexta população mais envelhecida do planeta.

Sendo assim, a questão da violência familiar é vista como um assunto delicado que requer atenção e participação do Poder Público para tentar solucionar o problema e enfatizar a consciência nacional. Desse modo, esse tipo de violência representa uma grave violação dos direitos humanos dessa parcela da população. Os diversos abusos e os maus-tratos as pessoas idosas representam um grave problema. Infelizmente é um fenômeno pouco reconhecido e denunciado. São graves as suas consequências, principalmente aquela que leva a um não reconhecimento do abuso. A sociedade e muitos dos idosos consideram que as condutas são normais da idade. Há resistência e dificuldade nos idosos, nos profissionais e na sociedade em falar sobre o tema e consequentemente a sua negação. É preciso romper com este silêncio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (143.4 Kb)   docx (35.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com