TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto em Instituições com Idosos

Por:   •  28/2/2019  •  Projeto de pesquisa  •  3.398 Palavras (14 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS A SAÚDE

CURSO DE PSICOLOGIA

  

DOUGLAS RIGOS 

LETÍCIA MARIA COSTA 

LUCIANA MACEDO 

LUIZA DACAL 

POLLYANA DE MATOS 

  

  

  

  

  

  

EnvelheSER: PROTAGONISMO NA TERCEIRA IDADE 

  

   

  

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SANTOS

2018

 

DOUGLAS RIGOS 

LETÍCIA MARIA COSTA 

LUCIANA MACEDO 

LUIZA DACAL 

POLLYANA DE MATOS 

  

  

  

  

 

 

 

 

EnvelheSER: PROTAGONISMO NA TERCEIRA IDADE 

 

 

Trabalho apresentado como exigência parcial para aprovação na disciplina de Psicologia Cognitivo Comportamental II, do 8º semestre do Curso de Psicologia da Universidade Católica de Santos. Docente: Andrea Nacarato

 

 

 

 

 

 

 

 

SANTOS

2018

 

EnvelheSER: Protagonismo na Terceira Idade  

 

 

LOCAL EM QUE SERÁ DESENVOLVIDO O PROJETO: 

Comunidades de atuação do NASF (Terapia Comunitária).

 

PÚBLICO ALVO:  

Idosos, a partir de 60 anos.

 

PROBLEMA A SER RESOLVIDO POR MEIO DO PROJETO DE INTERVENÇÃO: 

Promover o protagonismo na terceira idade, possibilitando a autovalorização e o fortalecimento da autoestima. Proporcionar a dinamização e a interação social além das proporcionadas nas instituições.

  

JUSTIFICATIVA:  

 

As pesquisas realizadas para a elaboração deste trabalho possibilitaram compreensão sobre a solidão vivenciada na terceira idade. A Terapia Comunitária realizada pelas equipes do NASF nas comunidades, tem por objetivo discutir os problemas pessoais em grupo para tentar resolvê-los ou, ao menos, amenizar os efeitos negativos. Proporciona aos beneficiários prevenção e promoção de saúde para os problemas não se cronificarem. Através deste trabalho de observação nas comunidades, pudemos identificar algumas demandas dos grupos de idosos que ali se encontravam e assim trabalhar junto deles essas demandas que iam além dos muros das instituições. Os idosos ficam a maior parte do tempo em suas casas, seus ciclos de amizades e convívio são reduzidos quando comparados às outras fases de vida experienciadas pelos mesmos. Além disso, a terceira idade é um período auge de ressignificação da vida, no qual o ser precisa buscar outros significados para se sentir vivo e dono da sua própria existência. Sendo assim, o projeto busca por atividades que proporcionem momentos de interação com a comunidade e encontros que possibilitem com que os idosos olhem para si e sejam protagonistas ativos de suas vidas.

Para entender as especificidades do grupo que iremos trabalhar e, para que assim, as atividades façam sentido ao público alvo, articularemos com os idosos individualmente antes da apresentação do projeto para o grupo com o objetivo de criar vínculos e divulgar os encontros. A todo momento será proporcionado espaço para a construção coletiva, trabalhando o protagonismo e seguindo os pilares da dinamização e interação social.

 

 

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

 O envelhecimento é um processo que ocorre de forma natural na vida do ser humano e com os avanços da medicina, há uma perspectiva de vida mais duradoura, aumentando cada vez mais a população idosa, sendo esses aspectos de mudanças físicas, psicológicas e sociais que acometem individualmente à medida que as pessoas vivem mais. É uma fase em que, ao avaliar sobre si, o idoso conclui que alcançou muitas metas, mas sofreu muitas perdas, onde a saúde se destaca como um dos aspectos mais afetados.

“O envelhecimento social da população trouxe modificações no status do idoso e no seu relacionamento com os outros, devido a: crise de identidade, fruto da falta de papel social e que leva a uma perda da autoestima; mudanças de papéis na família, trabalho e sociedade; reforma, uma vez que restam muitos anos de vida ao indivíduo, devendo estar preparado para não cair no isolamento; perdas diversas, que vão desde a condição econômica ao poder de decisão, perda de familiares e amigos, da independência e autonomia; diminuição dos contatos sociais, que se tornam reduzidos com o avançar da idade”. (Freitas, 2011).

Houve períodos da história da humanidade em que os idosos eram vistos como fontes de sabedoria pela vasta vivência que obtiveram em vida. Eram procurados para orientarem processos de cura, espirituais, dúvidas em geral; a sociedade dependia desses conselhos. Atualmente, com os progressos da ciência e da tecnologia, toda essa sabedoria e informação se tornaram descartáveis, pois o homem moderno consulta outras fontes de informação mais precisas para resolver seus problemas. Toda essa mudança na atualidade vista pelos mais jovens como positivas, trouxeram mudanças de papéis para os idosos, despertando neles o sentimento de inutilidade. Sentindo que a sociedade é hostil à velhice, o próprio idoso se auto rejeita. Neri (1995), diz que “velhice bem-sucedida preserva o potencial individual para o desenvolvimento, respeitados os limites da plasticidade de cada um” (p.34). Skinner e Vaughan (1985) dizem que a juventude é uma boa fase para pensar na velhice e se preparar para ela. De acordo com Neri (1993), envelhecimento e desenvolvimento caminham juntos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)   pdf (161.3 Kb)   docx (161.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com