TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática Como Componente Curricular - UNIP

Por:   •  24/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  882 Palavras (4 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]


INTRODUÇÃO

A atividade proposta para o 6º semestre do curso de Sociologia consiste na realização de um levantamento de cinco filmes que representem as transformações ocorridas na sociedade contemporânea. Após o levantamento, apresentar uma síntese dos filmes e realizar uma breve descrição de modo como podem ser utilizados nas aulas de Sociologia para o ensino médio.

O foco da atividade é utilizar os filmes indicados como base nas aulas de Sociologia, visando levar os alunos a analisar as mudanças e transformações ocorridas nas sociedades atuais, no transcorrer do tempo, nos mais diversos aspectos (econômicos, sociais, relações de consumo, etc.)

DESENVOLVIMENTO

A utilização do audiovisual é uma estratégia largamente utilizada pelos professores para trazer aos alunos as mais diversas discussões. No campo da sociologia, possui especial uso para discutir temas da atualidade, como aborto, uso de drogas, relações econômicas e sociais, meio ambiente e sua destruição, etc. O recurso tecnológico, muitas vezes, substitui os recursos de ensino tradicionais, como lousa e livro, trazendo muitas vezes uma nova abordagem aos temas de aula propostos.

Os filmes, como recursos didáticos, devem ser usados para levar o aluno a uma nova abordagem, diferente do senso comum. Não há a intenção de substituir o professor nem de somente indicar filmes aos alunos. Há a necessidade que o uso dos filmes seja para levar os alunos ao debate, à opinião crítica, ao entendimento do funcionamento da sociedade que os cerca.

Atualmente, com o advento da internet, há uma certa facilidade na apresentação de filmes aos alunos. Filmes clássicos ou alguns documentários podem ser acessados através da plataforma de compartilhamento de vídeos amplamente conhecida, o Youtube.

FILMES INDICADOS

1º Filme: Tempos Modernos (1936) – Estrelado por Charlie Chaplin, a história se passa uma fábrica, onde as máquinas inevitável e completamente o dominam e vários percalços o levam para a prisão. Entre suas passagens pela prisão, ele conhece e faz amizade com uma garota órfã. Ambos, juntos e separados, tentam lidar com as dificuldades da vida moderna, trabalhando como garçom e, eventualmente, um artista. O tema central do filme é basicamente a revolução industrial e a mecanização do trabalho, do modo que levou à especialização e como as tarefas se tornaram extremamente repetitivas. Esse filme pode ser utilizado para traçar um paralelo do modo como a industrialização modificou as relações de trabalho através do tempo.

2º Filme: Tropa de Elite (2007) – A obra gira em torno do capitão da força especial da Polícia Militar do Rio de Janeiro, capitão Nascimento, e seu treinamento de dois recrutas novatos, para que possam sucedê-lo. As relações entre a polícia, o tráfico de drogas, a política e a população em geral são bem estabelecidas no filme. Também fica explícito a pressão sofrida por quem atua nas forças de segurança. É uma ótima opção para o professor que deseja trazer o debate sobre a atuação policial e o combate ao tráfico de drogas.

3º Filme: Carandiru (2003) – Baseado na história real da casa de detenção do Carandiru, em São Paulo; e no livro lançado pelo médico Dráuzio Varella, que atuou no combate à prevenção de AIDS nas dependências da instituição prisional. O filme mostra a falta de assistência médica do lugar, além de retratar a violência, as instalações precárias, a superlotação, entre outros problemas. Apesar de tudo isso, os presos procuram conviver da melhor maneira possível. A obra retrata vida dos detentos, seus dilemas, as injustiças que causam e que sofrem, culminando na atrocidade feita pela polícia dentro do presídio, que ficou conhecido como ‘massacre do Carandiru’. Caso o professor queira trazer à sala de aula a discussão sobre o sistema prisional brasileiro e sua capacidade de recuperação dos presos, esta obra pode ser utilizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (105.2 Kb)   docx (57.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com