TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTÃO SOCIAL

Por:   •  2/12/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.178 Palavras (5 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL[pic 2]

PRÓ-REITORIA DE ENSINO A DISTÂNCIA

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL EAD

DISCIPLINA: ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL I

RELAÇÃO DO OBJETO DE TRABALHO COM A QUESTÃO SOCIAL

JUDITE DAS GRAÇAS DA SILVA

CGU: 0109686310

15/NOVEMBRO/2015

CAJAMAR - SÃO PAULO

Atividade Discursiva -  Relação do Objeto de Trabalho com a Questão Social

A transformação da sociedade brasileira tem reflexos estabelecidos que vem mudando cada dia mas que foram caracterizados de um jeito societário já existente ou seja a burguesia. O capitalismo que se fez  presente luta por classes sociais exercidas era muito forte isso se deve ao fato da exploração de reprodução os que tinham mais poder e exercia essa exploração daí surge a desigualdade social que vem do principio de violência estrutural já existente a muitos anos.

O Assistente Social é um dos profissionais que mais vivencia as questões sociais ele acaba por trabalhar nesse cenário da desigualdade social que é um problema eminente que vem tentado ser corrigido, mas o Brasil precisa ser um país mais justo com mais dignidade a busca pela solução desse cenário não é tão simples tudo isso ocorre em meio a turbilhão de um país de corrupção a palavra de ordem para a mudança é a “reforma” em todos os sentidos, só assim a desigualdade social poderiam ser amenizada e assim todos serem iguais.

No Serviço Social é comum vivenciar a questão social já que por ela si própria já se define como um conjunto de expressões que caracterizam a desigualdade social, desde a muito tempo que a questão social tinha como papel dispor de políticas que favorecessem operários que estavam em ascensão na pobreza já que esse perfil de pessoas crescia cada vez mais daí a grande necessidade da existência de políticas sociais para que pudessem amenizar os problemas vivenciados no dia a dia deles.

É com um trabalho  consistente que no serviço social se consegue melhorar cenários dessa desapropriação da riqueza socialmente onde existe a dominação das classes e se identifica formas particulares de desigualdade social. E nesse movimento que se identifica os reflexos da desigualdade social, o desemprego, entre outros pertencentes a questão social. O Serviço Social tem comprometimento em lidar com referidas questões, é desse principio que se identifica a grande importância de se efetivar o trabalho profissional do assistente social nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).

É comum vivenciamos que  muitas pessoas acham que questão social  é de total responsabilidade do governo acabam por exigir soluções imediatas para os  problemas da sociedade sabemos que as carências materiais, intelectuais e emocionais são decorrência do estado de  pobreza que o individuo ou um grupo vive.

E cada um vive a sua situação pobreza, ou seja, uma situação individual mas que muitas vezes ou quase sempre essa situação acaba por ser atribuída ao  governo e esquecem que embora o atendimento social esteja ali para dar um apoio em uma determinada situação em um determinado período cada um deve ser ciente  que cada um possui  a responsabilidade de sua situação é possível através do atendimento social amenizar mas sanar muitas vezes não é possível.

A questão social vivenciada dentro do CRAS Cidade São Pedro é clara, nesse período de estagio pude obervar que as pessoas daquele bairro que procuram o atendimento social são sempre as mesmas e sempre buscam o mesmo atendimento, ou seja, alguns até vivem em total situação de miserabilidade, outros nem tanto é possível identifica que não buscam mudar a situação em que vivem, o atendimento já se tornou uma rotina e um ciclo vicioso as assistentes sociais de que realizam o atendimento na unidade possuem poucas pernas para transformar o atual cenário apesar de se tratar de um município de grande porte um dos principais problemas é a questão veicular por tanto não conseguem realizar visita social como deveria acontecer, outra questão é o acompanhamento mensal da família, muitas vezes só tem o contato mesmo quando os mesmo buscam o atendimento social, elas não conseguem ir realizar uma visita esporádica para um acompanhamento mais criterioso e deixa de realizar esse atendimento bimensal, para tanto muitas famílias vivem essa situação a muitos anos de buscar sempre o mesmo atendimento e sempre com as mesma alegações “minha situação não mudou nada”, situações que já se perduram por até cinco anos ou mais.    

A família perde o seu poder devido a condições frágeis de saúde, de habitação, educação e trabalho, condições geradas pelo sistema de capitalismo. (FAVERO, 2007).

Sabemos que as condições vividas pela família causam muito impacto na vida de todos da família que vivem naquele ambiente familiar muitas vezes são dessas situações que surgem a questão da violência, separações, gravidez indesejada, gravidez precoce, ou seja, é questão da violação de todos os direitos.

Recendente foi realizado no CRAS Cidade São Pedro onde o homem sofreu a violência, onde foi agredido pelo filhos, os vínculos familiares já estavam, enfraquecidos e com a situação de vulnerabilidade em que estavam vivendo acabou por ocasionar outros conflitos e gerando aí a questão da violência.  É muitas vezes desses princípios que a questão social no Brasil precisa evoluir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (174.4 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com