TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questão social

Por:   •  26/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 2

Questão:

O serviço social é uma profissão legitimada socialmente – isso significa que ele tem uma função social. As profissões são criadas para responderem às necessidades dos homens. O desenvolvimento das forças produtivas gera a necessidade de novas profissões, assim como considera outras desnecessárias. Mas, mesmo respondendo a uma necessidade social, o que pode ser corroborado pelo número de assistentes sociais inseridos no mercado de trabalho; pelo fato de que eles, efetivamente, trabalham desenvolvendo ações que têm um produto social com dimensões econômicas e políticas; ainda assim, o serviço social mantém, historicamente, o dilema da especificidade profissional, que é dada pelo objeto profissional. Em termos bastante simples, a questão é: o que trabalha o serviço social? A resposta a esta questão considera também com qual objetivo trabalha o serviço social.

Dentro do universo da sociedade fala-se muito em “questão social”

Segundo Neto (2001,p.42) A expressão”Questão Social” , tem um histórico recente, que começou a ser utilizada na terceira década do século XIX, surge para nomear o fenômeno do pauperismo, onde a população trabalhadora é o resultado do capitalismo industrial, crescendo da mesma maneira que aumentava a produção.

Entende-se que o Serviço Social trabalha na questão social que é produto entre o capital e o trabalho, resultantes de contradições concretas á partir do processo de industrialização capitalista, onde principalmente á classe trabalhadora é a afetada, essas transformações trouxeram grande avanço para a sociedade em seu desenvolvimento, pois o homem tinha acesso á cultura, natureza,ciência, entre outros.Por outro lado o aumento da miséria e o empobrecimento da população, estes com efeitos devastadores.

A partir dessa desigualdade social, surge novos problemas de questão social vinculados as atuais condições de trabalho urbano, por exemplo;aparecimento da burguesia e proletariado;nova forma de exploração diferente da escravidão e feudal (oculta na produção).

Claramente, a industrialização que desencadeou o processo de questão social, desmantelando pelo avanço das forças produtivas, tendo a pobreza como estrutura da questão social, esta que só se torna reconhecida e assumida quando é problematizada, pelos setores da sociedade, objetivando enfrenta-la, torna-la pública e política.Não basta resolver o problema, é preciso reconhece-lo como realidade comum.

O Estado, por sua vez não nos dá condições de resolver a problemática questão social, por conta de seu cenário crítico, e enquanto isso a sociedade responde as consequências por meio de :Desemprego, Analfabetismo,Fome,Violência, etc.

Para o assistente social é desafiador aprender sobre a questão social e perceber as diversas formas de pressão social de construção e reconstrução da vida cotiadiana, pois atualmente são criadas novas maneiras de se viver que indicam o “amanhã “ iniciando justamente em um momento em que o ser humano é individualista e desmotivado em um universo de mercantilização universal.O profissional precisa estar atento as constantes mudanças sejam elas econômicas, sociais, e ou culturais, pois são fatores que podem favorecer ou desfiar o técnico em sua atuação, tecnicamente poderá

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (40.9 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com