TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questão social

Por:   •  24/9/2015  •  Resenha  •  842 Palavras (4 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SÃO PAULO

QUESTÃO SOCIAL

1º SEMESTRE – SERVIÇO SOCIAL

RESENHA “ QUESTÃO SOCIAL, PARTICULARIDADES NO BRASIL ”

SÃO PAULO

2015

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SÃO PAULO

QUESTÃO SOCIAL

1º SEMESTRE – SERVIÇO SOCIAL

Ariane Arruda  RA: 1351581915- Curso: Serviço Social

Henrique Lima Marinho  RA: 0577540333- Curso: Serviço Social

Juliana dos Santos Lopes  RA: 1323426370- Curso: Serviço Social

Leila Maria Ribeiro Ayres  RA: 0577540333- Curso: Serviço Social

Lucia Almeida Xavier  RA: 8486215766- Curso: Serviço Social

Rafael Fernandes Freitas  RA: 0035536697- Curso: Serviço Social

SÃO PAULO

2015


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

  1. Resenha do Livro Questão Social Particularidades no Brasil        5

REFERÊNCIAS        8

INTRODUÇÃO

 

“QUESTÃO SOCIAL, PARTICULARIDADES NO BRASIL”

O texto nos traz certa situação de objetivo onde destina alguma questão social como o respeito que é designado historicamente com explosão do surgimento da chamada questão social, sendo uma concepção da gênese e considerando o processo de sua produção e reprodução, isso baseando na teoria de Marx, pois o foco é encontrado hoje e a equalização de desemprego, exclusão e pobreza que temos visto pela sociedade.

Mas na concepção de Iamamoto e Netto, visão a expressão da questão social como estranha condição de particularidades, porem nenhuma possibilidade de analise ou avaliação das assistentes sociais nos elementos da critica da economia política contida no capital.

Vendo esse debate entre a questão social buscando uma compreensão dos elementos econômicos, político que visamos a prioridade do núcleo de processo de acumulação ou reprodução ampliando o capital.

De certa forma esse processo é uma maneira de entregar a incorporação de inovações tecnológicas pelos capitais, visando o aumento da capacidade de produtividade do trabalho social e a redução do tempo de trabalho socialmente a produção de mercadorias correspondendo a força de trabalho.

È importante saber que está vinculado ao processamento da transição do feudalismo e capitalismo, tendo múltiplas causalidades relacionada a dinâmica mercantil, a produção de excedentes e a emergência de uma nova classe social.

Nessa época os donos de terras viram que o melhor a fazer era tomar suas terras dos camponeses, pois ao invés dos camponeses cultivar em nas terras que não os pertencia, e os donos das terras não terem lucro, seria melhor para eles tomarem tudo de volta e eles mesmos lucrarem muito explorando os trabalhadores.

A segunda forma histórica do capitalismo no período da acumulação primitiva foi a manufatura, consistindo numa forma de cooperação que decompõe as diversas operações de origem artesanal.

Nesse momento foi necessário um conjunto de leis para de modo coercitivo, dar junto a invenção, exploração do trabalho que esses assalariados foram submetidos, essas leis mantinham baixos os salários e estendiam a jornada de trabalho, porem não pagavam nada por essas horas a mais de trabalho, pelo contrario, não queriam pagar nada a mais para esses trabalhadores.

O capitalismo chega baseando sua história em grande indústria, eles cresceram a produção capitalista desenvolvendo classes trabalhadoras e inserindo  suas tradições e costumes, com sua organização mantiveram a oferta do salário e das leis trabalhistas que por eles eram comandadas.

A Revolução Industrial é um processo que gerou questão social, pois o trabalho foi reduzido com o surgimento da maquina a Inglaterra ficou restrita a indústria têxtil e muitos trabalhadores ficaram desempregados e os locais onde tinha trabalhadores ficaram super lotados com crianças e mulheres em condições precárias e muitas das crianças eram menores de cinco anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (96.2 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com