TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉCNICO EM QUÍMICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO

Por:   •  19/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  279 Palavras (2 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina:

FÍSICA

MAGNETISMO

ALUNOS: ESCARLETE ALIENTE

KAMILA KAWANY

MARIANA LOPES

RENATA FACHIANO

WAGNER RAFAEL

CURSO: TÉCNICO EM QUÍMICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO

TURMA: 3º ano “A”

PROFESSOR: MARCO AURÉLIO DE JESUS

DATA:

INTRODUÇÃO

O magnetismo foi observado a primeira vez na Grécia Antiga no século IV a. C. em uma região chamada de magnésia, onde notou-se a existência de uma pedra de comportamento estranho devido ao fato de suas propriedades atrair materiais, como o ferro. Na época a pedra passou a ser chamada de imã e o estudo dos imãs chamasse magnetismo.

Com os estudos dos imãs foram observados três fatos importantes, primeiro a capacidade de atrair objetos de ferro, segundo a capacidade de transmitir esta capacidade para os objetos de ferro, e terceiro que esta capacidade está concentrada principalmente nas regiões extremas do imã. Essas regiões extremas foram chamadas de polos devido à interação do imã com a posição da Terra. Pierre de Maricourt em 1269 desenvolveu diversos estudos sobre o magnetismo. Devido a ele que a nomenclatura de polo norte e polo sul é dada aos polos de um ímã, e a lei dos “opostos se atraem e iguais se repelem”. Nessa mesma época se observou que um ímã sempre tem os dois polos mesmo quando o dividimos em pedaços menores.

Foi essa característica que possibilitou a construção da bússola que foi tão importante para as navegações. Inicialmente pesquisadores resolveram quebrar um imã ao meio para separar os pólos assim logo perceberam que ao quebrar um imã os pólos iniciais se conservam e no local onde foi quebrado se forma um pólo oposto a esse, isso infinitas vezes, se necessário.

2. OBJETIVOS

Identificação dos polos magnéticos;

Aplicação da força magnética no cotidiano;

3. PARTE EXPERIMENTAL

4. RESULTADOS E DISCUSSÕES

5. CONCLUSÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (57.4 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com