TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RASCUNHO SERVIÇO SOCIAL E A RESPONSABILIDADE MENTAL E AMBIENTAL

Por:   •  2/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.461 Palavras (6 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 6

        

        Vivemos uma crise ambiental sem precedentes, impulsionada pelo modo de produção vigente e que põe em risco o equilíbrio natural que ocorre com a acelerada degradação do Meio Ambiente e a nossa sobrevivência e de gerações futuras. A natureza é concebida como um objeto passivo, separado da espécie humana, dentro de uma perspectiva utilitarista. Em meio a esse contexto, as problemáticas ambientais, resultado desse processo de exploração desenfreada, se agravam, expressando-se em todos os âmbitos da sociedade, e atingindo a todos nós de forma profunda. Faz-se necessária a apreensão da temática e a intervenção de profissionais de diferentes campos do saber.

        Diversos estudos realizados com populações atingidas por tragédias ambientais revelam um aumento de problemas relacionados com a saúde mental, tais como estresse, ansiedade e depressão. Atenção especial deve ser voltada aos efeitos psíquicos gerados pelo desastre, como depressão e ansiedade. Estes impactos devem ser monitorados ao longo dos meses e anos, visando detectar alterações no perfil de saúde da população de toda a região afetada"

        O Assistente Social e o psicologo, que lida cotidianamente com as expressões da questões sociais e mentais, encontram dificuldades para a captura da temática, mesmo que as expressões da questão ambiental desviem em seu objeto de intervenção e este tema esteja ligado às áreas de atuação do profissional. O enfrentamento á essa questão implica na compreensão de suas causas econômicas, sociais e políticas.  A apreensão da crise ambiental transcorre as relações homem-natureza, insere-se nas relações sociais e pressupõe a contemplação da questão ambiental, fruto desse processo.

        Meio Ambiente diz respeito à qualidade de vida, e é importante frisar que os direitos básicos da população, viabilizados pelo Assistente Social e o Psicologo, e a própria garantia da qualidade de vida, dependem da qualidade do ambiente no qual se está inserido. Podemos encontrar em algumas favelas urbanas, onde as condições fisicamente precárias “agravam seriamente a vulnerabilidade dos pobres” a um conjunto de problemas que vão desde doenças ocasionadas pela falta de saneamento a diversos desastres naturais, tais como inundações e deslizamentos.

        Nessa perspectiva, o Assistente Social é um profissional que pode se articular com os movimentos sociais, está próximo das camadas menos favorecidas, possui uma função educativa, e cujo projeto ético político aponta na direção da emancipação humana, e da construção de outra sociabilidade.

        É fundamental a inserção do debate sobre vulnerabilidade e gestão dos desastres na agenda do Serviço Social. A relação entre Serviço Social e desastres está, muitas vezes, restrita ao campo da intervenção dos(as) assistentes sociais junto à população atingida pelos eventos. A profissão tem uma larga história na gestão dos desastres e no atendimento da população em momentos de crise. A atuação do(a) assistente social permite que a população atingida tenha acesso aos serviços básicos disponíveis e seus direitos fundamentais garantidos durante e após a crise, o Serviço Social atua na prestação de serviços que oferecem alívio e mitigação da crise à população atingida e o necessário à sobrevivência em meio à situação de emergência gerada pelo desastre.         

        Contudo, a produção teórica e as estratégias de intervenção social são primitivas na área , a intervenção social que hoje incide sobre a atenuação, preparação, resposta e períodos de recuperação de desastres deve avançar para o campo da formação, da investigação teórica e da produção científica.

        O Serviço Social, por atuar diretamente com a população impactada e vulnerabilizada pelos desastres, pode se utilizar desse modelo. A profissão necessita aproximar o debate das questões ambientais e da gestão dos desastres, tanto na área de atuação profissional como na de formação,  pesquisa e produção científica. O assistente social poderá se inserir neste campo de forma propositiva, crítica, com ações sustentadas nos eixos teórico-metodológico, ético-político e técnico operativo, onde o projeto ético-político do Serviço Social constitui ferramenta essencial e referência a todos os profissionais que buscam imprimir um diferencial de qualidade em seu exercício profissional.

        A prática inter organizacional da profissão é imprescindível no momento do desastre e no pós-impacto deste, porque essas redes são quase sempre interrompidas em situações de crise e precisam ser restabelecidas rápida e eficientemente. No entanto, a fase pré impacto dos desastres também é fundamental. Por isso a importância de articular o conhecimento, vivenciado na prática, sobre desastres à dinâmica de formação da profissão .        

        Buscamos discutir a inserção da vulnerabilidade e da gestão dos desastres

na agenda do Serviço Social. Apesar de não ser possível o aprofundamento em

todas as temáticas abordadas, o trabalho discutiu a centralidade da atuação da

profissão no atendimento das situações de emergência.

fonte/ referencias:

https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2019-02/estudos-sobre-saude-mental-apos-desastres-ambientais-revelam-desafios .

         

        

---------------

 a atenção básica, através da ESF, deve ser referência e organizadora de toda a rede de saúde, deveria, portanto, abarcar a saúde mental nas suas ações cotidianas (de promoção, prevenção e atenção curativa) e organizar o acesso aos demais níveis de atenção (CAPS, hospitais...), mantendo-se co-responsável pelo cuidado. Entende-se que atribuir ao CAPS a função de porta de entrada e de organizador dos serviços de saúde mental cria um fluxo paralelo na rede de atenção, centraliza a demanda de saúde mental nesse serviço e distancia a atenção básica das ações de saúde mental, como se a saúde mental pudesse ser separada da saúde integral. Uma das consequências diretas dessa desarticulação entre o campo de saber e as práticas da saúde mental e as ações básicas de saúde é a existência e o aumento de demanda reprimida em saúde mental, como constatado no estudo de Dimenstein et al. (2005).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (48.1 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com