TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: Caracterização socioinstitucional do Programa Bolsa Família- Araripina-PE

Por:   •  19/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.055 Palavras (9 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 9

 

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO SERVIÇO SOCIAL[pic 3]

           

            MARIA SOCORRO DE CARVALHO RIBEIRO

 

                  RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I

           Caracterização socioinstitucional do Programa Bolsa Família- Araripina-PE

Orientador: Prof.ª Me. Valquíria Aparecida Dias Caprioli

Araripina-PE              2018.1[pic 4]


                                  MARIA SOCORRO DE CARVALHO RIBEIRO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I

                Caracterização socioinstitucional do Programa Bolsa Família- Araripina-PE

Trabalho apresentado em requisito a produção textual, relativo ao Curso de Serviço Social – VII Semestre, Relatório de estágio para a disciplina de Estagio Curricular Obrigatório I.

Supervisora Acadêmica: Aylane Sheisea Pereira de Sousa

Supervisora de Campo: Ednalva Arcanja de Carvalho

                                                   Araripina-PE 2018.1


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        04
  2. DESENVOLVIMENTO        05
  1. CARACTERIZAÇÃO SOCIOINSTITUCIONAL DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA        .......…................…........…......…....…...…......……...……………………………...05
  2. O FUNCIONAMENTO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA         06
  3. POLITICAS SOCIAIS EM CAMPO DE ESTUDO        07
  1. CONCLUSÃO        09
  2. REFERENCIA BIBLIOGRAFICA        10

1. INTRODUÇÃO

A intervenção no campo de estagio supervisionado, no âmbito da política de Assistência Social (PBF), do município Araripina-PE, uma unidade pública estatal onde são oferecidos os serviços como programas, projetos e benefícios socioassistenciais e as demais políticas públicas;
Secretaria de Assistência Social e Departamento do Cadastro Único e Programa Bolsa Família.
Este departamento está descentralizado, contendo uma sede a Rua Francisco Ramos Nogueira,  199, Centro e mais 5 (cinco) outros atendimentos a saber:

  1. CRAS – Alto da Boa Vista
  2. CRAS – Cavalete I
  3. CRAS – Morais
  4. Unidade de Atendimento Nascente

      9 Unidade de Atendimento Lagoa do Barro .

O seguinte trabalho é resultado de uma vasta observação e desenvolvimento de atividades realizadas no decorrer do estágio supervisionado extracurricular obrigatório I no curso de Serviço Social da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR.

O mesmo foi realizado no Departamento do Cadastro Único e Programa Bolsa Família; tendo como supervisora de Campo a Assistente Ednalva Arcanja de Carvalho com o CRESS 1218.PE. Estando situado na cidade de Araripina do estado de Pernambuco. O referido estagio é um momento bastante importante para a formação acadêmica e profissional do estudante, possibilitando assim um contato mais próximo com a realidade concreta e uma boa oportunidade de relacionar a teoria junto com a prática. A busca ativa do papel do Assistente Social é um ponto fundamental para o trabalho em rede e para o serviço que apresentamos neste documento técnico.

O mesmo constitui no seu trabalho uma procura intencional, reconhecimento e identificação das situações de risco e vulnerabilidade social no território, viabilizando também o conhecimento da sua realidade social. O Programa Bolsa Família (PBF) é um programa de transferência condicionada de renda que beneficia famílias pobres e extremamente pobres, inscritas no Cadastro Único. O PBF beneficiou, no mês de abril de 2018,16.799 famílias, representando uma cobertura de 158,0 % da estimativa de famílias pobres no município. As famílias recebem benefícios com valor médio de R$ 204,09 e o valor total transferido pelo governo federal em benefícios às famílias atendidas alcançou R$ 3.428.504,00 no mês.

Em relação as condicionalidades, o acompanhamento da frequência escolar, com base no bimestre de novembro de 2017,atingiu o percentual de 97,7%,para crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos, o que equivale a 11.628 alunos acompanhados em relação ao publico no perfil equivalente a 11.903.Para jovens entre 16 e 17 anos, o percentual atingido foi de 84,2%,resultando em 2.752 jovens acompanhados de um total de 3.270.

Já o acompanhamento da saúde das famílias, na vigência de dezembro de 2017, atingiu 98,0 %, percentual equivale a 13.143 famílias de um total de 13.415 que compunham o público no perfil para acompanhamento da área de saúde do município. A ação da proteção social básica através do CRÁS, PBF e SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL e dos demais serviços específicos oferecidos, junto às ocorrências é uma via de ação preventiva de situações de risco nos seus territórios, também incitando a participação social.


2.DESENVOLVIMENTO

Os serviços oferecidos pelo (PBF) Araripina-PE estão pautados numa disposição de estratégias de ações, através de uma prática comprometida e crítica- reflexiva, na tentativa de atuar e intervir na realidade, estimulando a participação dos sujeitos sociais nas decisões que lhes dizem respeito, bem como na defesa de seus direitos e no acesso aos meios de exercê-los. Dessa maneira contribui para transformação dos seus usuários em autores de sua própria história, portanto o que acarreta na verdadeira legitimação da profissão.

2.1 CARACTERIZAÇÃO SOCIOINSTITUCIONAL DO PBF SEDE DE ARARIPINA-PE

Departamento do Cadastro Único e Programa Bolsa Família, da cidade de Araripina-PE, está localizada na Rua Francisco Ramos Nogueira, 199, Centro – Araripina-PE;

Na central de atendimento temos a seguinte estrutura:

08 Computadores de Mesa completos;
01 Notebook;
01 Impressora Multifuncional Coper
01 Impressora Multifuncional
07 Guichês de Atendimento
01 Balcão de Atendimento da Assistente Social
01 Balcão de Atendimento a Pessoa Idosa
03 Ar-condicionado de 18 mil BTUs
04 Armários de guarda documental
10 Cadeiras Giratórias
01 Balcão de Atendimento da Recepção
48 Cadeiras de Espera na Recepção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (149.9 Kb)   docx (37.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com