TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.035 Palavras (9 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

SARA RIBEIRO MACENA – RA 369744

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

PONTA PORÃ – MS

2014

[pic 2]

SARA RIBEIRO MACENA – RA 369744

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Serviço Social do Centro de Educação a Distância-CEAD da Universidade Anhanguera

UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado II

PONTA PORÃ – MS

2014

SUMÁRIO

1- IDENTIFICAÇÃO----------------------------------------------------------------------------4

2- INTRODUÇÃO--------------------------------------------------------------------------------5

3- DESENVOLVIMENTO----------------------------------------------------------------------7

4-CONCLUSÃO---------------------------------------------------------------------------------10

5- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS---------------------------------------------------12

1-IDENTIFICAÇÃO

 

Nome do Estagiário: Sara Ribeiro Macena

Curso: Serviço Social

Telefone: (67) 9262-9937

Nível do Estágio Supervisionado: lI

Local de Estágio: CAPS (Centro de Atenção Psicossocial)

Endereço: Rua Procurador Wilson De Pinheiro n° 98- Parque de Exposições

Nome do (a) Supervisor (a) Acadêmico (a): Solange Vilarim Araujo

Nome do (a) Supervisor (a) de Campo: Nilmar De Oliveira Alves

Carga horária: 110 horas   Início: 01/10/2014 Término: 20/11/2014

1- INTRODUÇÃO

A busca pelo conhecimento é uma tarefa árdua e desafiante que envolve múltiplas determinações colocadas pela dinâmica da realidade. Significa o olhar sobre o simples, sobre o que está posto, mas com a intencionalidade de desvelar esse simples que oculta elementos concretos que só se revelam em um processo de investigação.

Este relatório de estágio tem por objetivo descrever as atividades observadas durante o estágio curricular, realizado no período de 01 de outubro a 20 de novembro de 2014, no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), totalizando 80 horas.
Procura-se através deste projeto informar aos familiares a importância de sua participação no tratamento de seus familiares frequentadores do CAPS.

Por acreditarmos que era possível comover e fazer os familiares começar a pensar mais na sua importância na vida dos usuários, é que decidimos dar voz aos mesmos, para que transmitissem as suas experiências e convivências com o transtorno mental.

Dentro do CAPS são realizadas varias atividades voltadas para o tratamento dos usuários, mais um dos dispositivos de fundamental importância e o Grupo de Família. Este é realizado conforme combinado entre os profissionais e os familiares podendo ser semanalmente ou a cada 15 dias e funciona como um momento de escuta e apoio as famílias perante as dificuldades encontradas na lida com o transtorno mental, situações de crises, necessidades de adaptação, orientações sobre o diagnostico e a participação efetiva no projeto terapêutico dos usuários. São realizados também esclarecimentos sobre o uso da medicação e outros temas, criando assim laços de solidariedade a partir da discussão de problemas em comum.

A presente pesquisa foi realizada no município de Ponta Porã - MS, onde a saúde mental atualmente é composta por um CAPS AD (Álcool e Drogas), que iniciou suas atividades no ano de 2002, no inicio foi classificado como CAPS I (Saúde Mental) e tinha na composição de sua equipe dois psicólogos, um medico clinico geral, uma auxiliar de enfermagem e um motorista. Contava também, com uma pedagoga cedida pela Secretaria Estadual de Educação, e somente dois anos depois, a equipe teve uma psiquiatra e sua rede de atendimento.

O CAPS atende atualmente cerca de 1.775 usuários sendo 607 que utilizam Álcool e 1.168 Drogas. Dentro do CAPS são oferecido Serviço atendimento médico e psicológico, individual e grupal, ações de serviço social e diversas oficinas terapêuticas.

O principal problema encontrado ao longo do estagio foi a não participação dos familiares no tratamento dos usuários atendidos pelo CAPS. O objetivo Geral foi de informar a importância da participação ativa da família no tratamento dos usuários, procurando orientar aos familiares a participar mais ativamente, favorecer a troca de informações e tirar dúvidas sobre o tratamento dos usuários, capacitar os familiares para que o tratamento possa ter continuidade em casa e orientar a importância do dialogo entre família e usuário.

Participaram da pesquisa 5 usuários regulares do CAPS( aqueles que frequentam o serviço semanalmente) e 5 familiares participantes do Grupo de Família. O interesse e disposição dos entrevistados em colaborar com a pesquisa foi de suma importância. Participaram com muita dedicação, ainda que, em alguns momentos das entrevistas, demonstrassem algum sofrimento ao reviver lembranças dolorosas de acontecimentos marcantes em suas vidas.

2- DESENVOLVIMENTO

O Estágio Curricular Supervisionado teve com referência o CAPS ad (Centro De Atenção Psicossocial- Álcool e Drogas) Localizado na Rua Procurador Wilson De Pinheiro n° 98- Parque de Exposições, tendo como gestor o prefeito constitucional Sr Ludimar Novaes e como Assistente Social o Sr Nilmar De Oliveira Alves. O CAPS dispõe dos seguintes espaços físicos: Recepção, Sala de reuniões, sala de atendimento com psicólogo, sala de espera, sala da equipe técnica, sala do assistente social, 2 banheiros para os usuários, cozinha, sala de atendimento e 2 banheiros. Os CAPS funcionam, pelo menos, durante os cinco dias úteis da semana (2ª a 6ª feira), conta com uma equipe de profissionais capacitados e específicos para cada espaço, e também realizam visitas domiciliar aos atendidos da instituição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (139.6 Kb)   docx (24.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com