TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SERVIÇO SOCIAL I E II

Por:   •  1/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  4.923 Palavras (20 Páginas)  •  900 Visualizações

Página 1 de 20

UNIVERSIDADE TIRADENTES

JULIANA TENÓRIO DE SANTANA

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SERVIÇO SOCIAL I E II

MACEIÓ- AL

2016/01

JULIANA TENÓRIO DE SANTANA

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SERVIÇO SOCIAL I E II

Relatório de Estágio apresentado como requisito parcial de avaliação da disciplina de Estágio Supervisionado em Serviço Social II , ministrada pela Profª. Jacqueline Xavier e Maria Ione Vasconcelos Meneses

Supervisora de campo: Patrícia Fontes

Supervisora Acadêmica: Sane Antônia

MACEIÓ- AL

2016/01

IDENTIFICAÇÃO DO ESTÁGIO I

1-Instituição 2-Unidade Operacional

Nome: Secretaria Municipal de Assistência Social de Rio Largo

Endereço:Rua Dona Judith Paiva nº 385, Rio Largo-AL

Telefone: 3261-2385

E-mail: não possui

Home-page: http://smasriolargo.blogspot.com.br/

3. Disciplina/Carga horária-

Estágio Supervisionado em Serviço Social I

Estagiários(as): Juliana Tenório de Santana

Supervisor(a) Acadêmico:

Supervisor(a) de Campo: Christianne Maria Valentino Barros

Professor(a) da disciplina:

Coordenador do Curso Serviço Social:

Período de estágio: 27/08 á 24/09/2012

IDENTIFICAÇÃO DO ESTÁGIO II 1-Instituição 2-Unidade Operacional Nome: Cooplanes Endereço: Rua Pedro Monteiro, 67- Centro Telefone: 3317-0594 E-mail: cooplanes-al@bol.com.br Home-page: não possui 3. Disciplina/Carga horária-– 200 horas Estágio Supervisionado em Serviço Social II Estagiários(as): Alessandra Cardoso Costa, Fabiana dos Santos Ramos Nascimento, Josicleide Ferreira, Rita de Cássia da Silva Santos, Vilma Barbosa da Silva, Monalisa Campos Moreira,Juliana Tenório de Santana. Supervisor(a) Acadêmico: Sane Antonia Supervisor(a) de Campo: Patrícia Fontes Professor(a) da disciplina: Jacqueline Xavier Coordenador do Curso Serviço Social:Maria Ione Vasconcelos Meneses Período de estágio: 22/02/2016 à 06/06/2016

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ------------------------------------------------------------------------------------2 RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SERVIÇO SOCIAL I- 3 RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SERVIÇO SOCIAL II- 4 CONCLUSÃO -------------------------------------------------------------------------------------- REFERÊNCIAS---------------------------------------------------------------------------------------

1-INTRODUÇÃO

O presente relatório contextualiza a vivência do Estágio Supervisionado em Serviço Social I e II, sendo o estagio I realizado na Secretaria Municipal de Assistência Social do Município de Rio Largo-AL, pela estagiária Juliana Tenório de Santana, sob a supervisão de acadêmica e de campo Christianne Maria Valentino Barros, no período de 27/08 á 24/09/2012, onde consegui visualizar a realidade do local e conhecer os serviços e os programas oferecidos na instituição, e com isso foi possível observar as necessidades de cada família atendida, onde a secretaria faz um trabalho de conscientização junto aos beneficiários, observado em conversa com algumas usuárias, sobre a importância dos programas sociais do governo, o atendimento as famílias do Programa Bolsa Família beneficiárias são atualizados e tem um acompanhamento no cadastro e cumprimento das normas, na educação e saúde e assistência social.

O que pode observar na visita ao programa e que um grande número de usuários que procuram a sede do Programa Bolsa Família para a questão de desbloqueio do cartão do benefício, onde muitos os problemas são a questão de atualização dos dados ou o companheiro se aposentou ou a renda passou do limite permitido pelo o sistema. Portanto, o intuito desse relatório foi o de relatar a vivência dos usuários do bolsa família e sua importância para a vida de cada um.

O estágio II realizado na Cooplanes, pelas estagiárias Alessandra Cardoso Costa,Fabiana dos Santos Ramos Nascimento,Josicleide Ferreira, Juliana Tenório de Santana, Monaliza Campos Moreira, Rita de Cássia da Silva Santos e Vilma Barbosa sob a supervisão acadêmica de Sane Antonia e de campo Patrícia Fontes, no período de 22/02 à 06/06 de 2016.

Optamos pelo estágio na comunidade Ouro Preto, uma vez que a faculdade possui convênio com a Cooplanes, nos favorecendo com um campo de estágio na área do Serviço Social para que pudéssemos colocar em prática o aprendizado acadêmico.

A carga horária foi distribuída conforme a necessidade à elaboração do Projeto do Estágio Supervisionado em Serviço Social, o processo de orientação tanto acadêmico quanto de campo foi de fundamental importância para a construção do Projeto. Contribuíram nas orientações, nas visitas à comunidade, elaboração do projeto e seu desenvolvimento. As alunas por sua vez tiveram a contribuição distribuindo as atividades em vários momentos, onde cada um pôde colaborar para a construção do trabalho. Foram feitas pesquisas, leituras de textos, encontros, visitas e reuniões.

Embasado na Lei nº 8662/93, Art. 4º e Art. 5º, que nos garante a qualidade do exercício da profissão, buscamos nela as competências, técnicas e éticas necessárias para a formação do estagiário.

O estágio Supervisionado obrigatório é considerado uma ferramenta pedagógica do

curso de Serviço Social e compõe a formação da análise crítica da capacidade interventiva, propositiva e investigativa do aluno.

Com tudo, o estágio supervisionado é compreendido como espaço construtivo na formação acadêmica que proporciona ao aluno o desenvolvimento da prática, aplicando a teoria.

2-RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL I

O Estágio Supervisionado em Serviço Social I , foi realizado na Secretaria Municipal de Assistência Social do Município de Rio Largo-AL, onde as estagiárias, Juliana Tenório

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.2 Kb)   pdf (110.9 Kb)   docx (26.7 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com