TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO II

Por:   •  28/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.551 Palavras (7 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 7

ANDRÉIA APARECIDA SERVIGNANI - RA: 2845254008

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

NOVA ANDRADINA - MS

2017

ANDRÉIA APARECIDA SERVIGNANI - RA: 2845254008

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Serviço Social do Centro de Educação a Distância-CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado II.

NOVA ANDRADINA - MS

2017

SUMÁRIO

IDENTIFICAÇÃO                                                                        4

I – INTRODUÇÃO                                                                        5

II – OBSERVAÇÃO E ACOMPANHAMENTOS                                6

III – O PROJETO DE INTERVENÇÃO                                                7

IV – CONSIDERAÇÕES FINAIS                                                        7

V – CONSIDERAÇÕES FINAIS E REFERÊNCIAS                                8


1. IDENTIFICAÇÃO

Estagiário: Andrea Aparecida Servignani

Curso: Serviço Social

Telefone: (67) 99651-9298 E-mail: Andrea.servignani@hotmail.com

Nível do Estágio Supervisionado: II

Local do Estágio: Centro de Referência da Assistência Social Durval Andrade Filho

Endereço: Rua Prof. João de Lima Paes, nº 1574

Supervisor (a) Acadêmico (a): Letícia Giovanni Silva Nº CRESS: 1901/21ª Região

Supervisor (a) de Campo: Natalia Leite Macedo Nº CRESS: 3101/21ª Região

Carga Horária: 150 horas

Início: 05/09/2017                        Término: 06/11/2017

I – INTRODUÇÃO 

O Estágio Supervisionado II foi realizado no Centro de Referência de Assistência Social Cras Durval Andrade Filho, localizada na rua Prof. João de Lima Paes, número 1574, no centro da Cidade de Nova Andradina – MS. Por intermédio do Estágio Supervisionado, o aluno adquire a oportunidade de presenciar as rotinas concernentes à profissão, são atividades exercidas que agregam maior saber e experiências com o intuito de aprimorar conceitos teóricos e práticos.

Sendo um componente curricular obrigatório, o estagio supervisionado apresenta um aprimoramento no desenvolvimento profissional do aluno, promovendo experiências das praticas educativas em processos. Esses processos levam o aluno a manifestar suas próprias expectativas e realidades em relação à futura profissão.  

O Estágio Supervisionado é um suporte no desenvolvimento da profissão, por tanto, torna-se indispensável sua realização para a formação de um bom profissional, as pesquisas e análises desenvolvidas proporcionam o aumento de experiências que farão diferença nos resultados alcançados futuramente.

As rotinas e participações nos trabalhos desenvolvidos pelo CRAS possibilitam o contato direto com seus atendidos, as visitas domiciliares, as análises de casos e o estreitamento de situações são importantes ao verificarem que a realidade dos casos apresentados vão além de assuntos mencionados, é saber que cada pessoa assistida é um ser em si; tem suas histórias e vivencias; é reconhecer que alguns realmente precisam e dependem de pessoas que possam assisti-los, atenderem suas necessidades e fazer a estes chegarem os direitos assegurados pelas leis universais.

II – OBSERVAÇÃO E ACOMPANHAMENTOS:

Dentro do Estágio Supervisionado II foram observados e discutidos o estudo da cartilha das diretrizes técnicas do Centro de Referência da Assistência Social e Benefícios Eventuais bem como o estudo da Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais para a compreensão das atividades dos serviços referenciados ao Centro de Referência da Assistência Social.

Foram realizados atendimentos aos usuários participantes dos serviços e acompanhados, relacionando as formas de procedimento com supervisão da Assistente Social do CRAS. Os atendimentos domiciliares a usuários que necessitavam de alimentos foram acompanhados visando suas necessidades. Participou-se também da entrega de leite no distrito Casa Verde onde também foram ministradas palestras informativas a comunidade.

Foi notória também, a participação nos trabalhos realizados fora das dependências CRAS como cooperação na passeata em favor da semana do transito, e no evento realizado na praça das águas do município em menção a semana do idoso. A Assistente Social permitiu participação na elaboração dos convites do PAIF e organização a palestra sobre o movimento “Outubro Rosa” ocorrido no dia 25/10/2017. No estagio supervisionado II está sendo discutida também a criação de um projeto de intervenção com a intenção de fortalecer vínculos entre idosos e famílias atendidos pelos SCFV do CRAS Durval Andrade

A ideia do projeto de intervenção sobre esse tema surgiu da observância dos grupos de convivência participantes do CRAS de referência do estagio. É presente a necessidade de se trabalhar esse assunto no meio das famílias que possuem imperfeitos relacionamentos com seus idosos. O sentimento de esquecimento e fragilidade emocional figuram aspectos preocupantes, já que a família é a base do cuidado dos indivíduos pertencentes à sociedade.

III – O PROJETO DE INTERVENÇÃO;

No Centro de Referência da Assistência Social Durval Andrade Filho, foi elaborado um projeto de intervenção com a intenção de propor um trabalho que refletisse o problema de afastamento da família e seus idosos. Na realidade, o relacionamento entre famílias tem sido evidentemente fragilizado e é por esse impacto que o projeto de intervenção pleiteia discursar e conscientizar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (123.1 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com