TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SERVIÇO SOCIAL NA ÁREA DE EDUCAÇÃO

Por:   •  2/2/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.913 Palavras (12 Páginas)  •  876 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2][pic 3]

UNIVERSIDADE SALVADOR - UNIFACS

NÚCLEO DE PRÁTICAS E ORIENTAÇÕES SOCIOASSISTENCIAIS-NÓS

SERVIÇO SOCIAL

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SERVIÇO SOCIAL NA ÁREA DE EDUCAÇÃO

SALVADOR - BA

FEVEREIRO 2017

UNIVERSIDADE SALVADOR - UNIFACS

NÚCLEO DE PRÁTICAS E ORIENTAÇÕES SOCIOASSISTENCIAIS-NÓS

SERVIÇO SOCIAL

DEISE LÚCIA SANTANA DE MELO

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SERVIÇO SOCIAL NA ÁREA DE EDUCAÇÃO

Relatório Final de Estágio Supervisionado em Serviço Social na área de Educação, sob orientação da Supervisora de Campo Deysiene Cruz para obtenção do Título  de Bacharel em Serviço Social da Faculdade de Salvador - UNIFACS.

SALVADOR - BA

FEVEREIRO 2017

AGRADECIMENTOS

Primeiramente a Deus, por ter me dado força e coragem para enfrentar e vencer os obstáculos que foram muitos.

À minha família, principalmente meu esposo Fernando, minha mãe, minha avó Helena e as minhas irmãs Lorena e Denise pelo amor, incentivo e apoio.

Às colegas da faculdade principalmente a Marinês, Salete e Rosana.

À comunidade escolar por ter me acolhido tão bem e a todos que direta ou indiretamente colaboraram para o meu sucesso.

DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho ao meu esposo Fernando, sempre presente e compreensivo, à minha avó Helena e minha mãe Meire que sempre me incentivaram a fazer cada vez mais e a ser cada vez melhor.

RESUMO

Cópia do relatório de Marinês

O presente estudo discute o tema estágio supervisionado na formação profissional do Assistente Social, analisando a partir das Diretrizes Curriculares de 1996 e projeto ético-político da profissão.

A prática profissional foi pautada na Educação, onde utilizou pesquisa bibliográfica, documental e de campo com abordagem quantitativa e qualitativa referente aos pontos positivos e negativos das ações. Ficando claro a necessidade de atividades contínuas, sistematizadas visando prevenção e valorização da vida, onde o NÓS oferece subsídio como atendimentos, orientações, intervenções através do desenvolvimento de projetos, ações sociais e eventos, encaminhamento de usuários para rede de atendimento sócio assistencial. O serviço Social é uma profissão importante no processo educacional. Segundo Martins, Os Assistentes Sociais possuem papel educativo no sentido de elucidar, desvelar a realidade social em todos os meandros, socializando informações que possibilitem a população ter uma visão critica que contribua com a sua mobilização social visando à conquista dos seus direitos (Martins, 2007, p.135). Assim, as ações desenvolvidas no Nós media o processo de aprendizagem entre os alunos e as práticas sociais.

Palavras-chave: estágio supervisionado, educação, NÓS, serviço social.

SUMÁRIO

1

INTRODUÇÃO  ................................................................................

07

2

IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO  ..............................................

09

3

ATIVIDADES    E    TAREFAS    DESENVOLVIDAS   PELA ESTAGIÁRIA  ..................................................................................

10

4

ELABORAÇÃO, EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO DO  PROJETO  DE INTERVENÇÃO  ..............................................................................

12

5

PRINCIPAIS IMPLICAÇÕES POSITIVAS E NEGATIVAS NO PROCESSO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO  ...........................

13

6

CARGA HORÁRIA  ..........................................................................

15

7

CONCLUSÃO  ..................................................................................

16

8

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ................................................

17

9

APÊNDICES  ....................................................................................

19

10

ANEXOS  ..........................................................................................

20


1. INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO – CÓPIA DO RELATÓRIO DE MARINÊS

O estágio supervisionado é a essência para o conhecimento, é a hora de colocar em prática todo arcabouço teórico metodológico aprendido e fazer análise crítica da realidade social. A supervisão de estágio em Serviço Social consiste num acompanhamento direto e sistemático do estudante, envolvendo a supervisora de campo, visando à formação profissional dos Assistentes Sociais através do olhar investigativo, crítico e reflexivo diante das mazelas sociais.

O estágio supervisionado do NÓS ( Núcleo de Práticas e Orientações Socioassistenciais), aconteceu na instituição Luiz Navarro de Brito, localizado na Lapinha, Salvador/BA, com atuação de práticas desenvolvidas na área da Educação, onde existe demandas gritantes das refrações sociais. Assim, visivelmente neste contexto educacional a necessidade de profissionais neste campo de atuação que terá como suporte o desenvolvimento da cidadania propriamente dita.

Enfatizando, em especial este campo de atuação ( educação ), é importante deixar claro que o Assistente Social tem papel diferenciado dos educadores propriamente dito e exerce a função de mediador entre escola, alunos, familiares e comunidade, visando e proporcionando uma interação dinâmica que possa melhorar as questões individuais e coletivas. Marilda Iamamoto relata os desafios enfrentados pelos profissionais de serviço social: [...] desenvolver sua capacidade de decifrar a realidade e construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos, a partir de demandas emergentes no cotidiano. Enfim, ser um profissional propositivo e não só executivo. (IAMAMOTO, 2009a, p.20). Assim sendo, o NÓS busca sensibilizar em relação as demandas internas e externas, propondo alternativas minimizadoras das questões sociais, tais como a orientação ambiental quanto ao uso correto do óleo de cozinha fora de uso, por exemplo.  O sistema observatório, propiciou um olhar crítico mediante as gritantes demandas. Sendo possível desenvolver ações práticas referentes ao Outubro Rosa voltado para a questão do câncer de mama, Novembro Azul ( saúde do homem), Ações sobre drogas, etc. E desenvolver o projeto de intervenção: Calendário de práticas sociais, onde será possível educar com cidadania no âmbito educacional didático.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)   pdf (161.7 Kb)   docx (110.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com