TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ROTEIRO PARA A ELABORAÇÃO DO PROJETO DE INTERVENÇÃO

Por:   •  2/3/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.850 Palavras (8 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

ROTEIRO PARA A ELABORAÇÃO DO PROJETO DE INTERVENÇÃO

Nome: Maria Aparecida  da Silva RU:25995776

Local de Estágio:  Prefeitura Municiapal de Itabira/CRAS CENTRAL

Supervisor de Campo: Mariana Moura Souza Zeferino CRESS:26141

  1. TEMA

 Acompanhamento ao atendimento Técnico no CRAS.

 Observação das mediações de conflitos familiares - PAIF

  1. CARACTERIZAÇÃO DA REALIDADE INSTITUCIONAL

 Prefeitura Municipal de Itabira situa-se á Av. Carlos Drummond de Andrade,135, centro cep:35900-206 Cras- e  Creas, CREAM, são equipamentos . Na instituição desenvolve-se o programa Novos Caminhos, prepara as famílias para o recebimento de benefícios, como bolsa família, cartão facilita, orientação as famílias para que seus direitos sejam cumpridos. A família, por si só, não dispõe de condições básicas para garantir o seu desenvolvimento. Há necessidade de políticas públicas que visem à proteção e integração de seus membros: idoso, doente crônico, dependentes, crianças, jovens, desempregados.  As abordagens nas áreas financeiras, psicológica, social de saúde, lazer e seguridade social. O CRAS é caracterizado como a porta de entrada das políticas de assistência social no Brasil. Nele constitui-se a rede de proteção e promoção social que o governo federal vem implantando, evidenciando-se assim, a compreensão de que a assistência social é um dever do Estado, e em contrapartida, um direito do cidadão. A análise sobre a experiência de estágio permitiu desenvolver uma gama de conhecimentos sobre o trabalho social com famílias e de como é possível se utilizar da política de assistência social no enfrentamento das expressões da questão social. O aprendizado adquirido neste trabalho leva a um olhar diferente sobre a realidade social, é esperança de transformação e uma grande porta para o futuro como assistente social.  

  1. PROBLEMATIZAÇÃO E DEFINIÇÃO DO PROBLEMA

 O estágio obrigatório ocorreu no município de Itabira, dentro do CRAS -central e atende as principais necessidades de seus usuários em situação de vulnerabilidade e uso social. O município possui uma grande área geográfica urbana e rural onde dentro do sistema do CRAS são divididos os os bairros para as profissionais do CRAS-central onde percebeu que a zona rural de Itabira ficou sem um profissional especifico para aquele setor

E as demandas da zona rural são atendidas no processo de que são apresentadas aos profissionais assistentes sociais do CRAS. Chama atenção no município possuir uma secretaria de Assistência Social que materializa os direitos sociais por meio da politica de Assistência Social. O principal objetivo da vivencia de estagio são essas politicas sociais e pode servir de origem do problema, através de analises dos atendimentos realizados na instituição entendemos que é de extrema importância o atendimento de famílias do PAIF-, verificamos temos regiões neste município que exigem  atendimentos urgentes por se tratar de regiões que recendente foram habitadas por famílias de pobreza extrema , são os bairros de Barreiro, Barro Branco , e Balsamos, lá foram construídos prédios para famílias do programa minha casa minha , mas são aptos pequenos com grande números de moradores, surgindo as situações de alta criminalidade, pobreza extrema nestes bairros vem crescendo assustadoramente. Os próprios usuários estão solicitando atendimento para as crianças e adolescentes que estão sendo solicitados para fazerem parte desta criminalidade por maiores assim causando conflitos em casa com seus responsáveis. Pensando resolver estas situações de conflito foram priorizados atendimentos as mães em conflito com seus filhos menores pois perderam a autonomia, o controle da obediência envolvendo crianças de 10 a 14 anos, inclusive meninas menores de idade com relacionamentos afetivos com jovens maiores de idade envolvidos na criminalidade. O acompanhamento destas famílias inicialmente em contato direto com usuários se deu pela expectativa em aprofundar os conhecimentos do profissional em mediar e ofertar os serviços de proteção e atendimento integral a família PAIF.É um processo que motiva e pode ser desanimador, por não ter o amparo do equipamento tais como: Secretarias e poder municipal.  As reuniões foram realizadas na medida em que era necessário discutir determinados assuntos sobre casos específicos ou eventos organizados como a entrega do cartão facilita que é um auxilio municipal para complemento da renda familiar, onde o estagiário pode participar na entrega e orientação do uso devido deste benefício orientado pelo seu supervisor de campo. Participar das atividades as famílias do  PAIF  e de outras áreas do atendimento do plantão social que inclui  cadastro de bolsa família, encaminhamentos e a escuta sensível. Este projeto visa contribuir, para o planejamento e elaboração de uma proposta de intervenção interdisciplinar de direitos sociais dentro da comunidade e seu núcleo familiar.

4-JUSTIFICATIVA

Justifica pela intenção de conhecer e compreender as famílias usuárias do CRAS- central- o projeto tem por finalidade orientar os usuários em situação de vulnerabilidade social, a tentar reverter essa situação, que as famílias através de mobilizações tenham acesso aos direitos sociais. A abordagem destes usuários e a escuta é um instrumento bastante utilizado para melhor compreender a realidade social e dentro fazer possíveis projetos de mudanças da realidade. A observação de proteção básica, ofertado pelos profissionais do CRAS- veem em defesa dos direitos sociais, vigilância social, combater as desigualdades, acompanhamento de família e proteção pro ativa.

 Esse projeto proporciona colocar em pratica conhecimentos adquiridos na observação do trabalho do Assistente Social do CRAS, na realidade de seus usuários.

        5.1 GERAL –

Conhecer e analisar o trabalho do profissional no atendimento dos usuários a identificar os desafios enfrentados pelos assistentes sociais no exercício profissional dentro da instituição. Bem como analisar a precarização das políticas dos sociais trabalho vem rebatendo no cotidiano destes profissionais e mediante esses aspectos quais possibilidades que esses profissionais encontram para realizar seu exercício profissional.

Acredito que o projeto  poderá contribuir par o debate sobre intervenção profissional do Assistente Social no CRAS,  pois a Assistência Social historicamente é uma política que absorve um grande número de assistente social e esse projeto possa suscitar debates sobre a inserção e sobre politica de Assistência Social no item familiar  tendo como função contribuir para o fortalecimento dos vínculos na esfera familiar a fim de fortalecer e prevenir a ocorrência de ruptura de vínculos entre seus membros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (106.1 Kb)   docx (35.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com