TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio

Por:   •  20/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.339 Palavras (14 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 14

23 – 02 – 15     Nossa primeira aula: Assunto chegada dos portugueses e a colonização do Brasil.

A professora Maria Luiza abordou os principais pontos que serão estudados na AV1 do período da chegada dos portugueses a Colônia até o início dos anos 1960.

  • No século XVI foi iniciado a empresa colonial agrícola á partir da introdução da monocultura do açúcar no Nordeste pelos portugueses;
  • No sistema feudal a organização social era dividida entre clero, nobreza e servos e suas relações eram extremamente desiguais, pois somente o clero e a nobreza ditavam as regras econômicas. Existia um rei, porém o seu poder era descentralizado.
  • Desde o meado do século XV os portugueses já exploravam a rota do Atlântico na costa africana, com o cultivo da cana de açúcar. Com o objetivo de alcançar os fornecedores de especiarias localizados nas Índias.
  • O descobrimento do Brasil se deu devido as grandes navegações realizadas por Portugal que tinham o aprimoramento da tecnologia naval. Portugal estava em busca de metais preciosos, porém sem recursos implantaram outras atividades como Pau - Brasil e cana de açúcar. O lucro da empresa agrícola estava representado em três elementos principais, que garantiam os baixos custos de produção: o latifúndio; a monocultura e o trabalho escravo.
  • A escravidão indígena não foi adiante por não se adaptarem ao controle de tempo e a rotina pré-estabelecida. A igreja católica era contraria a escravidão indígena muitos morriam de doenças epidêmicas trazidas pelo homem branco, porém era a favor da escravidão dos negros. Os africanos já tinham experiência com o regime escravo e dominavam algumas técnicas necessárias para o cultivo da cana de açúcar.

Assistimos a um vídeo cujo assunto é o Brasil colônia aula (Bóris Fausto) em seguida a professora propôs uma dinâmica na qual as alunas teriam que relatar o que entendemos sobre o conteúdo apresentado.

Para finalizar a professora deixou uma leitura de partes do livro Raízes do Brasil, em que teríamos que relatar na próxima aula o que teríamos entendido.

02 – 03 – 2015 Nossa segunda aula iniciou com a professora Maria Luíza retornando aos slides da aula anterior, porque não havíamos compreendido a dinâmica para o resumo dado em sala de aula, nesse momento também acrescentou a apostila Raízes do Brasil fazendo linkscom a matéria anterior, no intuito de facilitar o entendimento. Nos capítulos 2 e 5 de Raízes do Brasil os pontos mais importantes são:

  • As colonizações visavam à criação de riquezas no país com a produção agrária, ao qual crescia devidos dois fatores que foram o aumento da produtividade devido às terras abundantes e a utilização de trabalhadores explorando a terra sem cuidar da mesma. O trabalho era realizado pelos escravos.
  • A nova rota comercial entre as colônias da coroa portuguesa tinha o objetivo de explorar os produtos primários da colônia brasileira voltada para o mercado externo e a exportação de escravos.
  • A comercialização e a produção de açúcar eram feitas pelos portugueses e os holandeses. Recolhiam o produto e refinavam e distribuindo para toda Europa. Essa parceria terminou com a junção de Portugal com Espanha chamada de União Ibérica.
  • A Holanda invade o Brasil em 1630 no Nordeste, porque estava proibida de comercializar o açúcar brasileiro, depois de muitas lutas os Holandeses foram expulsos do Brasil provocando graves consequências econômicas, a crise canavieira não foi superada, até que fosse substituída pelos metais preciosos.
  • O Brasil através do ciclo do ouro produziu mais ouro do que toda América espanhola, a quantidade de ouro extraída correspondeu a 50% de toda produção mundial. E como consequência o crescimento populacional de aproximadamente 11vezes. Houve mudanças no centro econômico, ou seja, a capital do Brasil mudou-se de Salvador para o Rio de Janeiro. Nas colônias ocorreram várias revoltas contra a Metrópole.
  • Logo após atingir o auge em 1950 a produção do ouro, atingiu uma rápida queda, comprometendo o desenvolvimento da economia mundial. Mercadorias com os índios
  • Os portugueses tinham espírito aventureiro, trocavam mercadorias com os índios, se misturavam aos nativos e exploravam a todos os lugares e se adaptavam a tudo. Porém os espanhóis tinham espírito semeador, pensavam fazendo uma projeção para o futuro visando transformar a cidade e impondo seus hábitos e sua presença.
  • O povo brasileiro é cordial porque foi colonizado pelos portugueses possuidores do espírito aventureiro que buscam os seus próprios interesses.

09 – 03 – 2015 Nossa terceira aula, falou sobre o pacto colonial a Revolução Industrial e o liberalismo.

  • A classe burguesa mercantil, conquistou novos territórios com apoio da coroa onde garantiu o monopólio comercial, formando a base política mercantilista. Esse sistema de comércio, formou-se no pacto colonial, onde o Brasil só poderia comercializar com a metrópole. Com isso surgiram conflitos entre colonos e a metrópole, este pacto passou a impedir que os colonos expandissem os seus negócios e seus meios de ganhos
  • O pacto colonial foi rompido quando a coroa portuguesa veio para o Brasil. O Brasil exportava cana-de-açúcar e metais preciosos, e importava produtos manufaturados principalmente tecidos. Aumentava sua produção, através da produção extensiva da terra (plantava em maiores espaços).
  • Nos séculos XVIII e XIX, ocorreu a Revolução Industrial através das transformações econômicas e sociais, com ela veio o aperfeiçoamento das máquinas e ferramentas. A Revolução Industrial trouxe coisas boas e ruins ao mesmo tempo. Se por um lado surgi a miséria, jornada de trabalho de 16 horas por dia, milhares de trabalhadores desempregados, privados de direitos políticos e sociais esse contexto levou a formação dos primeiros sindicatos, elaboração do pensamento socialista e revoltas articulados pela classe operária.
  • Liberalismo a não intervenção do Estado na economia, o próprio mercado que vai regular a economia.
  • Fatores que antecederam a independência do Brasil foram:

Movimentos que começaram a surgir em alguns lugares como a inconfidência mineira, um dos principais movimentos.

O sistema colonial quebrou depois que a Inglaterra se tornou uma potência e entrou com ideias de liberdade do comércio com expressões de autonomia dos primeiros colonos.

Estavam descontentes com a proibição do comercio entre as províncias e com impostos abusivos cobrados pela coroa.

O processo de separação de colônia e metrópole foi justamente precipitada com a vinda da Corte para o Brasil e que foram tomadas váriasmedidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)   pdf (139 Kb)   docx (22 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com