TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio

Por:   •  16/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.547 Palavras (15 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

ANTONIO ARIKLENES DA SILVA TORRES                   RA:427003

MARINA BEZERRA DE ARAÚJO                                     RA: 417394

MAYARA LOURENA MAIA COSTA                                 RA: 430847

DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL

PAU DOS FERROS / RN

2015

1- DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL

  1. Identificação do Campo:

O estágio foi realizado no Centro de Referencia Especializado de assistência social (CREAS) Pau dos Ferros/RN. Localizado na rua. Espicio Jose do Nascimento. Nº 609, bairro Princesinha do Oeste Pau dos Ferros/RN. CEP: 59900.000. Tel. (084) 33514886

1.2 Identificação do Supervisor de Campo

        A responsabilidade pela supervisão ficou a cargo da Assistente Social Laura Elisa Martins Nogueira CRESS: 2508/14º Região

1.3 Descrições gerais do campo:

O Centro de Referencia Especializado de Assistência Social (CREAS), integrante do sistema único de assistência social (SUAS), é uma unidade publica e estatal de media complexidade, oferta os serviços de atenção especializados de apoio, orientação e acompanhamentos individual e famílias em situação de ameaça ou violação de direitos. Antes a instituição era chamada de projeto sentinela, a partir de 02 de janeiro de 2006 passou a ser chamado de CREAS, prestando serviços especializados e tipicados. O atendimento personalizado e continuado que exige intervenções especializadas que acontece desde a escuta feita por profissionais ate encaminhar para as redes de proteção ou o sistema de garantia de direitos.

Tem como finalidade assegurar a proteção social e imediata, atendimento interdisciplinar, fortalecer as redes sociais de apoio à família, contribuir no combate a estigmas e preconceitos e oferta apoio especializados tanto a família como o individual. O objetivo do CREAS é atende as famílias e indivíduos (crianças, adolescentes, mulheres, homens, deficientes etc.), que vivem em situação de riscos pessoal, social ou violência sexual (abuso ou exploração), cumprimento de medidas sócio educativas.  

As principais demandas atendidas pelo CREAS são: visitas domiciliares, atendimentos psicossocial em crianças, adolescentes e famílias vitimas de violência domestica e intrafamiliar, acontece nas situações de trabalho infantil abuso ou exploração sexual, violência física, psicológica, negligencia afastamentos do convívio familiar por medidas sócias educativas, situação de rua, são aproximadamente atendidas por mês 34 casos. Tem como características as famílias ou indivíduos em situação de risco pessoal ou social por violação de direitos.

O CREAS é um órgão vinculado à secretaria de assistência social, a prefeitura municipal, e o convenio federal. A estrutura e o funcionamento são realizados por uma equipe multiprofissional composta por assistentes social, psicóloga, pedagoga, que proporcionam um acompanhamento psicossocial e pedagogo. No CREAS também tem uma coordenadora, recepcionista e uma servente, é constituído por uma estrutura de duas salas individual, sala de grupo, uma da coordenadora, cozinha, e um banheiro Os recursos para a instituição são todos disponíveis e as parcerias são com o judiciário, ministério publico saúde, conselho tutelar, governo federal.  

   

 1.4 Serviço Social na Instituição

O Centro de Referencia Especializado de Assistência Social (CREAS) teve sua origem como projeto sentinela, e a partir de 02 de janeiro de 2006 passou a ser o CREAS, que é responsável pela ofertar de serviços especializado de apoio, orientações e acompanhamento a indivíduos e famílias, com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos. O CREAS possui prédio próprio Tem como estrutura uma recepção, sala de coordenação, duas de atendimento individual, sala de reunião, uma sala de reunião para grupos, um banheiro e uma cozinha seu funcionamento composto por duas assistentes sociais, uma psicóloga, uma pedagoga, uma recepcionista, uma coordenadora e um de serviços gerais.

Tem como população atendidas as pessoas que teve seus direitos violados, como violência física, psicológica, negligencia abuso, maus tratos, pessoas com deficiência física, violência sexual, situação de rua. Por media de 34 pessoas são atendidas por mês pelo CREAS. O objetivo é do suporte aos atendimentos dando orientações, através de visitas domiciliares, atendimento psicossocial e social é preciso ter conhecimentos específicos das politicas publicas, do SUAS, revisamento do BPC, o PAIEF, estatuto da criança e adolescente e do idoso. As demandas do serviço social na instituição são relatórios, ofícios, visitas e intervenção social, os recursos disponíveis são todos em geral que a instituição precisa.

O maior desafio que a instituição enfrenta é a falta do acompanhamento das famílias que nem sempre estão presentes para ajudar no incentivo aos usuários. E a sua perspectiva é melhora o atendimento a comunidade, incentivando seus direitos e valores, buscando projetos sociais para os usuários de drogas, adolescentes e crianças, e programas para idosos.    

     

1.5 Considerações parciais sobre o diagnóstico institucional

Esta muito rico a experiência de estagio, justamente pelo fato de aprendera tolerar, ter paciência, é não verbalizar as opiniões quando estas  possam ser importunas. Porem isso não significa que a opinião não exista. No estagio temos a oportunidade de amadurecer os pensamentos antes de socializa-los com as  pessoas.

                    

        

        

[pic 2]

ANTONIO ARIKLENES DA SILVA TORRES                   RA:427003

MARINA BEZERRA DE ARAÚJO                                     RA: 417394

MAYARA LOURENA MAIA COSTA                                 RA: 430847

DIAGNÓSTICO SOCIAL

PAU DOS FERROS / RN

2015

  1.  DIAGNÓSTICO SOCIAL

O questionario foi aplicado no centro de especializado de assistencia social (CREAS), em Pau dos Ferros – RN. Foi  realizado no periodo do estagio mais precisadamente no dia 07/05/2015. Foi nas visistas que fizemos nosso questioanrio com 24 pessoas, sendo 12 mulheres e 12 homens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (954.1 Kb)   docx (896.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com