TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio

Por:   •  14/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.896 Palavras (8 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 8

                 FACULDADE INTERNACIONAL DO DELTA(FID)

                       BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

                ELISABETHE MEIRE DOS SANTOS NASCIMENTO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

                                            PARNAIBA/PI[pic 1]

                                                   2015

           ELISABETHE MEIRE DOS SANTOS NASCIMENTO

               RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVIONADO II

Relatório apresentado à disciplina de Estágio Supervisionado II como requisito parcial à obtenção da Nota do Curso de Bacharelado em Serviço Social.

        

                                             

                                           PARNAÍBA/PI

                                                   2015[pic 2]

 SUMÁRIO

[pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]

1. INTRODUÇÃO        05

2. ATIVIDADES PREVISTAS        06

3. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS        07

4. REFLEXÕES E CRITICAS        08

5. CONCLUSÃO        10


[pic 7][pic 8]

  1. INTRODUÇÃO

Estende-se como um dos objetivos de estagio, de acordo com o documento base da política nacional de estagio (PNE) da associação brasileira de ensino e pesquisa de serviço social (ABEPSS) que o estágio se constitui num instrumento fundamental na formação da analise crítica, capacidade interventiva, propositiva na formação do/a profissional que precisa apreender os elementos concretos que constituem a realidade social capitalista e suas contradições, de modo a intervir nas diferentes expressões da questão social, que vem se agravando diante do movimento mais recente de colapso mundial da economia, em sua fase financeira, de desregulamentação do trabalho e dos direitos sociais.

Este relatório traz uma descriçãobreve sobre as atividades previstas, atividades desenvolvidas, dentro do campo de estágio, também contarão com umas reflexões e críticas e finalizando com a conclusão. Um pouco do aprendizado desenvolvido é compartilhado. O estágio supervisionado desenvolvido no período de04 de fevereiro a 25 de agosto 2015 e tem a carga horária de 150 horas, na Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Parnaíba.

O Estagio Supervisionado II oferecer ao estagiário a oportunidade de intervir no seu campo de estágio, o estagio é uma atividade curricular obrigatória do curso de Serviço Social, que se configura a partir da inserção do acadêmico nos espaços sócio institucionais, proporcionando para o estagiário/aluno a vivência e observação da prática profissional.

.

3. ATIVIDADES PREVISTAS

As tarefas desenvolvidas pelo estagiário/aluno foram supervisionando pela a assistente social da APAE e pela professora docente da faculdade.

As atividades previstas para esta sendo executadas são:

Registro no diário de campo, onde relatava todas as observações, reflexão, do dia a dia do trabalho do assistente social na instituição,e assim fazer discussões entre estagiaria e Assistente Social, esta atividade será sempre realizada ate o último dia de estágio dentro da instituição, pois faz parte do dia a dia do estagiário, para esta descrevendo todas as atividades observadas sobre o trabalho da assistente social.

[pic 9]

  Neste estágio foi elaboradoo Projeto de Intervenção, onde utilizeias experiências vivenciadas no campo de estágio, observações realizadas durante a atuação do assistente social, e demais profissionais, de acordo com a necessidade da instituição que também será supervisionada pela as duas supervisoras a docente e a de campo, para que também seja executada. Para a elaboração do projeto realizei varias pesquisas dentro da instituição e entrevistei os profissionais, para poder saber da carência e esta me direcionando a um projeto especifico, observei o trabalho deles, e já tenho algo concreto, nesse projeto, que partir de uma realidade especifica que este documento fundamentará da prática no estágio supervisionado, e que irá ser colocado em prática no estagio III.

4. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

As atividades realizadas foram:

Registro no diário de campo, onde relatava todas as observações, reflexão, do dia a dia do trabalho do assistente social na instituição, onde se faz a comparação da teoria e a pratica. No cotidiano profissional do Assistente Social na APAE, é utilizada diversos instrumental específicos, para cada demanda apresentada, vão desde formulários de anamnese, triagem social, requerimento do passe livre interestadual, requerimento do passe livre intermunicipal, termo de desistência, contrato de tratamento, ficha de avaliação, termo de advertência, termo de desligamento, requerimento do beneficio assistencial o BPC, planejamentos, acompanhamentos dos casos e execução de programas e projetos da entidade, o diário de campo é uma ferramenta que permite sistematizar as experiências para posteriormente analisar os resultados.Desta forma, o estagiário pode incluir, num lado, tudo o que diz respeito às observações realizadas por si e, no outro, as suas impressões ou conclusões.

Na Elaboração do plano de estágio II relata todo o planejamento das ações a serem desenvolvidas no campo de estágio, é elaborado junto com a supervisora de campo, para ser organizada e elaborada conforme as atividades a serem desenvolvidas no período de estágio.

Na Elaboração da analise institucional - para a elaboração da analise utilizamos as experiências vivenciadas no campo de estágio, observações realizadas durante a atuação do assistente social, e demais profissionais. Também foram feitas varias pesquisas dentro da instituição como entrevistar os profissionais, observar o trabalho deles, pesquisa na documentação da instituição e pesquisas bibliográficas para compreender melhor a atuação do assistente social, e da instituição, foi feito um estudo criterioso e da realidade da instituição, para poder esta sendo desenvolvidos nele todos os aspectos constitutivos da realidade de estágio, referentes ao campo de atuação do estagiário, cabe ressaltar que foram observados varias área da instituição como recurso financeiro, humano, serviços prestados entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (132.4 Kb)   docx (24.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com