TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio a importancia da dança na terceira idade

Por:   •  17/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.004 Palavras (9 Páginas)  •  1.119 Visualizações

Página 1 de 9

A DANÇA NA TERCEIRA IDADE

Autor Mayara Garcia

Orientador Local Ajax Dagoberto Morais Filgueira

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso de Bacharelado em Serviço Social (0198) – Estágio I

10/05/2015

1 INTRODUÇÃO

O ser humano passa por diferentes etapas durante a vida, cada qual com características  e especificidades próprias, que conduzem as vantagens e limitações no estudo do desenvolvimento humano. Entretanto, nenhuma das etapas podem prescindir a outra, estando todas inter-relacionadas.

A terceira idade, como uma dessas etapas, apresenta hoje um crescimento demográfico significativo no Brasil. Dados recentes do IBGE mostram com clareza um acelerado envelhecimento da população brasileira, estudos revelam que em menos de uma década em alguns estados a expectativa de vida poderá atingir os 80 anos.

É exatamente nesse ponto, que a dança atua como aliada. Segundo Prado ET Al.(2000), “essa atividade tem grande aceitação por parte dos idosos que a praticam e, também, que a idade não se constituiu em nenhum| obstáculo para sua pratica”. A afirmação realizada pelo autor nos leva a refletir sobre os benefícios proporcionados pela dança na vida daqueles que a praticam, no caso particular da terceira idade, contribuindo para a prevenção e controle de doenças crônicas. ou seja, o desafio de envelhecer com saúde e de forma ativa.

Baseado na pesquisa realizada com os idosos que freqüentam o CENCAPI, (Cametá/Pará)  foi nítido o interesse pela dança. Indiscutivelmente, não podemos deixar de levar em consideração esse interesse por parte dos idosos, pois não podemos negar que a atividade física é fundamental, quando não primordial, na qualidade de vida dos idosos.

A dança enquanto pratica diária no Centro de Convivência e Apoio À Pessoa Idosa(CENCAPI) pode ser considerado como atividade bem aceita pelos idosos, haja vista que muitos deles alem de gostar de dançar compõem outro grupos de danças regionais, esses fatores foram determinantes para a escolha do tema “A dança na terceira idade: uma alternativa de qualidade de vida no CENCAPI.

Dessa forma este relatório tem como objetivo geral; propiciar aos idosos a interação social e o fortalecimento de vínculos através da dança, buscando a superação do limites físicos e conseqüentemente boa convivência sócio família e a qualidade de vida.

2. RELATO E ANALISE DO PROCESSO DE TRABALHO

Envelhecimento: Aspectos e concepções diante da perspectiva de qualidade de vida;

O ser humano vai envelhecendo a estrutura física e psicológica se vê determinada, em sua maioria pela habilidade de manter a independência funcional do corpo: esse fato leva apensar por que muitas pessoas demonstram medo de envelhecer, tendo em vista a possibilidade de dependência causada pela doença e conseqüentemente a inviabilidade do exercício de suas atividades habituais diárias. Nessa perspectiva, observa-se que essa fase da vida é permeada de limitações que necessitam de atenção especifica para esse grupo etário, para assegura os direitos  da pessoa idosa foram criadas leis, a exemplo do Estatuto do Idoso (EI) que foi criado para assegurar os direitos as pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos garantindo a essa fase da vida, a liberdade, o respeito e a dignidade, como pessoa humana e sujeito de direitos civis, políticos,individuais e sociais, garantidos na constituição e nas leis.

Segundo a ONU – Organização das Nações Unidas, as pessoas idosas podem ser divididas em três faixas etárias que são: pré-idosos (55 a 64anos de idade), idosos jovens(65 a 79 anos de idade) e idosos de idade avançada (75 a 80 anos de idade). Esses dados estatísticos assinalam que as pessoas com mais de 80 anos de idade são representadas por mulheres, segundo o IBGE- Instituto Brasileiro de geografia e Estatística. Observa-se um aumento em percentual pois na década de 40 os idosos somavam 4%, sendo que a estimativa para 2020 será entorno de14,7%,ou seja, haverá, portanto, um aumento considerável de idosos no Brasil.

Pude observa. Que a proposta dessa instituição inicia-se como acolhimento diário e realização de atividades que vão de encontro as suas especificidades: os exercícios físicos são feitos três vezes por semana, as atividades socioculturais (cursos de artesanato, de alfabetização, piqueniques, dinâmicas de grupo, cultos evangélicos, novenas, festas comemorativas), encaminhamento para a rede de atendimento sócio assistencial, visitas domiciliares, atividades lúdicas, palestras e atendimento individual com o objetivo de repassa informações que ajude no convívio social.

A inserção no Centro de Convivência À Pessoa Idosa (CENCAPI) possibilitou-me no decorrer do estagio I, observa e identificar o perfil dos freqüentadores inscritos no programa. No decorrer desse processo, percebeu-se a importância da dança no cotidiano dos idosos, tendo em vista, as contribuições para o corpo e mente. A dança é considerada pouco impactante no que se refere aos riscos de lesões comparadas a outros exercícios físicos. Possibilitando vantagens para os idosos como:

  • Melhora a flexibilidade, alongando e exercitando os músculos;
  • Auxilia a perda e a manutenção de peso;
  • Exercita a coordenação motora;
  • Libera endorfina, combate os males como estresse e ansiedade;
  • Ajuda no equilíbrio e tonifica as pernas;
  •  Faz bem para a auto-estima;
  • Combate a depressão, estimula o convívio social, melhorando a timidez.

A sensação que a dança permite é de liberdade por meio da movimentação do corpo com ritmos articulados e envolventes. Pesquisa e estudos revelam que a dança é uma das atividades mais completa a ser realizada na terceira idade, uma vez que, facilita a integração e o fortalecimento das amizades a partir da ultrapassagem das limitações físicas do corpo, diminuindo assim as aflições e inseguranças vivenciadas permanentemente no cotidiano desse grupo etário.

A dança é uma atividade física bem aceita pelos idosos, pois favorece o relacionamento, as recordações pessoais, apresenta uma grande riqueza de gestos e movimento, contribui para a expressividade e criatividades alem de trazer benefícios para a saúde. (SILVA; MAZO, 2007, p.30).

Pude constatar pelos resultados de entrevista, que a maior parte dos usuários possui baixo índice de rendimento econômico, impedindo-os que tenham uma boa qualidade de vida na dimensão socioeconômica, física e psicológica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (127.6 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com