TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de Estagio Curricular Obrigatorio III

Por:   •  8/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.367 Palavras (6 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2] 

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL – NOTURNO 7º SEMESTRE

JOSÉ ROMUALDO BATISTA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RELATÓRIO DE ESTAGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III 

PROJETO DE AÇÃO

O USO DE DROGAS NA ADOLESCÊNCIA, AS SUAS IMPLICAÇÕES PARA O JOVEM NA ATUALIDADE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

[pic 3] 

Nova Cruz/RN

2017.1


JOSÉ ROMUALDO BATISTA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RELATÓRIO DE ESTAGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III 

PROJETO DE AÇÃO

O USO DE DROGAS NA ADOLESCÊNCIA, AS SUAS IMPLICAÇÕES PARA O JOVEM NA ATUALIDADE

 

 

 

Trabalho do curso Serviço Social apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina Estágio Curricular III.

Coordenador do curso: Prof.ª. Me. Valquíria Aparecida Dias Caprioli

Orientadora Acadêmica: Juliane Borges da Silva

Supervisor de Campo: Ranieri Eduard de Macêdo Amaro

 

 

 

 

[pic 4]

Nova Cruz/RN

2017.1


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ....................................................................................................4

2 DESENVOLVIMENTO DO RELATÓRIO ............................................................5

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS ................................................................................9

REFERÊNCIAS.....................................................................................................10



1. INTRODUÇÃO

Este relatório tem por finalidade de apresentar um estudo final sobre os conhecimentos adquiridos no campo de estágio, visando três estágios, realizada entre o reconhecimento institucional do campo de estagio, observando a pratica profissional do assistente social, percebendo a questão social vivida na instituição e elaborando um projeto sobre uma perspectiva de intervenção do serviço social criando assim um plano de ação e intervenção, concluindo com a aplicação do plano de intervenção elaborado.

Historicamente, a questão do uso abusivo e/ou dependência de drogas tem sido abordada por uma ótica predominantemente psiquiátrica ou médica. As implicações sociais, psicológicas, econômicas e políticas são evidentes, e devem ser consideradas na compreensão global do problema. Cabe ainda destacar que o tema vem sendo associado à criminalidade e práticas anti-sociais e à oferta de “tratamentos” inspirados em modelos de exclusão/separação dos usuários do convívio social.

Os Estágios Obrigatórios Curriculares foram realizados no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no município de Nova Cruz/RN que atua nos serviços socioassistenciais da proteção social básica, proteção social, dentre outros, atendendo famílias que se encontram em caso de vulnerabilidade social. O CRAS centro de Nova Cruz dentre várias ações sociais oferta o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Veículos, com pré-adolescente e adolescente de 12 a 17 anos e tem como objetivo complementar as ações familiares e da comunidade na proteção e desenvolvimento desses jovens no fortalecimento de vínculos familiares e sociais, com um espaço de afetividade, solidariedade e respeito entre eles e toda comunidade.

O objetivo do Estágio Obrigatório Curricular III é a intervenção do Projeto de Ação, sendo desenvolvido e apresentado individualmente pelo estagiário, voltado para a atuação do profissional de Serviço Social, abordando questões sociais, que neste projeto é direcionada a pré-adolescente e adolescente que frequentam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, diante da realidade vivenciada durante as três etapas do estágio e sentindo a necessidade de alerta-los pelo o que os cercam, tentando passar o conhecimento sobre as Drogas e o que elas podem provocar no convívio com as famílias e com toda comunidade.

2. DESENVOLVIMENTO DO RELATÓRIO

Para a realização do projeto foi levado em conta a questão social do público alvo, definindo do que eles são alvos e o que se quer prevenir ou remediar. O referencial cientifico foi de muito importante para que se pudesse transmitir segurança ao público alvo deste projeto.

A principal finalidade do projeto foi levar o conhecimento a questão das drogas, os males a saúde, aos relacionamentos interpessoais e a sua ligação com a violência, fazendo sabedor e tentando prevenir o uso em cada um dos jovens que frequentam o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, buscou-se orientar sobre os diversos tipos de drogas, seus efeitos e consequências e estimular a prática de atitudes mais saudáveis e mais divertidas sem a necessidade do uso de drogas. O projeto teve início no mês de março, com elaboração de folders, convites, e todas a esquematização, com uma culminância no mês de abril de 2017.

Atividade constituída para definir um problema identificado, transformando uma ideia em ação, definir a análise e seguir passos e assim tentar solucioná-lo. Assim, após o levantamento do problema, o projeto de intervenção foi realizado para uma ação Anti-Droga com a participação de todas usuários do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos e seus funcionários, a fim de conscientizar, aproximar, prevenir e combater o uso indiscriminado das drogas nos adolescentes de 12 a 17 anos. Os funcionários, adolescentes e familiares que participaram do projeto, foram esclarecidos de que se tratava de um projeto de intervenção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (485.7 Kb)   docx (430.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com