TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III

Por:   •  16/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.055 Palavras (9 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

        BACHAREL EM SERVIÇO SOCIAL

         

                                     

Debora Maria de Oliveira

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III

[pic 2]

Palmares

2015-09-24

[pic 3]

Debora Maria de Oliveira

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III

                                           

Trabalho apresentado ao Curso Bacharel em Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná para as disciplinas de Estágio Curricular Obrigatório III.

[pic 4]

Palmares

2015-09-24

INTRODUÇÃO

                 O Estágio Supervisionado, assim como os demais estágios supervisionados proporciona a oportunidade de aliar a teoria à prática, ajudando o desenvolvimento de competências profissionais, conhecimentos adquiridos, quer na vida acadêmica quer na vida profissional e pessoal, adequando dessa formação às expectativas do mercado de trabalho

o FUNDO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE XEXÉU Na cidade de xexeu-pe que fica localizado na Av. Floriano Gonçalves de Lima - Centro Número 01. Trata-se de uma unidade pública estatal, de base territorial, localizadas em áreas de vulnerabilidade social, responsável por executar serviços de proteção básica, e organizar e coordenar a rede de serviços socioassistenciais da Política de Assistência Social trata-se de uma empresa pública, sendo sua gestora Secretária Maria de Fátima de Barros tivemos como orientadora a supervisora de campo a Assistente Social JOCIA CLEPIA FRANCELINO DE MOURA CRESS 6504

E uma sendo uma unidade responsável pela oferta de serviços de Proteção Básica do Sistema Único de Assistência Social. Atualmente o funciona num imóvel exclusivo e único no município, bem estruturado onde pode atender com melhor conforto os usuários que ali procuram soluções para resolução de suas questões sociais.

A entidade atua conforme determina a Política Nacional de Assistência Social, na modalidade de Proteção Social Especial de alta complexidade que prevê a garantia da proteção integral – moradia, alimentação e higienização para famílias e/ou indivíduos que se encontram sem referência e, ou, em situação de ameaça, necessitando ser retirados de seu núcleo familiar e, ou, comunitário.

                Houve novas implantações de programas, ampliações das redes sociais, ampliações de grupos de convivência implantações de algumas unidades, etc., Em virtude do grande o índice de desemprego, a demanda pela busca da assistência tem aumentado de forma que as pessoas que atendem nesta unidade tem se desdobrado em melhor atender a população.

                 Decidir executar o projeto de intervenção tendo como foco principal as crianças e adolescente do municipío de xexéu  vítima da negligência baseada na omissão, rejeição, no descaso, na indiferença devido ao grande impacto que exerce na sociedade, surgindo assim o desejo de conhecermos melhor a realidade desses atores do cotidiano e ajudá-lo a superar e compreender o valor da auto-estima, da dignidade violada, orientando-os e devolvendo-lhes um pouco da sua infância negligenciada, garantindo os mesmos a proteção integral, tais como; saúde, educação, a profissionalização, habitação e laser entre outros direitos de todos e dever do estado, políticas de assistência social.

São ofertados os seguintes atendimentos:

·Atendimentos;

·Visitas domiciliares;

·Assistência;

·Psicologia;

·Serviço Social;

·Mini cursos;

Orientação para quem se interessar além de realizar também o estímulo a atividades de convivência comunitária e familiar. Os usuários são atendidos e os resultados obtidos têm sido uma melhora significativa na qualidade de vida dos residentes com rebatimentos positivos na vida familiar. Sendo um dos seus principais aspectos levar alegria para os idosos que foram abandonados pelos seus familiares e hoje vivem sozinhos dependendo dos asilos.

Objetivando uma análise cultural das possíveis causas da vulnerabilidade social, bem como na orientação aos seus direitos.

           Alguns desses profissionais foram envolvidos de forma direta na execução do projeto, para que ele saísse da melhor forma possível, atingindo os objetivos propostos e obtendo os resultados esperados do projeto.

DESENVOLVIMENTO

               Este projeto foi super interessante e ao mesmo tempo difícil de ser executado, pois diante da realidade em que se encontram   O presente projeto de ação foi elaborado através do processo de observação e escuta durante o estágio na  secretaria de Assistência Social na cidade de Xexéu – PE, onde constatamos que a população idosa acompanhada em visitas domiciliares era em sua maioria apta a atividades, porém sofria com a falta de atenção de seus familiares, cuidadores, entre outros, por vários fatores que assim o possibilitavam, ou ainda, alguns deles moravam sozinhos. Podemos constatar, nessa faixa etária, sintomas relevantes de tristeza, ansiedade e depressão.

               Desse modo, buscamos informações que sugerissem uma forma de intervir positivamente nesses idosos, de acordo com seu contexto, aonde chegamos a conclusão da importância de se criar uma estratégia de intervenção favorecida pela criação de um grupo de convivência. Esses grupos proporcionam uma ressocialização para os idosos, aumentando seu círculo de amizades, possibilitando, assim, um novo sentido para a vida daquela pessoa que antes se sentia sozinha e sem muitas expectativas. Os grupos de terceira idade são possibilidades de troca e interação com pessoas da mesma geração, sendo a participação destes um marco em sua vida, porque substituem o período de solidão e abandono por outro de novas amizades, festas, encontros e passeios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (125.8 Kb)   docx (33.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com