TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III - GESTÃO

Por:   •  20/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.255 Palavras (22 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 22

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

                           LIA FEISTAUER LENCINA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III - GESTÃO

[pic 1]

CANOAS

2017

                                     LIA FEISTAUER LENCINA

 

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III - GESTÃO

Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório III – Gestão

Orientador: profª. Ms. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor eletrônico: Leticia Mara Neves Kinceskii

Tutor de sala: Liane Maria Eggert Esswein

     

                                                               

CANOAS

2017



SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        4

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        4

DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES        7

PROPOSTA DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO CONTEXTO DA  GESTÃO        9

RELATO DA APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA NA ESCOLA        16

MOSTRA DE ESTÁGIO............................................................................................ 17

CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................... 17

REFERÊNCIAS..........................................................................................................19


INTRODUÇÃO

O presente relatório tem como finalidade apresentar as observações, a participação na rotina escolar e os conhecimentos adquiridos durante a realização do Estágio Curricular Obrigatório em Gestão Escolar dentro do processo de formação pedagógica, que foi realizado na escola da rede particular Espaço Girassol Educação Infantil Ltda., localizada na Rua Bandeirante nº 316, Bairro Nossa. Senhora das Graças, Canoas RS.

O Estágio Curricular Obrigatório tem como objetivo oportunizar ao aluno estagiário condições propícias ao desenvolvimento de sua prática administrativa, mediante observações, trabalho pedagógico, vivência e intervenções sistematizados em situações que se apresentam no campo de estágio fundamentados na teoria e nos saberes da experiência vivenciada na escola, fazendo uma análise e reflexão sobre o plano de ação global de gestão da escola, dos programas de ensino, promovendo, desta forma, condições de instrumentalizar-se para a profissão.

O mesmo proporciona aos futuros gestores um maior conhecimento prático, conhecendo as modalidades de gestão na escola como descrição do espaço de atuação do gestor e suas respectivas atribuições, análises e aplicabilidade do trabalho de gestão, a relação teoria e prática do trabalho pedagógico.

O estágio nos possibilitou o preparo para o exercício da prática de gestão, com um propósito de mudanças e um olhar mais amplo para as relações teoria- prática oportunizando-nos conhecer a realidade da gestão escolar, as atividades desenvolvidas na área administrativa da escola e os aspectos pedagógicos- educacional que a envolve, a fim de nos preparar criticamente para a prática profissional.

Através dessa realidade ressalta-se, que as observações que fizemos nos deram oportunidade de aprendermos como é a prática e como ela se apresenta, pois foi possível perceber a prática administrativa que vem sendo desenvolvida na escola e que se torna um elemento essencial na gestão escolar, a qual nos oportunizou a conhecer a realidade educacional na direção da escola como verdadeiramente ela é. Nesse sentido, consideramos que o estágio Curricular Obrigatório em Gestão Escolar foram momentos de extrema relevância para nossa formação, pois adquirimos um aprendizado significativo e incalculável. O estágio Curricular é considerado um instrumento fundamental no processo de formação do educador, funciona como elo de articulação orgânica com a própria realidade e tem como objetivo preparar o profissional para exercer funções administrativas na área da educação.

No presente trabalho apresenta-se o projeto que tem como objetivo a implementação de uma Brinquedoteca na escola Espaço Girassol Educação Infantil Ltda. A Brinquedoteca fundamenta-se no conceito de que o lúdico é um recurso facilitador da aprendizagem e propiciador do desenvolvimento integral das crianças, ao constituir um espaço onde estas podem brincar livremente, interagindo com o ambiente, manipulando materiais e se relacionando com os colegas. Neste contexto, o professor é o organizador desse espaço, o observador sensível e o mediador do conhecimento, de modo a acompanhar e avaliar a performance de cada criança nesse ambiente onde ela se apresenta brincando.

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

O projeto de estágio supervisionado Gestão Escolar constituiu nas observações, participações e intervenções pedagógicas.

Através do estagio realizado na Escola Espaço Girassol Educação Infantil Ltda localizada na Rua Bandeirante nº 316, Bairro Nossa Senhora das Graças, Canoas RS, foi possível observar, conhecer e caracterizar os espaços de atuação do profissional pedagogo, registrar e analisar situações diárias no que se refere ao trabalho do pedagogo, compreender a relação interpessoal que se estabelece entre os profissionais da instituição.

Experimentar situações de análise, planejamento e intervenção necessárias à atuação profissional do futuro pedagogo/professor; articular teoria e prática a partir da análise e reflexão da realidade vivenciada.

A elaboração de um plano de ação diz respeito à proposta de intervenção, que se pautou nas observações realizadas.

Foram realizadas entrevistas com a equipe pedagógica, para que assim fosse possível fazer um plano de ação que favorecesse os mesmos, utilizando as respostas deles como base.

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

        

O estágio foi realizado na Escola Espaço Girassol Educação Infantil Ltda., localizada na Rua Bandeirante nº 316, Bairro Nossa Senhora das Graças, Canoas RS, escola em que foi realizado o estágio existe há 16 anos. Ela atende em média 80 crianças de 0 á 5 anos de idade no turno integral das 07h00min as 19h00min horas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.4 Kb)   pdf (195.3 Kb)   docx (66.5 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com