TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III

Por:   •  13/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.406 Palavras (6 Páginas)  •  1.349 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

serviço social

Patricia Felix Santos

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III

[pic 5]

Cruz das Almas

2015

Patricia Felix Santos

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III

Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Estágio Curricular Obrigatório III.

Orientador: Profª Adarly Rosana Moreira Goes.

        

[pic 6]

Cruz das Almas

2015

SUMÁRIO[pic 7][pic 8]

1. INTRODUÇÃO...........................................................................................

3

2. DESENVOLVIMENTO...............................................................................

5

3. CONCLUSÃO............................................................................................

7

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.........................................................

8

1. INTRODUÇÃO

O estágio curricular III, do curdo de serviço social foi realizado no  local onde foi desenvolvido a referido projeto foi no CRAS com os adolescentes do SCVF (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos), um Programa que funciona através de uma da Prefeitura Municipal de Sapeaçu – BA na Secretaria de Assistência Social e que tem com objetivo o reingresso dos jovens e adolescentes com a faixa etária entre 15 e 17 e que fazem parte do grupo de jovens que estão em vulnerabilidade e risco social. O Projeto de Intervenção propõe sensibilizar os participantes do Sapeaçu – BA, adolescente a importância da prevenção da Gravidez.

O objetivo de foi apresentar uma análise final referente aos conhecimentos assimilados no campo de estágio, através de três etapas compreendidas entre o reconhecimento institucional, observação da prática profissional do assistente social, a percepção da questão social vivenciada no campo de estágio e a projeção de uma perspectiva de intervenção do serviço social com a elaboração de um plano de ação para intervir, e por fim, com a aplicação deste plano com vistas à realização das ações interventivas.

 O CRAS oferta o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de 15 a 17 anos e tem como objetivos complementar as ações da família e da comunidade na proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes no fortalecimento de vínculos familiares e sociais, assegurando espaços de afetividade, solidariedade e respeito mútuo, possibilitando a ampliação do universo informacional.

A finalidade do Estágio Curricular Obrigatório III é a execução do Projeto de Ação “Informações Sobre Gravidez na Adolescência”, assim, o aluno comprometendo-se individualmente em realizar um projeto, voltando-se para a atuação profissional do Assistente Social, à cerca das questões sociais, que no caso deste projeto, está voltado para os adolescentes que frequentam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de 15 á 17 anos, pelo motivo de que durante as três fases do estágio, houve um contato grande com o Serviço de Convivência, assim conhecendo de forma gradativa as ações necessárias a serem desenvolvidas com este público.

 2. DESENVOLVIMENTO

Para que o projeto tivesse sucesso, foram atendidos os valores humanos, levando em conta características psicológicas e sociais do público alvo, definindo o que se quer prevenir ou remediar. O referencial científico foi importante, para que se possa ter credibilidade em relação ao público alvo.  O objetivo geral do projeto foi de conscientizar os adolescentes à questão da gravidez na adolescência, os males que trazem a saúde, aos relacionamentos interpessoais e a sua ligação com a faze adulta, a fim de contribuir para transformação da realidade vivenciada, e estimular a prática de atitudes mais saudáveis e mais divertidas sem a necessidade da gravidez na adolescência. Várias imagens ilustrativas foram expostas em forma de desenhos, animações e vídeos relacionados aos temas. Utilizaram-se panfletos, cartazes, slides produzidos em PowerPoint a fim de serem apresentados em um Datashow de propriedade do CRAS.

A abordagem foi realizada de forma sutil, sem postura agressiva com relação à gravidez na adolescência. Através de indagações, buscando ouvir os alunos sobre o que eles entendiam a respeito, tirando as dúvidas sobre o tema abordado. Contudo foi surgindo comentários de relativos às consequências negativas a gravidez na adolescência por parte de seus monitores, tanto das questões físicas, como das questões psicológicas e sociais das adolescentes. A dinâmica do uso de imagens e vídeos, em sua maioria desenhos, reforçou a identificação com o público, o que contribuiu efetivamente para a participação dos envolvidos e para que houvesse interesse pelo assunto e a motivação para dar continuidade às atividades.

Os alunos do Serviço de Convivência gostaram bastante do Projeto, já que é sempre bom estar informando e conscientizando os adolescentes sobre os transtornos que venham causar uma gravidez na adolescência, não somente para a adolescente gestante, mas também para toda sua família. De acordo com um estudo feito com a Coordenadora do CRAS, algumas meninas que frequentar ou frequentaram o serviço passaram e passam por este histórico de gravidez na adolescência. Todos nos sabemos que não são somente com algumas palestras que os adolescentes entenderão o real problema da gravidez na adolescência e ficarão instruídos do assunto, por isso, é importante manter um trabalho constante com os mesmo.

Todos sabem que a gravidez na adolescência é uma problemática em os jovens e vem crescendo ao logo dos tempos e  alcança todas as classes sociais, porém as famílias consideradas em estado de vulnerabilidade social são as vítimas mais frequentes, pois estão inseridas num contexto social que favorece esta realidade. Os sujeitos sem emprego e sem qualificação buscam buscar mais cedo conhecer e pratica a sexualidade desprotegida.  A gravidez na adolescência tem seu contexto e transforma totalmente a vida de uma adolescente e de seus familiares, por isso acredito que não poderia ter escolhido tema melhor para realizar um projeto de ação, onde ainda existe a necessidade de trabalhar constantemente a prevenção do sexo desprotegido entre os adolescentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (132 Kb)   docx (25.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com