TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de atendimento

Por:   •  11/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.032 Palavras (5 Páginas)  •  10.341 Visualizações

Página 1 de 5

          [pic 1]             [pic 2]                          [pic 3]                                                                                     

                                 PREFEITURA MUNICIPAL DE MARACANÃ

SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E PROMOÇÃO SOCIAL

CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTENCIA SOCIAL – CRAS “FAMILIAS DE DEUS”

             

                            RELATORIO EQUIPE VOLANTE

 COMUNIDADES:     MOTA, SÃO RAIMUNDO, BACABAL E BOM JARDIM.

O Centro de Referencia da Assistência Social – CRAS, órgão responsável pela operacionalização da Política Nacional da Assistência social, passa a desenvolver atividades referentes à política de atendimento extra espaço físico sobre o ordenamento da Resolução 07 de 2010, que ordena o atendimento fora da instituição, sendo este destinado como “Equipe Volante do CRAS” destinada a levar os serviços para as áreas de difícil acesso onde estão alocados indivíduos que necessitam de atendimento sobre o que rege a Lei, Orgânica da Assistência Social.

É sobre este foco que nossa equipe volante esteve presente na Comunidade do Polo do Mota, atendendo as localidades do Mota, São Raimundo, Bacabal e Bom Jardim. Que  tem como Líder Comunitário o Srº ----------------------------------. O nº de pessoas existentes na comunidade é de aproximadamente ------------------------------- indivíduos divididos entre crianças, adolescentes, adultos e idosos. A comunidade fora fundada a mais de 100 anos, tem como fonte de renda familiar a Pesca e Marisco, Bolsa Família, e existem também um numero pequeno de Agricultores destinado ao consumo do núcleo familiar. A comunidade conta com os serviços públicos de uma Escola em cada comunidade, um Posto de Saúde para atender a todos, que ainda está em reforma.

Na ocasião os trabalhos detiveram-se em atendimentos de recadastramento do Programa Bolsa Família, Atendimento psicossociais, visitas domiciliar e Oficinas.

 O espaço cedido para o acontecimento das atividades foi a Escola José de Paiva Ozorio, a equipe montou uma sala para o atendimento das famílias cadastradas no PBF, e um espaço para realizar a “Oficina de Sucata Marinha” ministrada pelo oficineiro Kleusom.

 Pela manhã, foi reunido todas as famílias em uma sala, a Assistente Social, Isabel Lima fez a apresentação de toda equipe. Logo após palestrou sobre o Programa Bolsa Família, parte da equipe foi até a praia para catar o material que seria usado na oficina. E a outra equipe, dos cadastradores do Bolsa Família, juntamente com sua Coordenadora  Isabel Lima Assistente Social, ficaram em atendimento.

Já na parte da tarde, continuou o atendimento de recadastramento, e a Assistente Social Vasnir Lira, juntamente com a Psicóloga Bruna Garcia e o Oficineiro Kleusom--------, entraram nas salas de aula para divulgarem as atividades realizadas pela Equipe Volante do CRAS, convidando a participarem da Oficina de Sucata Marinha e para o Cine- Cras.

No dia seguinte, a equipe dos cadastradores continuaram seus atendimentos, enquanto a Assistente social Vasnir a Psicóloga Bruna e a Secretaria de Assistência Dyelle Guimarães, foram fazer visitas na comunidade de São Raimundo e Bacabal, juntamente com a ACS Marli, que nos relatou alguns descasos com idosos acompanhados por ela. Foi relatado também as dificuldades das crianças na escola da comunidade, pois a mesma não tem banheiro para que as crianças utilizem. Na localidade de São Raimundo, a escola esta em reforma a três anos e não construíram banheiros, já na comunidade de Bacabal,  a escola esta com o banheiro inacabado, o material de vasos e pias já estão comprados, mas falta apenas colocar. Sendo que as crianças tanto de uma comunidade, como de outra, fazem sua necessidades no mato ou em casas de vizinhos. Marli também nos relatou a dificuldade em relação a Saúde, pois o posto de Saúde do Mota, que atende toda a  comunidade esta em reforma a bastante tempo, sendo assim, as pessoas que necessitam ser atendidos terão  que ser encaminhados para o posto  de Saúde do Penha, que já faz parte de outro polo. Sendo assim a dificuldade ao acesso a outro posto já dificulta para os moradores do Mota, a demanda acaba sendo grande demais que o posto do Penha não tem como atender os dois polos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (130.5 Kb)   docx (50.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com