TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II: ATENDIMENTO INFANTIL/BRINQUEDOTECA

Por:   •  6/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.693 Palavras (7 Páginas)  •  579 Visualizações

Página 1 de 7

        FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA[pic 1]

CURSO BACHARELADO EM PSICOLOGIA

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II: ATENDIMENTO INFANTIL/BRINQUEDOTECA

CACHOEIRA

JUNHO/ 2015[pic 2]

[pic 3][pic 4]

FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA[pic 5]

CURSO BACHARELADO EM PSICOLOGIA

JULIANA DE OLIVEIRA MOTA

[pic 6]

CACHOEIRA, BA

JUNHO/ 2015[pic 7]

INTRODUÇÃO

O brincar faz parte do universo infantil, é através da brincadeira que a criança se expressa, se desenvolve e interage com outras crianças. A brinquedoteca proporciona um espaço para que a criança possa brincar livremente, além de resgatar o sentido do brincar.

Segundo Cunha “A brinquedoteca é o espaço criado com o objetivo de proporcionar estímulos para que a criança possa brincar livremente.” (2013, p.13). Nesse sentido, faz-se de fundamental importância observar as crianças no contexto da brincadeira para que se possa compreender como se dá as relações no universo infantil.

O estágio básico I do curso de psicologia foi realizado no ambiente da brinquedoteca da clínica-escola de psicologia da FADBA. A clínica-escola tem o objetivo de auxiliar na formação prática dos estudantes e oferecer serviços a comunidade com preços simbólicos.

O estágio na brinquedoteca teve a finalidade de atender crianças de 4 a 6 anos encaminhadas pela coordenação pedagógica do colégio da FADBA. Os participantes foram 7 crianças que apresentavam como queixas problemas de comportamentos ou escolares.

        As atividades desenvolvidas na brinquedoteca foram feitas sob a orientação da professora supervisora de estágio Patrícia Santana que proporcionou primeiramente uma reflexão sobre a prática na brinquedoteca e em seguida acompanhou as sessões de observação e pequenas intervenções.

OBJETIVOS

Objetivo Geral

🡪Realizar diagnóstico e intervenção com crianças que apresentam queixas comportamentais ou escolares na brinquedoteca.

Objetivos Específicos

🡪Oferecer suporte psicossocial às crianças que frequentam a brinquedoteca.

🡪Montar uma brinquedoteca na clínica de psicologia.

🡪Proporcionar um espaço que favoreça interações entre as crianças promovendo identidade pessoal, o desenvolvimento de competências e habilidades.

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

As atividades do estágio se dividiram em três momentos: reflexões sobre a importância da brinquedoteca como um espaço de intervenção psicossocial, sessões de observação na brinquedoteca e discussão e evolução sobre as sessões.

No prmeiro momento, foram feitas leituras e discussões sobre a importância do brincar para a criança e  sobre a brinquedoteca como um lugar de intervenção.

No segundo momento foram realizadas as sessões de observação das crianças dentro da brinquedoteca. Nessa etapa pode-se conhecer os comportamentos das crianças, e como elas se relacionava com as outras crianças.

O terceiro momento era voltado para a discussão e evolução das sessões, nesse momento era exposto as impressões sobre as sessões de observação, acompanhado de uma discussão sobre a possível evolução do caso.

        

Relatório das Atividades

No estágio pudemos observar a espontaneidade das crianças, diante de um lugar onde não há repressão ou ameaças, isso se deu nos dois primeiros encontros onde elas estavam livres para brincar com todos os brinquedos sem que houvesse  intervenções.  Para Cunha (2013, p.22) “Um espaço assim não é comum: sem cobranças, nem exigências de produtos. Este espaço tão pleno, tão cheio de oportunidade, pode ser a terra fértil apropriada para germinação de um novo homem, capaz de construir uma nova oportunidade”. Sendo assim, acredita-se que ao brincar a criança também está construindo-se.

Na observação de cada criança podem-se perceber suas peculiaridades, por exemplo, no primeiro dia a menina “H” que observamos, ao entrar na brinquedoteca dirigiu-se para o cabideiro de fantasias e vestiu uma fantasia de branca de neve, com minha ajuda, foi até a casinha de fantoches e lá brincou sozinha. Nesse ato podemos trazer á tona as palavras de Edimar Leite que diz que viver a criatividade é realizar um sonho (SOUZA 2013, P.19), nesse sentido, vemos que na brincadeira a criança expressa a suas fantasias, seus sonhos e isso é muito importante para seu desenvolvimento.

No aspecto do desenvolvimento, podemos observar que o menino “E”, encontra-se num momento em que prefere brincadeiras e brinquedos mais masculinos, carrinhos e bola, não quer brincar com meninas. Isso se dá numa determinada fase de desenvolvimento chamada de período de latência.

A maioria das crianças observadas não tem irmãos, isso de certa forma pode influenciar em seus comportamentos, pois a falta de alguém para acompanhar em suas brincadeiras pode fazer com quer sintam-se sozinhas.

Mas ao contrário da maioria das crianças observadas nesse estágio a menina “H” estava acompanhada de sua mãe e sua irmã na brinquedoteca. Ela apresentou um comportamento diferente em relação sua irmã mais nova, elas em nenhum momento brincaram juntas e quando sua irmã chegava perto dela, ela assumia uma postura agressiva. Não sabemos as causas desse comportamento, mas entendemos que a brincadeira pode oportunizar o desenvolvimento das relações das crianças com seus familiares, pois segundo Santos “A brinquedoteca busca resgatar a essência do ser humano pela via da emoção” (2002, p.60).

No que se refere as contribuições da brinquedoteca para as crianças observadas, pudemos dizer que apesar de ter como base apenas um encontro, deu para ver a alegria das crianças ao se encontrar nesse espaço, pudemos ver que tirar a criança de seu ambiente e proporcionar esse espaço para fazer o que ela mais gosta que é brincar traz a tona toda a importância do brincar para vida das crianças que muitas vezes não podem desfrutar desses momentos dentro de casa. Ao encerramos as atividades vimos a resistência das crianças para despedir-se da brinquedoteca, e a insistência para ficar mais um pouco, foi necessário um pouco de conversar para retira a menina “H” da brinquedoteca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (113.2 Kb)   docx (24.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com