TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Supervisionado CREAS

Por:   •  19/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.669 Palavras (7 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 7

RELATÓRIO BIMENSAL

I – IDENTIFICAÇÃO

Programa: Socioassistencial

Professor(a) Orientador(a): : Keylla Gyslaine da Silva Morais

Campo de Estágio: CREAS

Unidade:

Supervisor de Campo: Márcia Sant’ Ana Beleza de Souza

Aluno: Jane Maria Nascimento De Andrade

II – APRESENTAÇÃO

O presente relatório vem tratar sobre a minha vivencia como estagiário/a no Centro De Referência Especializado De Assistência Social – CREAS está diretamente vinculado com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). O CREAS é uma instituição de proteção especial de alta complexidade que oferecem atendimento socioeducativo de proteção integral para adolescentes do sexo masculino de 12 à 15 anos de idade que estão em situação de ato infracional; que segundo a Política Nacional de Assistência Social (PNAS/2004) é responsável pela moradia, higiene e trabalho com assistência para os indivíduos e para as famílias que estão em situação de risco, que precisam ser afastado do seu vínculo familiar ou da comunidade. (p.38)

A partir do meu plano de estágio trabalhei com o seguinte objetivo geral que visa participar das intervenções e atividades executadas pelo/a orientador/a de campo, munido das instrumentalidades e competências do Serviço Social no Centro Juvenil Masculino (CJM) e com os seguintes objetivos especifico que são Compreender a realidade social dos socioeducandos, por meio das ações da supervisora de campo; Identificar na atuação profissional os instrumentos próprios do Serviço Social; Participar das intervenções da supervisora de campo nas atividades que demandam das ações do/a profissional de Serviço Social;

No decorrer do plano de estágio foi especificada como metas participar de 30 atendimentos; individuais com os socioeducandos; participar de 10 audiências; participar de 05 visitas domiciliares na região metropolitana de Belém; participar e interagir nas atividades realizadas em grupo; construir relatório semestral, participar da construção dos relatórios sociais; participar de 10 reuniões com os técnicos (equipe multidisciplinar) que irão definir se os socioeducandos vão evoluir de fase intermediária I e II; participar de 05 visitas dos socioeducandos com os familiares no CJM; realizar leitura dos prontuários; construção do diário de campo.

O plano de estágio está pautado na metodologia dos instrumentos e técnicas próprias do Serviço Social, que segundo SEVERINO (2002). Técnicas são instrumentos mais relevantes que operacionalizam os métodos, mediante aplicação de instrumentos apropriados. A seguir estarei fazendo uma relatoria da vivencia que tive no campo de estágio durante os quatro meses no Centro Juvenil Masculino-CJM.

III – ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PERÍODO

Durante o período de estágio no CJM, a vivência na unidade por meio das atividades realizadas na relação entre orientadora de campo e o/a estagiário/a é de grande relevância para o aprendizado, no desenvolvimento pessoal e profissional da discente no campo de estágio é ímpar. No decorrer do estágio desenvolvi as seguintes atividades:

3.1 Participação e Observação nos atendimentos com os socioeducandos.

Durante o processo me foi oportunizado participar de 22 atendimentos social do sexo masculino na faixa etária de 14 a 15 anos. É um elemento importante no aprendizado onde foi possível relacionar a teoria e a pratica; que foi possível identificar as instrumentalidades próprias do serviço social.

3.2 Reuniões da equipe técnica Inter e multidisciplinar. Durante esse período participei de 08 reuniões composta pela (Gestora, Coordenadora, Monitores, Pedagogas, Assistentes Sociais e Psicólogas) que tem como objetivo a avaliação do desenvolvimento do socioeducando para mudança de fase inicial, intermediaria e a conclusiva; e para ações que serão realizadas no decorrer da semana. Essa atividade me faz relacionar o que é preconizado pelo código de ética do profissional de serviço social como atribuição privativa no planejamento, na organização e na administração de programas e projetos na unidade. 3.3 Planejamentos das ações. O planejamento de atividades (cursos, lazer, ações em grupo) que serão realizadas com os socioeducandos. Pude identificar o instrumento teórico e metodológico do Serviço Social, nas relações de planejamento em ações preconizadas no código de ética profissional. Participei de 05 planejamentos de ações.

3.4 Participações na elaboração de documento (plano de viagem, plano individual de Atendimento (PIA), e relatórios avaliativos das medidas socioeducativas). A participação em 04 elaborações de documentos, 25 de relatórios avaliativos que me foi oportunizado, é um momento muito rico de acumulo de conhecimento que foi vivenciado por mim enquanto estagiaria. Pude ver na pratica a execução e elaboração dos relatórios de avaliação e dos planos individuais dos socioeducandos em uma ação conjunta com outros profissionais (Pedagoga, Psicólogas, profissionais da área da saúde e assistentes sociais.) que é estabelecido por pelo ECA, SINASE e legitimado no código de ética profissional do Serviço Social. 3.5 Leituras do prontuário dos socioeducando. Participei de 15 leituras do prontuário, é para conhecer e compreender o contexto social do adolescente, a sentença da Medida Socioeducativa e o ato infracional cometido e para levantamento sobre as passagens do mesmo por outras unidades. 3.6 Diários de campo O diário de campo é um instrumental utilizado pelo estagiário e futuro profissional em Serviço Social para registro das atividades realizadas na unidade, que irá trabalhar por meio das expressões da questão social; relacionando a teoria e a pratica do fazer profissional de sua supervisora de campo; compreendendo, identificando e analisando as particularidades na realidade vivenciada no CJM. 3.7 Pesquisas documentais A pesquisa documental realizada foi para apropriação de conhecimento e aprimoramento sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (43.4 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com