TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estagio CRAS

Por:   •  10/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  795 Palavras (4 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 4

  1. INTRODUÇÃO

O presente relatório de Estágio Supervisionado em Serviço Social tem como meta fazer uma descrição da instituição do campo de estágio e das intervenções realizadas neste período, ou seja, o Centro de Referência da Assistência Social - CRAS Norte I, localizado na Grande Santa Maria da Codipi no município de Teresina, estado do Piauí, no período de outubro de 2017 a março de 2018. Durante esse período do estágio percebe-se que as políticas sociais desenvolvidas no CRAS são sempre voltadas para melhoria de vida de seus usuários. A importância para a vida profissional do estagiário é de grande valia, para a sociedade na formação do profissional, nos leva a compreensão e o entendimento do processo de supervisão como elemento integrante do projeto de formação profissional. A realização do estágio é uma forma de aproximar os alunos das necessidades do mundo do trabalho, criando oportunidades de exercitar a prática profissional, além de enriquecer e atualizar a formação acadêmica desenvolvida.

Sabe-se que o estágio por si só não é um fim em si mesmo, mas um processo que se inicia, desenvolve-se e se transforma por toda uma vida profissional, onde a principal função da prática de estágio é fazer com que o acadêmico se confronte com as questões e dilemas de sua profissão no cotidiano.

O meu estágio supervisionado foi realizado no Centro de Referência da Assistência Social - CRAS Norte I, e as funções do estágio são: conhecer e cumprir as normas da instituição e participar de todas as atividades programadas correspondentes ao estágio, atuando diretamente nas realidades e demandas sociais.

.

  1. DESENVOLVIMENTO

O CRAS NORTE I é uma unidade de Proteção Social Básica do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), fica localizada na Rua Maria Veneranda, 5639, Bairro Santa Maria da Codipi, e tem como objetivo prestar atendimento sócio assistencial às famílias em situação de vulnerabilidade e riscos sociais no território da grande Santa Maria da Codipi. É financiado pelo Governo Federal por meio do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), mas está vinculada administrativamente a SEMCAMPI (Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas). Seu principal serviço é o PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família), dando auxílio e orientações as famílias para prevenir situações de vulnerabilidade social. Um outro serviço ofertado no CRAS é o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, eles buscam reunir pessoas que estão na mesma faixa etária (crianças, adolescentes ou idosos) para desenvolver determinadas ações em grupos. O CRAS funciona ao público de segunda a quinta feira, das 08:00 as 12:00hs e das 13:00 as 17:00hs, sendo que na sexta-feira, funciona para trabalhos internos e reuniões administrativas.

No campo de estágio supervisionado foi observado várias demandas sociais onde vale ressaltar que as famílias vem de segmentos diferentes e com vários problemas sociais. Com base nesse contexto, as ações prioritárias são: Cadastro Único para Programa Bolsa Família; agendamento para expedição de Passe Livre municipal e orientação para o interestadual para idosos e deficientes; Atendimento Psicossocial; Encaminhamento para rede sócio assistencial; Visita Domiciliar; Acompanhamento Familiar; programa Mãe Teresinense, Benefícios Eventuais; Agendamento para emissão de 1ª e 2ª via da Carteira de Trabalho; solicitação de 2ª via de certidão de nascimento; Transporte Eficiente; orientação e encaminhamento do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (77.1 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com