TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de estágio - CRAS

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.349 Palavras (14 Páginas)  •  3.355 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 5

3 CONCLUSÃO 15

REFERÊNCIAS 16

1 INTRODUÇÃO

O presente relatório de estagio supervisionado, realizado no Centro de Referência Social – CRAS do município de Sagrada Família me oportunizou o primeiro contato direto com a prática profissional do Serviço Social, segundo Iamamoto.

É na dinâmica contraditória da vida em sociedade que atravessa o fazer dos assistentes sociais, isto implica aos profissionais uma analise da conjuntura - como foco privilegiado da questão social- para atuar ”sobre a realidade social”. (IAMAMOTO, 2003, p. 55).

Podendo assim dentro deste contexto contraditório, identificar as questões sociais e suas múltiplas expressões, que vão ser evidenciadas no decorrer do aprendizado.

Esta experiência contribuiu para construir o meu projeto étnico profissional, onde devo focar minhas potencialidades e buscar aprimorar meus conhecimentos para superar as limitações diante das adversidades, sempre respeitando a ética profissional, buscando sempre a garantia dos direitos, acesso as informações, orientações e serviços socioassistenciais aos usuários em vulnerabilidade social e de risco. Usando sempre da competência técnica, fazendo uso dos instrumentais de trabalho como: entrevista, observação, habilidade de compreensão e entendimento real de cada situação. Fazendo uso dos instrumentais teóricos e metodológicos, tendo conhecimento organizacional das teorias, diretrizes, leis e normatizações relativas às políticas e programas sociais, para ter propriedade e conhecimento aprofundado sobre a situação que terá que emitir parecer e opinião.

Sempre agindo com autonomia na hora de tomar uma decisão, formar opinião com responsabilidade e ética profissional, no compromisso de defender os direitos humanos e ampliação das políticas públicas de inclusão social, assim assegurado cidadania e dignidade a todos.

O assistente social comprometido com a democratização societária, deve ser atualizado, competente, critico, e criativo para redescobrir alternativas e possibilidades, sem ignorar seus limites, para o trabalho profissional no cenário atual, a fim de contribuir para a construção, a médio prazo de uma nova história, uma nova ordem societária firmada na verdadeira democracia, revertendo-as numa nova ordem societária firmada na verdadeira democracia, revertendo assim, as políticas e as estratégias que conduzem á barbarização dos direitos sociais.

Portanto, o Assistente social não pode se deixar levar pelas tendências modernas, rejeitando qualquer pressuposto que esconda a realidade social e a negação de direitos, que é foco dos instrumentais teóricos metodológicos de seu trabalho, mas fazer uso do processo de intervenção proposto com base no código de ética da profissão, a fim de contribuir para a construção de uma sociedade sem tanta equidade social, oportunizando a cada sujeito a luta e conquista de sua emancipação e protagonismo de sua vida.

2 DESENVOLVIMENTO

O município de Sagrada Família é composto por uma população de aproximadamente 3.000 habitantes, a densidade demográfica é de 33, 5 hab/ km2, tem uma área total de 78 km e tem seu bioma de mata atlântica. A taxa de analfabetismo de pessoas com 15 anos ou mais 13,05%, a expectativa de vida ao nascer: 73,03 anos, o coeficiente de mortalidade infantil: 0,00 por mil nascidos vivos, PIBPM. R$ mil 30.391, PIB per capita: R$ 11. 711, o IDH: 0.73,5, a população urbana corresponde a 24,55% e população rural 75,45% dos municípios.

O setor primário é à base da economia do município que se divide em agropecuária que representam 11, 736% da economia, a indústria que representa 1, 434% da economia e serviços 13, 481% da economia, a indústria que representa 1,434% da economia e serviços 13, 481.% da economia. Do montante dos recursos do município 57% são receita e 42,1% despesa. Sendo um município de pequeno porte predominando a pequena agricultura familiar auto sustento familiar. O município tem aproximadamente entorno de 400 famílias que vivem em situação de pobreza ou extrema pobreza por diversos fatores, são reflexos das expressões da questão social presente no contexto familiar nas comunidades rurais e centro urbano, podemos citar os seguintes problemas, que desafiam a rede e as organizações de atendimento integral a criança e adolescente são eles: violência doméstica contra mulheres, crianças e adolescentes, baixo nível de escolaridade dos pais, evasão escolar e abandono de estudo por adolescentes, envolvimento em alcoolismo, drogas, o trabalho infantil informal de adolescentes, déficit habitacional, ocasionando a falta de espaço para realizar as tarefas escolares, estímulo à leitura e pesquisa, falta de acesso aos equipamentos de informática e a internet, desemprego, trabalho provisório informal dos pais, isolamento social das famílias multiproblemáticas distância entre vizinhos, preconceito e a exclusão social em função das problemáticas presente no núcleo familiar, promoção de prevenção da saúde insuficiente, conflito entre pais de segunda união no aspecto de convivência, afeto e responsabilidade no sustento das necessidades dos filhos entre outros.

A instituição Centro de Referencia Social – CRAS, de Sagrada família tem sede própria, e ela está dividida da seguinte forma:

Sala de recepção, sala da coordenadora, sala da gestora da Bolsa Família, sala de atendimentos técnicos ( assistente social e Psicóloga), corredor, cozinha, 2 banheiros, 2 banheiros com acessibilidade para deficientes, sala de grupos.

O quadro de funcionários da instituição é composto pelos seguintes profissionais:

Coordenadora, recepcionista, serviços gerais, motorista cedido quando necessário, uma psicóloga, uma assistente social, e uma oficineira que é contratada conforme os projetos para a realização dos trabalhos a serem desenvolvidos junto aos grupos, um professor de banda, para qualificações mais especificas que são buscados junto à rede e quando não encontrados contratados pela própria instituição.

Com relação ao histórico da instituição não há muitos registros, apenas a lei da criação, que segue em anexo, onde consta a data de sua criação que foi em 2010 e tramites legal para sua constituição, portanto uma instituição que ainda está adequando em todos os aspectos, tanto físicos como profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)   pdf (72.2 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com