TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Serviço Socia

Por:   •  31/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.750 Palavras (7 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 7

Ana Carolina Novais Ribeiro – RA: 2851203769

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Sertãozinho – São Paulo

2017

Ana Carolina Novais Ribeiro – RA: 2851203769

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Serviço Social do Centro de Educação a Distância-CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado I.

Sertãozinho – São Paulo

2017

SUMÁRIO

1. IDENTIFICAÇÃO

Estagiário: Ana Carolina Novais Ribeiro

Curso: Serviço Social

Telefone: 16-99396-9198 e-mail: karol.ribeiro.s2@hotmail.com

Nível do Estágio Supervisionado: I

Local do Estágio: CRAS

Endereço: Rua Manoel Vasconcelos Martins,

Supervisor (a) Acadêmico (a): Valdirene Lopes de Souza Nº CRESS: 54.300

Supervisor (a) de Campo: Anna Paula dos Santos Tavares Nº CRESS: 38.123

Carga Horária: 151:25 hrs

Início: 27 /03 /2017 Término: 18 /05 /2017

I–INTRODUÇÃO

Durante o estagio foram observados as realizações de visitas domiciliares solicitadas através de ofícios; encaminhamentos para inclusão no CAD Único; atendimento social; visita psicossocial; preenchimento de fichas sociais e relatórios; arquivamentos de documentos; solicitação de sesta básica; reunião de rede social CRAS E CREAS; atendimento de benefícios; atendimento de auxilio funeral e organização das fichas de atendimentos.

O estagio foi  realizado na cidade de Pontal – SP e distrito de Cândia, o CRAS tem um objetivo de prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais nos territórios, por meio de desenvolvimento de potencialidade e aquisições do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e ampliação do acesso aos direitos de cidadania. Através com os resultados obtidos constatou-se que os usuários que ingressam nos serviços oferecidos pelo CRAS voltam a estudar ou realizar cursos profissionalizantes.

II–DESENVOLVIMENTO

  • O estagio foi realizado no CRAS Centro de Referência de Assistência Social Regina Célia Alves Rodrigues, Rua Manoel Vasconcelos Martins,   .

Os programas desenvolvidos são: Acolhimento Social; Acolhimento Psicossocial; Programa de Atenção à Família – PAIF; Programa sócio educativo para crianças e adolescentes de 07 a 14 anos; Programa sócio educativo para adolescentes e jovens de 15 a 17 anos; Programas de Transferência de Renda para famílias ou pessoas de baixa renda: Bolsa Família, Ação Jovem e BPC – Benefício de Prestação Continuada para idosos e deficientes; Serviço gratuito de solicitação de 2ª. via de Certidão de Nascimento, Casamento ou Óbito, para pessoas referenciadas nos CRAS ou Centros Comunitários. Tem o objetivo principal de todas as atividades e serviços oferecido pelo CRAS e dar alternativas emancipatórias para o enfrentamento as vulnerabilidades das famílias e indivíduos.

  • Tem vários programas e projetos na organização alguns são Bolsa Família, Beneficio de Prestação Continuada BPC, Programa de Atenção a Família e vários outros,  seus focos de atuação é a busca pela superação das desigualdades sociais e a promoção da vida dentro do território em que está sediado.
  • O setor do estagio é na Demandas Sociais, as atividades realizadas são: Atendimento Social, Preenchimento de ficha social e relatórios, Arquivamento de documentos, Visitas domiciliares, Solicitação de sesta básica, Reuniões de redes sociais, CRAS e CREAS e Atendimento auxilio funeral.
  • Durante o estagio no CRAS em Pontal – SP, pode ver na pratica como funciona o trabalho do profissional de serviço social, suas atitudes diante das demandas dos usuários e as dificuldades encontradas para exercer seu trabalho devido a precarização do Estado.

O CRAS é de uma importância para suprir a demanda de famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social, decorrente da pobreza.

O foco principal do estagio supervisionado é atribuir à formação acadêmica a um caráter reflexivo ao qual nos coloca frente as constante realidade do dia a dia do profissional, podendo assim compreender na pratica o contexto da profissão que irá executar futuramente.

III-CONSIDERAÇÕES FINAIS (Fonte Aria l14 no título)

 (Arial 12 no texto, com espaçamento de 1,5 entre linhas)

Elaborar suas considerações finais do trabalho de no mínimo duas páginas, constando suas considerações.

Para realização deste tópico, é conveniente apresentar de forma resumida uma síntese das principais conclusões obtidas por meio da análise dos resultados, ou seja, concatenar objetivos e considerações do trabalho buscando responder a questões básicas que foram propostas durante a realização do projeto, ou seja, retoma o problema inicial e se esses objetivos foram alcançados. Os pontos positivos e os negativos e a conclusão sob a ótica do assistente social.

As perguntas que devem ser respondidas:

1.   Qual a relação do Serviço Social e o tema proposto?

2.   Houve intervenção eficaz do /a Assistente Social na problemática trabalhada?

3. Nos problemas encontrados, pode-se observar se ocorreram mudanças significativas e quais foram os encaminhamentos necessários para tal mudança. Qual a sua conclusão a esse respeito?

A conclusão é o momento que o/a acadêmico/a descreve no trabalho as suas impressões fundamentadas nas intervenções da prática diária com o estagiário/a. Desta forma, deve-se expressar com clareza e precisão a cercadas conclusões observadas no decorrer de todas as etapas do projeto.

IV REFERÊNCIAS(Todosossites,documentos,livros,revistasutilizadosnoprocessodeescrita dorelatóriodeestágio).

Esse documento apresenta as orientações para a elaboração do Diagnóstico Institucional

1-DIAGNÓSTICOINSTITUCIONAL

1.1 Identificações do Campo:

- Nome da organização: CRAS Centro de Referência de Assistência Social Regina Célia Alves Rodrigues

- Endereço completo: Rua Manoel Vasconcelos Martins,

- Telefone: (16) 3953-3787

- E-mail: craspontalsp@hotmail.com

1.2 Identificações do Supervisor de Campo

- Nome da Supervisora: Anna Paula dos Santos Tavares

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (187.4 Kb)   docx (63.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com