TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica

Monografias: Resenha Critica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  786 Palavras (4 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 4

RESENHA CRÍTICA: INICIAÇÃO CIENTÍFICA NAS SÉRIES INICIAIS.

Moço (2014) ressalta que, ao ensinar Ciências nos anos iniciais, deve-se respeitar a faixa etária. Mas, isso não significa substituir os termos científicos ou deixar os textos com diminutivos esperando que as crianças entendam melhor. Pois, no trabalho de pesquisa pode incluir a leitura em livros e revistas antes mesmo de as crianças saberem ler. Além de ser uma atividade de alfabetização, a prática contribui para que todos aprendam a buscar informações específicas.

No artigo elaborado por Campos et al (2012), os mesmos afirma que os educadores, em sua maioria, não tem gosto pela física e segurança para ensinar conceitos relacionados a fenômenos da natureza. E, chamam a atenção para a situação incômoda que é aguardar a criança alcançar o último ano do Ensino Fundamental para estudar conceitos relacionados às ciências da natureza.

Diante disso, desenvolveram uma pesquisa, tendo como foco a abordagem da física nos anos iniciais, procurando saber: quais são as contribuições da utilização de situações-problema como metodologia para a abordagem de temas relacionados à física em aulas de ciências em salas dos anos iniciais?

O estudo envolveu crianças, com idade entre 7 e 10 anos, e utilizaram situações-problema que evolvam atividades experimentais para oportunizar aos alunos um contato direto com o concreto através de possíveis manipulações de experimentos.

Justificaram o estudo, alegando que, na literatura a importância de ensinar ciências nas séries iniciais tem sido justificada pela necessidade de superar várias dificuldades como a falta de integração entre várias disciplinas e conteúdos existentes no currículo escolar, a falta de interação do próprio conteúdo ministrado e problemas relacionados à formação do professor no momento de transpor as ideias do conhecimento científico, entre outros.

E, acham importante fazer com que as crianças discutam os fenômenos que as cercam, levando-as a estruturar conhecimentos e construir, com seu referencial lógico, significados dessa parte da realidade. Por isso, o professor deve trabalhar com problemas físicos que os alunos possam discutir e propor soluções compatíveis com seu desenvolvimento e sua visão de mundo, mas em um sentido que os levará, mais tarde, ao conhecimento

Durante a realização das atividades foram postas aos alunos situações-problema para que pensassem interagindo, manuseando o aparato montado, resolvendo um problema dado e representassem sua solução através da escrita e desenhos. Em seguida, foram propostas discussões e, a partir delas e das representações escritas, realizou-se uma análise levando em conta alguns aspectos tipológicos como relatar, argumentar, expor, descrever ações. De acordo com alguns resultados encontrados foram incluídos dois novos aspectos tipológicos: (i) estabelecer relações e (ii) fazer inferências. Os resultados encontrados confirmam o pressuposto de que essas atividades contribuem para desenvolver certas habilidades nas crianças (CAMPOS et al, 2012) relatam que, embora os estudantes apresentassem dificuldades na escrita e a atividade ter sido realizada pela primeira vez, foi notório o grande número de estudantes expondo suas ideias. A partir da segunda atividade foi perceptível o interesse dos alunos em criar estratégias para solucionar o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com