TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica sobre Assistencialismo Versus Assistência

Por:   •  4/11/2018  •  Resenha  •  1.142 Palavras (5 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 5

UNIFUTURO - FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DO NORDESTE

ALINE RENATO DE ALMEIDA

RESENHA SOBRE A PEÇA:

“ASSISTÊNCIA X ASSISTENCIALISMO”

                                              JOÃO PESSOA

                                                       2018


ALINE RENATO DE ALMEIDA

        

RESENHA DA PEÇA: “ASSISTÊNCIA X ASSISTENCIALISMO”

Resenha crítica apresentada como requisito para obtenção de nota parcial da avaliação transdisciplinar apresentada aos professores do curso de Serviço Social da UNIFUTURO – Faculdade de Ensino Superior do Nordeste.

ORIENTADOR (A): Hieny Quezzia de Oliveira Bezerra – Professora Mestra

                                José Nikácio Júnior Lopes Vieira – Professor Mestre

JOÃO PESSOA

2018

                ASSISTÊNCIA X ASSISTENCIALISMO

A assistência social é uma política prevista na Constituição Federal em seu artigo 203 que diz: A assistência social será prestada a quem dela necessitar, independente de contribuição à seguridade social, e tem por objetivos: a proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e a velhice; ou seja, atua de forma crítica, intervencionista a garantir direitos em meio a diversas questões sociais.

Já o assistencialismo nada mais é que um serviço oferecido por meio de doação, ajuda e não como direito. Como no início do Serviço Social onde a Igreja através das “damas da caridade” promovia uma efêmera ajuda, mas sem resolver em definitivo a situação daquele indivíduo, daquela família.

As disparidades promovidas pelo advindo da Revolução Industrial, o capitalismo cravando seus pés e braços, “tornando a força de trabalho em mercadoria” (Iamamoto / Carvalho, 2014, p 134) faz fomentar o surgimento de classes ficando bem definido proletariado e burguesia, trazendo à tona a problemática da desigualdade social consequentemente gerando as questões sociais que perpassam pelas expressões sociais pensadas como:

Conjunto das expressões das desigualdades sociais engendradas na sociedade capitalista madura, impensáveis sem a intermediação do Estado. [...] expressa portanto, disparidades econômicas, políticas e culturais das classes sociais, mediatizadas por relações de gênero, características étnico-raciais e formações regionais, colocando em causa as relações entre amplos segmentos da sociedade civil e o poder estatal (Iamamoto, 2008, p 16-17).

Várias questões sociais são observadas na peça Assistência x Assistencialismo na cena um e cena dois na representação da menor de rua e prostituta também menor, vulneráveis a todo e qualquer tipo de exploração e abuso, violência, infringindo os direitos fundamentais previstos na ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente em seu artigo 3°:

A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata a Lei, assegurando-lhes por lei ou por outros meios todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico e mental, moral, espiritual e social , em condições de liberdade e de dignidade.

Enquadrasse também nessa problemática a exploração sexual de menores promovida abertamente e de forma indiscriminada onde o reflexo do desemprego, da falta de educação, abuso e violência empurra meninas e meninos para essa realidade nua e crua.

Interessante observar todas essas questões, relações que nos fazem perceber que segundo Durkheim essas relações extrapolam a esfera do físico e biológico, adquirindo a forma de relações e regras que se desenvolvem socialmente. E se repetem, se repetem e tem o poder de coerção sobre todos os indivíduos. Poder do maior sobre o menor. Poder de quem detém mais conhecimento e através disso poder de reger toda uma comunidade, um estado, um país, o planeta.

Ao contrário do poder de quem senhoreia o conhecimento, a falta dele trava o desenvolvimento. A falta de planejamento ao "criar" uma instituição trava o crescimento e as mudanças necessárias para a melhoria da realidade de uma comunidade. A falta de planejamento traz problemas recorrentes. Segundo Barbosa (1991, p17) [... o planejamento é basicamente um processo de racionalidade...].

É preciso planejar, participar com a comunidade, ouvi-la, senti-la; “participar é fazer com e não para”. (Tenório,1990). Indica-se então um projeto participativo, com parcerias, trabalhar as problemáticas da comunidade, convidar profissionais qualificados que operacionalize por meios de planos, programas e projetos vinculados a uma ou mais áreas, setores e políticas (Kathiuça Bertollo, 2016).

Considerando a ética, observa-se a postura da Assistente Social no exercício de sua profissão na referida peça quando no cumprimento do Código de Ética no artigo 3° letra A que diz: “desempenhar suas atividades profissionais com eficiência e responsabilidade, observando a legislação em vigor”. Nota-se a realização da profissão na orientação e direcionamento na resolução dos casos em questão como abandono de menores, prostituição, dependência química.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (113.1 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com