TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica sobre o Multiculturalismo Versus Interculturalismo

Por:   •  21/4/2022  •  Resenha  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Veiga de Almeida

Curso de Direito

Teoria da Constituição     01/05/2020

Resenhista: Daniel Rossi Peixoto

Resenha crítica sobre o artigo: Multiculturalismo versus Interculturalismo, autoria de Eloise da Silveira Petter Damázio

No artigo “Multiculturalismo versus interculturalismo”, Eloise da Silveira, propõe uma abordagem acerca dos conceitos de multiculturalismo e interculturalismo, relacionando-os com aspectos jurídicos e históricos. O artigo em suas vinte e quatro páginas, apresenta ao leitor diversas visões e conceitos acerca do tema, com grande participação de variados autores. A autora, definiu minuciosamente o ordenamento das informações apresentadas, onde gradativamente, os conceitos assimilados vão se tornando mais amplos com o passar da leitura.

Inicialmente, há algumas definições de cultura, são expostos os conceitos do antropólogo Edward Tylor (1832-1917), que ao sintetizar o vocábulo “culture”, abriu as portas para as demais definições acerca do tema. O artigo expõe diversas vezes, o contraposto de ideias entre ocidente e oriente, remetendo aos períodos colônias, os quais são primordialmente citados ao longo do texto. Em seguida, há de fato, um enfoque no contexto histórico, tais parágrafos do artigo, buscam diversos eventos e contextos históricos para fundamentar a existência do Inter e multi culturalismos.

Pós conceituação histórica, o artigo traz as diversas formas de multiculturalismo existentes, na visão de autores como “Hall e McLaren” tais como: multiculturalismo conservador, liberal, comercial, crítico, humanista liberal e o liberal de esquerda. Dadas as definições acerca dos tipos de multiculturalismo, posteriormente, surgem as críticas ao multiculturalismo, dando enfoque maior a versão liberal. Em seguida, a aguardada diferenciação do multiculturalismo e interculturalismo, juntamente com a definição deste último.

Se aproximando ao fim, a autora traz conceitos como a Filosofia Intercultural e o Diálogo intercultural, unindo a filosofia com a interculturalidade, caminhando para uma nova figura da filosofia. Contudo, traz brevemente a relação do direito e interculturalismo, trazendo o direito internacional como certo vilão, por não reconhecer a maioria das nações e povos do mundo. E por fim, a conclusão acerca da defesa e superioridade do interculturalismo, sendo o mesmo mais eficiente para o proposito de integrar igualitariamente as demais culturas do mundo.

Dando inicio á análise crítica da obra, deve-se apontar a grande diversidade de autores e automaticamente, opiniões e conceitos, acerca dos temas, gerando uma vasta amplitude de conceitos. A autora buscou diversas fontes, para que o leitor construísse gradativamente suas próprias opiniões, e não ficasse preso a uma única. Certamente, o grande positivo da obra, a grande pasta de informações contidas em poucas páginas, e não tornando uma leitura cansativa ou maçante.

Contudo, o leitor deve prestar devida atenção aos pontos levantados, pois o efeito dos conceitos é gradativo, não há como entender as críticas ao modelo multiculturalista liberal, se não compreendeu as devidas apresentações e citações expostas. Se trata de uma leitura educacional, didática, onde há uma abrangência de termos e denominações, juntamente com um enfoque histórico e social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (60.1 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com