TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha- Linguagem e Compreensão do texto

Por:   •  10/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 2

Centro Universitário Internacional- UNINTER

Curso: Bacharelado em Serviço Social

Disciplinas: Linguagem e compreensão de texto e Psicologia do desenvolvimento humano

Professora/ tutora local: Fabiana Maria Affonso

Aluna:

PEREIRA, Cícero; TORRES, Ana Raquel Rosas; ALMEIDA, Saulo Teles. In: Psicologia Reflexão e Crítica, 2003. Um estudo do preconceito na perspectiva das representações sociais: análise da influência de um discurso justificador da discriminação no preconceito racial.

RESENHA

O texto de Cícero Pereira, Ana Raquel Rosas Torres e Saulo Teles de Almeida, acadêmicos da Universidade Católica de Goiás, traz uma análise de como a influência de um discursivo justificador numa determinada situação, é capaz de fazer com que seja compreensível a discriminação. Discurso esse, produzido por grupos majoritários para justificar a sua situação social.

Um estudo do preconceito na perspectiva das representações sociais: análise da influência de um discurso justificador da discriminação no preconceito racial, apoiado na idéia das representações sociais, fala quase que em sua totalidade acerca do preconceito velado existente em nossa sociedade e como a discriminação ainda se faz presente.

Quando se fala em representações sociais, estamos nos referindo ao conjunto de explicações, crenças e idéias que fazem parte de um determinado grupo de indivíduos, e são resultantes da interação social comum entre eles.

O texto se apresenta em alguns capítulos que vão se completando ao longo da leitura, deixando claro onde os escritores querem nos levar, abrindo uma discussão sobre discriminação e preconceito.

No primeiro capítulo os autores discorrem sobre o estudo que será realizado e como este, baseado em alguns autores, deverá se dar.

Logo em seguida temos um capítulo dedicado a esclarecer, baseado também em alguns autores, a origem do preconceito, e nos diz que o mesmo pode ser definido como uma forma de relação organizada em torno das relações de poder entre diferentes grupos.

No próximo capítulo, fazem uma análise do preconceito racial e nos dão uma dimensão do quanto o racismo ainda continua presente na sociedade, talvez agora de uma forma não tão explícita, com novas denominações; mas não menos grave.

Temos ainda, um capítulo dedicado a descrever a pesquisa feita pelos autores, acompanhada dos resultados. Resultado esse que nos mostra que mesmo com o passar dos anos e vivendo num país miscigenado, ainda temos muito de discriminatório em nós, principalmente no que diz respeito à discriminação racial; bastando haver um discurso que justifique tal atitude, nos apoiamos no mesmo.

Já ao fim do texto, vemos uma discussão acerca do tema desenvolvido, na qual os resultados da pesquisa apontam uma crença na existência de um preconceito generalizado na sociedade brasileira, porém, as pessoas julgam não ser preconceituosas.

O texto sugerido foi uma leitura agradável e de não tão simples entendimento, no entanto, de extrema importância para nos deixar a par dos desafios que teremos futuramente com a profissão de assistente social. Deixou claro do meu ponto de vista que precisamos nos conscientizar acerca da cisão que se faz entre negros e brancos, talvez se essa separação não fosse tão evidente, a discriminação se fizesse menos presente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (64.8 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com