TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Descarte De Laboratírio

Dissertações: Resumo Descarte De Laboratírio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  1.939 Palavras (8 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE TIRADENTES – UNIT

CELITA DE OLIVEIRA SIMÕES

DESCARTE DE RESÍDUOS DE LABORATÓRIO QUÍMICO

ARACAJU, SE – BRASIL

Ano 2014

CELITA DE OLIVEIRA SIMÕES

DESCARTE DE RESÍDUOS DE LABORATÓRIO QUÍMICO

Pesquisa elaborada como parte da nota da aula prática da disciplina Química Orgânica, turma E04, Universidade Tiradentes.

Professor Nelson Antônio Sá Santos

ARACAJU, SE – BRASIL

2014

1 INTRODUÇÃO

Resíduos são compostos que não têm mais utilidade para determinada etapa porque tudo o que poderia ser aproveitado já foi utilizado, mas se obtiver uma destinação correta, poderá ser a matéria-prima de outro processo. Contudo, um dos maiores problemas do mundo atual é a má segregação, classificação, armazenamento e/ou destinação que os resíduos recebem, causando grandes prejuízos à saúde humana e à natureza. Tal fato tem motivado, por parte de vários países, o desenvolvimento de planos de gerenciamento seguros e sustentáveis dos diferentes resíduos gerados pela população, indústrias e diversas instituições.

Existe uma tendência na nossa sociedade em considerar como impactante ao meio ambiente apenas aquelas atividades que geram grandes quantidades de resíduos. Consequentemente, são estes grandes geradores que estão sempre sob a fiscalização das agências estaduais de proteção ambiental, sendo passíveis de punição pelo órgão competente. Pequenos geradores de resíduos, tais como instituições de ensino e de pesquisa, laboratórios de análises químicas e físico-químicas, normalmente são considerados pelos órgãos fiscalizadores como atividades não impactantes, e assim sendo, raramente fiscalizados quanto ao descarte de seus rejeitos químicos.

2 CONCEITOS

Resíduos são materiais considerados sem utilidade por seu possuidor. Incluem todo e qualquer tipo de resíduo, seja ele um produto químico, ou uma vidraria, embalagens, luvas, mascaras, tocas e outros mais.

O fato de que ser um resíduo não significa, que este não tem mais utilidade.

Nas empresas a dois aspectos importantes para se ressaltar; o fato do resíduo ser um problema para mesma, tendo que ser descartado por empresas terceiras gerando um custo, muitas vezes um alto custo. Por o outro lado, a outro tipo de resíduo que se torna matéria prima para outras empresas, esses resíduos normalmente são comprados por terceiros, para a reutilização, e não necessariamente, são fontes de lucro.

Resíduos Perigosos "São todos os resíduos sólidos, semi-sólidos e os líquidos não passíveis de tratamento convencional, resultantes da atividade industrial e do tratamento convencional de seus efluentes líquidos e gasosos que, por suas características, apresentam periculosidade efetiva e potencial a saúde humana, ao meio ambiente e ao patrimônio publico e privado, requerendo cuidados especiais quanto ao acondicionamento, coleta, transporte, armazenamento, tratamento e disposição". Fonte: FEEMA/PRONOL DZ 1311.

Resíduos de Alta Periculosidade "São os resíduos que podem causar danos à saúde humana, ao meio ambiente e ao patrimônio publico e privado, mesmo em pequenas quantidades, requerendo cuidados especiais quanto ao acondicionamento, coleta, transporte, armazenamento, tratamento e disposição. Em geral, são compostos químicos de alta persistência e baixa biodegradabilidade, formados por substancias orgânicas de alta toxidade ou reatividade, tais como: bifenilas policloradas (PCBs) - puros ou em misturas concentradas; trifenilas policloradas (PCTs) - puros ou em misturas concentradas; catalisadores gastos, não limpos, não tratados; solventes em geral; pesticidas (herbicidas, fungicidas, acaricidas, etc.) de alta persistência; sais de cianato, sais de nitritos; ácidos e bases; explosivos; cádmio e seus compostos; mercúrio e seus compostos; substancias carcinogênicas" (FEEMA/PRONOL DZ 1311). Fonte: Vocabulário Básico de Meio Ambiente (FEEMA, 1990).

De acordo com a Resolução CONAMA nº 358, de 29 de abril de 2005 resíduos químico é todo material ou substância com característica de periculosidade, quando não forem submetidos a processo de reutilização ou reciclagem, que podem apresentar risco à saúde pública ou ao meio ambiente, dependendo de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade. Todos os resíduos gerados que por ventura estiverem dentro da listagem abaixo serão considerados Resíduos Químicos, e deverão ser acondicionados, rotulados e encaminhados para área de Armazenamento Externo de Resíduos Químicos, para ser descartado adequadamente.

- Produtos hormonais, produtos antimicrobianos, citostáticos; antineoplásticos; imunossupressores; digitálicos; imunomoduladores; anti-retrovirais, quando descartados por serviços de saúde, farmácias.

- Resíduos saneantes, desinfetantes, desinfestantes; resíduos contendo metais pesados; reagentes para laboratório; inclusive os recipientes contaminados por estes;

- Efluentes de processamento de imagem (reveladores e fixadores);

- Efluentes de equipamentos automatizados utilizados em análise clínicas;

- Demais produtos considerados perigosos, conforme classificação da NBR 10.004 da ABNT (Tóxicos, corrosivos, inflamáveis e reativos).

3 GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS QUÍMICOS EM LABORATÓRIO

Para eliminar de forma adequada os resíduos de laboratório, é necessário ter, pelo menos, algum conhecimento do tipo de produto ou subproduto a ser eliminado. A partir disto, sabendo algumas características químicas do resíduo, pode-se acondicioná-lo em recipientes adequados e descartá-lo de forma segura.

Os métodos de descarte variam conforme a característica de cada resíduo. Por exemplo, ácidos e bases de alta toxicidade podem, em alguns casos, ser neutralizados, diluídos e descartados. Pode-se também, dentro das possibilidades, incinerarem o material em incinerador com dois estágios de combustão. No caso de resíduos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com