TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Componente Curricular: Metodologia para o ensino de Física 2

Por:   •  21/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.283 Palavras (6 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Estadual da Paraíba- UEPB

Centro de Ciências e Tecnologia – CCT

Departamento de Física- DF

Curso de Licenciatura Plena em Física

Graduandos: Jose Ciciliano.

Componente Curricular: Metodologia para o ensino de Física 2.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA


Tema: Energia: Produção para o uso Social..

Apresentação

        O objetivo da aula e fazer com que os alunos possam ter um uso mas consciente da energia elétrica, levando eles a pensar assim no uso social e na produção social da    nossa energia.

Objetivos: Geral

Levar ao aluno a conhecer os conceitos básicos de energia, na forma como ela e gerada, ou seja, produzida e como ela chega em nossa casa.

       Específicos

Conhecer os Tipos de energia (renováveis e não renováveis);

Saber as Fontes de produção de energia.

Público alvo: Estudantes do 2º ano do Ensino Médio regular.

Conteúdos:

        

[pic 1]

A importância deste assunto é gigantesca para as nações e isso é um assunto extremamente estratégico no contexto geopolítico global, pois o desenvolvimento dos países depende de uma infraestrutura energética capaz de suprir as demandas de sua população e de suas atividades econômicas – Atualmente muito se discute sobre as fontes de energia, afinal elas são uma questão ambiental, pois, a depender das formas de utilização dos diferentes recursos energéticos, graves impactos sobre a natureza podem ser ocasionados.

  

Quem utiliza energia no Brasil e de que forma ela é utilizada?

- Fontes não renováveis de energia        

São consideradas não renováveis todas as fontes de energia que, na escala de tempo humana, não são passíveis de reposição. Como exemplo, podemos citar o petróleo, o gás natural, o minério de urânio e o carvão mineral.

- Fontes renováveis de energia

São consideradas renováveis todas as fontes de energia que, na escala de tempo humana, são passíveis de reposição. Como exemplo, podemos citar os biocombustíveis líquidos, o biogás, a energia hidráulica, a energia eólica, a lenha, o carvão vegetal e, até mesmo, a energia solar (embora a energia solar tenda a se esgotar em cinco bilhões de anos, porém, para a escala humana, esse tempo é praticamente infinito).

Como está distribuído o uso de energia no Brasil?

Segundo os dados preliminares do BEN (Balanço Energético Nacional) de 2012, ano base 2011, da EPE (Empresa de Pesquisa Energética), ligada ao MME (Ministério de Minas e Energia), a distribuição do uso da energia no Brasil é realizada da seguinte maneira:

[pic 2]

Observa-se claramente uma forte dependência de petróleo e seus derivados, o que revela ser o Brasil fortemente dependente do transporte rodoviário. 


Abaixo a Repartição da oferta interna de energia no Brasil em 2012.
[pic 3][pic 4]



Abaixo a Matriz Elétrica Brasileira nos anos de 2013 e 2012.

[pic 5]



Observe no gráfico a seguir que só o consumo de óleo diesel já supera o consumo de eletricidade no país.
[pic 6]

É possível observar que a indústria, o transporte de cargas e a mobilidade das pessoas correspondem a 66% do consumo de energia no Brasil.[pic 7]

Fonte e Capacidade Instalada de MW de 2008 até 2015 

[pic 8]

Fonte:ANEEL


 A seguir, podemos conferir os tipos de energia produzidos com fontes renováveis:[pic 9]

Energia eólica.

Como já adiantamos, o vento é um recurso energético inesgotável e, portanto, renovável. Em algumas regiões do planeta, a sua frequência e intensidade são suficientes para a geração de eletricidade por meio de equipamentos específicos para essa função. Basicamente, os ventos fazem os chamados aero geradores, que ativam turbinas e geradores que convertem a energia mecânica produzida em energia elétrica.

Atualmente, a energia eólica não é tão difundida no mundo em razão do alto custo de seus equipamentos. Todavia, alguns países já vêm adotando substancialmente esse recurso, com destaque para os Estados Unidos, China e Alemanha. A principal vantagem é a não emissão de poluentes na atmosfera e os baixos impactos ambientais.

[pic 10]

Energia solar.

A energia solar é o aproveitamento da luz do sol para a geração de eletricidade e também para o aquecimento da água para uso. Trata-se também de uma fonte inesgotável de energia, haja vista que o sol – ao menos na sua configuração atual – manter-se-á por bilhões de anos.

Existem duas formas de aproveitamento da energia solar: a fotovoltaica e a térmica. No primeiro caso, são utilizadas células específicas que lançam mão do chamado “efeito fotoelétrico” para a produção de eletricidade. No segundo caso, utiliza-se o aquecimento da água tanto para uso direto quanto para a geração de vapor, que atuará em processos de ativação de geradores de energia, lembrando que podem ser utilizados também outros tipos de líquidos.

No mundo, em razão dos elevados custos, a energia solar ainda não é muito utilizada. Todavia, gradativamente, seu aproveitamento vem crescendo tanto com a instalação de placas em residências, indústrias e grandes empreendimentos quanto com a construção de usinas solares especificamente voltadas para a geração de energia elétrica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (473.3 Kb)   docx (372.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com