TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SAUDE E QUALIDADE DE VIDA

Artigo: SAUDE E QUALIDADE DE VIDA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  1.178 Palavras (5 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 5

UNIFACS

MARTA COSTA DE JESUS DA SILVA~

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

4° SEMESTRE

SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA

SALVADOR

2012

ATIVIDADE 01

QUESTÃO 01(valor 3,0)

Observe a charge e analise a relação de mesma com a contemporaneidade e a concepção de qualidade de vida.

Qualidade de vida é a maneira das pessoas viverem sentirem e entenderem o seu dia a dia,envolvendo os aspectos da saúde,moradia,trabalho,educação,decisões a serem tomadas,transporte e diversas situações como;doença,alimentação,situação financeira etc.é o procedimento utilizado para avaliar a qualidade de vida de um individuo

Na charge observo que a qualidade de vida desse individuo é estressante mesmo sendo um reciclador de objetos,e o stress o corre corrre o trânsito não permite no cotidiano que o mesmo observe placas,cartazes,não tenha atenção com o próximo passando pelo mesmo dando apenas um bom dia.Tudo porque a tecnologia o excesso de informação faz com os individuos se tornem introspectos,pensem em si mesmo tornarndo-se egoístas,em fim toda essa correria atrapalha muito a qualidade de vida,fazendo com que as pesssoas utilizem a frase acima “Tô entrolado”.

Os impactos da revolução nas TIC traz profundas transformações à vida do ser humano,no conjunto social e tecnologico,temos serviços que são oferecidos on-line,lojas virtuias etc.Todo este comércio eletronico tem como objetivo facilitar a vida no nosso cotidiano,mais no entanto esse comodismo de ficar em casa a frente da internet,realizando tudo on-line,causa a solidão,e o impacto da solidão em nossa vida é o estressse.Estresse no trabalho e qualidade de vida no trabalho afetam a saúde e bem estar fisico e mental,nos benficiamos da tecnologia para ficarmos livres de trabalhos pesados,mais em contrapartida dedicamos horas excessivas no computador sentado,mal poscionado olho na tela,e a conclusão final é o stress, com as novas tecnologias.

QUESTÃO 02(valor 3,0)

FONTE: Adriano De Lavor, Bruno Dominguez e Katia Machado disponivel em http://www4.ensp.fiocruz.br/radis/101/04.html

Reconhecemos várias formas do cuidar de si e do outro. Qual a importância do cuidado para a qualidade de vida das pessoas? Qual a diferença entre CUIDAR e ASSISTIR?

Cuidar- Segundo o dicionário é ter cuidado, tratar de, assistir, cuidar de casos graves tratar da saúde. Com isso, podemos apreender que discorrer a respeito de cuidado faz parte do cotidiano. No momento integral nós permanecemos tomando cuidado ou continuamos estendo os cuidados por qualquer coisa ou alguém.

!Assistir- em No dicionário da web é ajudar, acompanhar, dar assistência, ele o assistiu na doença. Raciocinar em ajudar e/ou auxiliar não necessariamente inclui o prestar atenção/cuidado, pois quem ajuda pode não estar se envolvendo com outro, numa definição completa, como encargo e empenho. Como modelo, pode-se falar no proteger, oferecer assistência (assistir) a alguma pessoa, exclusivamente no sentido de exercer um compromisso, que pode ser exercido perto ou longe do individuo.

Importante ter um auto Cuidado e estar atento a si próprio, procurar essa ou aquela perfeição do corpo e da mente, aperfeiçoar o estilo de vida, evitar rotinas prejudiciais, desenvolver uma alimentação saudável, saber reconhecer e controlar os fatores de risco que induzem às doenças, aceitar medidas e precaução de doenças. Todas essas atuações têm vista o progresso da qualidade de vida. Ter cuidado consigo próprio, com sua saúde, aspecto ou apresentação

Alimento - uma dieta saudável constitui em ingerir alimentos capazes de serem digeridos com facilidade que não causem o depósito de lipídios e açucares dar preferência ao uso de pouco sal e com uma boa quantidade de líquidos, legumes e frutas.

Exercícios Físicos – Estes beneficiam o sono, dá fome e geram um bom funcionamento dos órgãos, auxiliam na meditação o balanceamento e a composição motora, previnem e diminuem o excesso de peso e acrescentam a quantidade intelectual das endorfinas que combatem o desânimo ou stress.

A maior parte dos indivíduos não gostam ou não aprenderam a gostar de atividades corporais/físicas o princípio amplo disto é o conhecimento pouco a respeito do EU, pessoa, seu funcionamento e suas obrigações, e ainda os que têm informação, pelo treinamento de suas profissões, não se sentem estimulados à atividade física. Mas o que a habilidade de praticar exige muito pouco, é só sugerir ter disciplina, amor à existência e especialmente ter uma visão voltada para uma antecipação á problemas futuros.

Conclui-se que, a importância do cuidado para a qualidade de vidas das pessoas na sociedade contemporânea favorece condições para que o individuo viva uma vida saudável

QUESTÃO 03(valor 3,0)

Considera-se que a religião é um tipo de sistema de crenças e práticas que podem favorecer o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com