TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SERVIÇO SOCIAL E AS TRANSFORMAÇOES SOCIAIS NO PERIODO DA DECADA DE 1980 AO CONTEXTO CONTEMPORANEO

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.426 Palavras (10 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

HELENA DANIELLE

SERVIÇO SOCIAL E AS TRANSFORMAÇOES SOCIAIS NO PERIODO DA DECADA DE 1980 AO CONTEXTO CONTEMPORANEO

PICOS-PI

2014

HELENA DANIELLE

SERVIÇO SOCIAL E AS TRANSFORMAÇOES SOCIAIS NO PERIODO DA DECADA DE 1980 AO CONTEXTO CONTEMPORANEO

PICOS-PI

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO---------------------------------------------------------------------------------------04

2 SERVIÇO SOCIAL E AS TRANSFORMAÇOES SOCIAIS NO PERIODO DA DECADA DE 1980 AO CONTEXTO CONTEMPORANEO---------------------------------05

2.1 Serviço Social na atualidade: função pedagógica e novos espaços de atuação-------------06

CONSIDERAÇÕES FINAIS-------------------------------------------------------------------------09

REFERENCIAS----------------------------------------------------------------------------------------10

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho traz uma abordagem acerca do Serviço Social  e das transformações sociais que ocorreram  no período que compreende a década de 1980 ate os dias atuais.

Com essa abordagem pretende-se realizar um resgate histórico do cenário em analise  dando ênfase á construção de politicas sociais  que estão comtempladas da Constituição Federal de 1988, assim como também se dará ênfase á postura profissional e aos desafios  a serem enfrentados pelo serviço social  nos dias contemporâneos.

2 SERVIÇO SOCIAL E AS TRANSFORMAÇOES SOCIAIS NO PERIODO DA DECADA DE 1980 AO CONTEXTO CONTEMPORANEO

Com o surgimento dessa primeira escola de Serviço Social, nasce a trajetória da profissão que teve seu ponto de partida na América Latina, pois a profissão se institucionaliza tomando rumos e se expandindo para outros países. Como cita Castro (2008, p. 35) com a “fundação das Escolas no Brasil em 1936 e no Peru em 1937”.

A partir da renovação do Serviço Social, na afirmação de uma fundamentação teórica, cabe destacar que o marco do Movimento de Reconceituação é o III Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS) ocorrido no ano de 1979 e ficou conhecido por Congresso da Virada porque ocorreu a virada de ideias dos profissionais, que iriam trabalhar para a classe trabalhadora.

        Essa forma de intervir mudou a partir dessa renovação, com a intenção de ruptura, sendo agora transformador, tendo por base a teoria marxista e a aceitação do pluralismo teórico que é a convivência respeitosa de diferentes perspectivas. Todavia, afirma o CFESS (2009, p. 93-94) sobre a importância desse congresso;

O ato simbólico foi a cassação da Comissão de Honra e a eleição de nova Comissão. Agora eram “todos os trabalhadores que morreram e lutaram pelas liberdades democráticas”, os honrados pelo Congresso da Virada. A vinda de Luiz Inácio Lula da Silva, como convidado dos participantes do Congresso, demarcou a grande virada de compromissos públicos da categoria.

        Contudo, o Congresso da Virada é demarcado por muitas lutas e conquistas, pois diante do contexto histórico da época na qual se vivenciava a ditadura militar, a organização e a união massiva dos colaboradores e organizadores representado fortemente pela coragem da virada de ideias do Serviço Social. A partir desse Congresso, a profissão passa a se organizar categoricamente pensando no compromisso ético-profissional. Dessa forma,

A construção do Projeto ético-político que é uma proposta ideológica construída diariamente, é constituído de três documentos: Diretrizes Curriculares, Código de Ética e a Lei de Regulamentação 8.662/93, só foi possível a partir da reconceituação, pois teve sua gênese na segunda metade da década de 1970. Atrelado com a teoria social de Marx possibilitou nova visão da categoria. (DIAZ, 2010, s/p).

O Projeto Ético-Político é embasado na luta por direitos, na emancipação política e humana. É caracterizado por dois projetos: societário e profissional. O primeiro abrange toda a sociedade, pois é conhecido também por projeto coletivo, o qual abrange as classes sociais. O projeto societário é flexível, molda-se e se remolda de acordo com as demandas e com a conjuntura histórica e política. O segundo, o projeto profissional, está inserido no projeto coletivo, é específico de uma categoria, inclui todos os profissionais que dão efetividade à profissão, para que esse projeto ganhe respeito na sociedade, a sua categoria tem que ser fortemente organizada. Está em constante transformação para poder responder às demandas da sociedade. Dessa forma Netto (1999, p. 2-4) reforça essa questão,

1Os projetos societários são projetos coletivos; mas seu traço peculiar reside no fato de se constituírem como projetos macroscópicos, como propostas para o conjunto da sociedade. [...] Os projetos profissionais representam a auto-imagem de uma profissão, elegem os valores que a legitimam socialmente, delimitam e priorizam seus objetivos e funções, formulam os requisitos (teóricos, práticos e institucionais) para se exercício, prescrevem normas para o comportamento dos profissionais e estabelecem as bases das suas relações com os usuários de seu serviço [...].

        Portanto, o Projeto Ético-Político é todo arcabouço teórico-metodológico que o assistente social estuda para a sua formação profissional, no qual estão também inseridos os instrumentos legais, materializados da profissão, como: a lei de regulamentação (8.662/1993), a Lei Orgânica do Assistente Social (LOAS/1993), o Código de Ética do Assistente Social de 1993, atualmente, em vigor e as Diretrizes Curriculares de 1996.

        No entanto, vale ressaltar que atualmente esse Projeto Ético-Político do Serviço Social encontra-se ameaçado, devido à negação dos direitos resguardados na Constituição Federal de 1988, após a incorporação do neoliberalismo nos anos 1990. Assim, o Estado omite os direitos fundamentais de sobrevivência do individuo, dificultando a intervenção dos assistentes sociais nas políticas públicas. O surgimento dos ensinos à distância faz emergir a desqualificação profissional, prejudicando ainda mais o posicionamento eficaz nessas medidas reducionistas postas pelo Estado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (173.2 Kb)   docx (26.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com