TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ser Social

Por:   •  23/4/2015  •  Resenha  •  893 Palavras (4 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 4

RESENHA

SER SOCIAL

REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICA SOCIAL DO DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL NA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA: SEGURIDADE SOCIAL

POR UMA NOVA CONCEPÇÃO DE SEGURIDADE SOCIAL

-POTYARA AMAZONEIDA P. PEREIRA-

A autora Potyara aborda a importância e os objetivos de eventos, sendo: O II Encontro Nacional de Serviço Social e Seguridade, para discussão no qual a Seguridade social é tratada e defendida como conjuntos de políticas que concretizam direitos.

Os encontros são importantes e necessários para a conscientização sobre o debate se tratando de seguridade social e a falsa ilusão do neoliberalismo como a solução de todos os problemas.

A autora explica a realização desses eventos como uma tendência na qual a população se mobilizou contra o domínio utilitarista do mercado, apoiado no ideário neoliberal, onde transforma conquistas democráticas em mercadoria, mercantilizando os indivíduos. Pode-se analisar que o neoliberalismo se desencadeia nos anos 70 aprofundando as desigualdades sociais, derrubando grande parte dos direitos sociais consolidados firmando as tensões e violências frutos da velha questão social.

Pode-se analisar que por meio da conscientização de boa parte da população, que os mesmos não estão dispostos a retroceder as conquistas ate agora alcançadas, verifica-se essa conscientização aos recentes acontecimentos políticos e sociais.

O primeiro encontro foi sobre o movimento político no ano 2000 que foi referido como - uma virada contra a globalização, ou seja, referindo as sistemáticas manifestações antiglobalizações, onde organizações internacionais auto-encarregadas de decidirem os destinos da humanidade.

Os outros acontecimentos foram: a 3° Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio, no qual as manifestações tiraram o sossego do grande capital, pois a população não argumentava as decisões dessas organizações; nos Estados Unidos em 1999; Washington, em 16 de Abril de 2000; em Porto Alegre/RS, aqui no Brasil durante os dias 25 a 30 de 2001; dentre outros.

Essas manifestações tiveram conseqüências e foram à exigência de valorização do ser humano e das suas identidades, e por seguinte, de rompimento com a cultura do lucro, do desrespeito aos direitos humanos e da acumulação predatória.

Essas tendências são consideradas estratégias de defesa da seguridade social como conjunto de políticas que se orienta pelo estatuto da cidadania e não pelas pressões e interesses e necessidades do capital e lutar contra a tendência de apropriação privada de tudo o que é público.

O pauperismo e a desigualdade social no Brasil precisam ser transformados em um debate nacional contra a sua naturalização, onde o Brasil se encontra como a nona potência mundial, não sendo possível obter um grande padrão entre recursos e necessidades sociais, colocando-se entre os países líderes em taxas de mortalidade infantil e de analfabetismo e com índices de subdesenvolvimento e pobreza humanos.

O texto traz uma nova vertente teórica no campo da proteção social, o socialismo. Esta se recupera valores e categorias de análises não liberais que coloca conceitos e concepções, como o de exclusão social, trabalho e necessidades sociais.

Essa vertente traz as seguintes características: o rompimento com os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (48.2 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com