TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Mudança Social e Movimentos Sociais

Por:   •  24/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.919 Palavras (8 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 8

FUNDAÇÃO FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE MANDAGUARI - FAFIMAN[pic 1]

BARBARA SCHIAVETTO

LARISSA SILVA BENEDETTI

LORENA CASSIA MARTINS

RENAN MARCOS MARCELINO

SOCIOLOGIA – MUDANÇA SOCIAL E MOVIMENTOS SOCIAIS

MANDAGUARI

2019

Sumário

1  INTRODUÇÃO        2

2 MUDANÇA SOCIAL        3

2.1 Conceito e Origem        3

2.2 Características        3

3 MOVIMENTOS SOCIAIS        4

3.1 Conceito e Origem        4

3.2 Características        4

3.3 Tipologia        5

3.3.1 Migratórios        5

3.3.2 Progressistas        5

3.3.3 Conservacionistas ou de Resistência        5

3.3.4 Regressivos        6

3.3.5 Expressivos        6

3.3.6 Utópicos        6

3.3.7 Reformistas        7

3.3.8 Revolucionários        7

4 MUDANÇA SOCIAL vs. MOVIMENTOS SOCIAIS        8

CONCLUSÃO        9

REFERÊNCIAS        10


1  INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa analisar mudança social e movimentos sociais, onde mudança social é toda a transformação da sociedade e o modo em que se organiza, decorrente dos hábitos e costumes que começam ou deixam de fazer parte do cotidiano das pessoas. Já os movimentos sociais são aqueles que referem-se a ações coletivas de grupos que objetiva alcançar as mudanças sociais por meio de embates, conforme seus valores, ideologias dentro de uma sociedade e seu contexto.  


2 MUDANÇA SOCIAL

        

        Mudança social é a alteração do social e este é igual ao normativo-social. Então, mudança social é mudança normativo-normativo-social. Ora, qualquer que seja a concepção que se tenha do direito, não se nega o caráter de norma social, considerada a mais fundamental pelos grupo que a aceitem. Mudança social é, desse modo, essencialmente, alteração do direito. (SOUTO; SOUTO, 1985. p.267).

2.1 Conceito e Origem

Toda transformação observável no tempo que afeta, de maneira que não seja provisória ou efêmera, a estrutura ou o funcionamento da organização social de uma coletividade e modifica o curso de sua história. (LAKATOS; MARCONI, 1999. p.158).

A todo instante se estão operando modificações, embora imperceptíveis no instante em que se efetiva em que se efetivam, que preparam, num prazo mais dilatado, o advento de novas formas socias, de novas formas de comportamento e de novos tipos de estrutura. Pode-se, então, conceituar a mudança social como toda inovação ocorrida na sociedade global ou em um grupo particular. (SEDEH, 1971. p.183).

2.2 Características

As principais características da mudança social são: fenômeno coletivo; mudança da estrutura; identificação no tempo; permanência; interferência no curso da história de uma sociedade; ação histórica. (LAKATOS; MARCONI, 1999. p.158).

         


3 MOVIMENTOS SOCIAIS

3.1 Conceito e Origem

Em linhas gerais, o conceito de movimento social se refere à ação coletiva de um grupo organizado que objetiva alcançar mudanças sociais por meio do embate político, conforme seus valores e ideologias dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específicos, permeados por tensões sociais. (RIBEIRO, 2019).

        Movimentos socias tem origem em uma parcela da sociedade global, com características de maior ou menor organização e certo grau de continuidade. (LAKATOS, 1999. p.177).

3.2 Características

        

        As principais características para eficácia dos movimentos sociais encontram-se na dedicação e apoio dos membros. Direção carismática e administrativa; liderança efetiva. (LAKATOS, 1999. p.178).

São várias as características dos movimentos sociais, de modo que muitos deles podem apresentar diferenças específicas. Entretanto, é possível observar alguns pontos em comum para qualquer tipo de movimento social, como:

Ideologia: é a base de pensamento que reúne os cidadãos em torno de um objetivo em comum. Um pensamento ideológico comum guia e auxilia na articulação de grupos sociais em prol do mesmo movimento;

Projeto: o projeto de um movimento social é o que contém todo e qualquer objetivo e reivindicação do grupo. Ele é um dos pilares que motivam a organização de um movimento, servindo como pauta para as demandas da sociedade;

Hierarquia: a organização hierárquica de um movimento social pode ser centralizada ou descentralizada, apresentando um ou mais líderes. É extremamente importante que os movimentos sociais verdadeiramente organizados tenham uma “cara”, principalmente para a abertura de diálogo com o Estado. (CELI, 2019)

3.3 Tipologia

De acordo com o conteúdo específico que os motiva, os movimentos sociais podem ser: migratórios; progressistas; conservacionistas ou de resistência; regressivos; expressivos; utópicos; revolucionários. (LAKATOS, 1999. p.309).

        3.3.1 Migratórios

Esse movimento é composto por grupos organizados, por famílias ou por indivóduos, sua característica principal é o acentuado descontentamento com a situação na sociedade de origem, o que determina a tomada de decisão de se transferir para outro local. (LAKATOS, 1999. p.310).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (129.1 Kb)   docx (222.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com