TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social e Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Por:   •  26/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.747 Palavras (7 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS NORTEADORAS

Sociologia, Filosofia Aplicada ao Serviço Social e Responsabilidade Social e Meio Ambiente

NOME DO ALUNO:

Fabiana de Fátima Medeiros  RA: 2836317388

Lohanah Jamili Toleto RA: 2816735127

Mailde Aristea Alves dos Reis RA: 1949298971

Monica Gama de Moraes RA: 0192587709

   

Pindamonhangaba/SP, 19 de novembro de 2015

Introdução

 Este trabalho vem mostrar o impacto da natureza refletindo na escassez da água no País, mais precisamente em regiões que estão sendo muito prejudicadas.

Hoje vivenciamos um grande problema com esta preciosidade do planeta, a água, um bem que não podemos viver sem ele, e que esta sendo ameaçado a cada dia. O olhar crítico para este momento é de extrema importância, e já passa a ser uma questão política, do estado e governo Esta situação abrange principalmente a região sudeste onde sem encontra grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, isto faz com que tenhamos de aprender a conscientização de cuidar, diminuir, repensar.

Hoje este tema é assunto crucial pois trata-se de um  assunto vital para as nossas vidas, para nossa sobrevivência, e para a sobrevivência daqueles que ainda virão para o mundo. As preocupações com as condições ambientais nunca foram tão comentados ,os recursos hídricos que estão minando, os impactos da destruição e a falta de cuidados com a preservação a natureza que afeta esta falta da água.

São tomadas de consciência que a população deveria repensar para não doer no bolso futuramente. O foco deste trabalho visa também mostrar uma visão para nossa Amazônia, nossa abundância em águas, mas que precisa urgente lançar olhares para ela que esta também sendo devastada por destruição.

Analisa-se também este artigo a grande importância da preservação ambiental como o foco na conscientização da escassez dos recursos hídricos..

No atual momento no mundo mais precisamente em nosso país, o tema ambiental tem sido muito preocupante para a população que vem passando por situações muito difíceis.Neste aspecto a educação ambiental se torna um tema muito analisado pela sociedade.

Desenvolvimento

Este assunto tão comentados neste últimos anos a escassez da água significa que nossos recursos hídricos estão cada vez pior, na falta de tanta organização, nosso país é um dos que tem maior desperdício de água chegando a 37%,sabendo disso não houve atitudes nenhuma do governo com a falta de água além de todo transtorno, ainda nossa conta de luz se tornou mais cara, a comida também, precisamos de medidas que possa mudar isso em nosso país .Mas especialistas indicam onde a crise hídrica, é capaz de chegar apontam que o cenário atual é só inicio de uma guerra hídrica entre estados por rios que cortam o sudeste do País.

E uma escassez  que se arrasta e mesmo que chova muito acima da média durante cinco anos provavelmente os reservatórios voltem a ficar totalmente cheios, mas mesmo assim não será como antes. Ocupando a maioria da parte do nosso planeta e composta por dois elementos químicos o oxigênio e o hidrogênio sendo que para o oxigênio tem dois hidrogênio por isso usamos a representação H2O tão importante para a nossa sobrevivência, a água se observarmos encontramos nos oceanos, nas geleiras , rios, lagos, chuvas, parte também no próprio ar que respiramos, no solo e lençóis freáticos. Também estando presente em nosso corpo e em outros seres vivos sem do que no corpo humanos com 60%.Sem ela não sobreviveríamos, nem plantas, animais, a vida em todos os sentidos, importância também para as usinas que nos fornecem a energia hidrelétrica.Com isso somente uma pequena parte são para consumo humanos outros seres, para os oceanos estimativa de 71%, polos 2% e consumo 1%, além disso essa pequena quantidade é muito desperdiçada, a conscientização para economizar é fundamental.

A ONU estima que nos próximos vinte e cinco anos dois em cada três habitantes do planeta sofreram com a falta de água, temos cinco motivos para este problema: 1º A falta de planejamento, 2º desmatamento, 3º ocupação na área manancial, 4º perdas e desperdícios e 5º falta plano e comunicação da crise,. O que fazer, como prevenir ?

Para alguma soluções seriam de economia da água, saneamento básico, tratamento dos poluentes, projetos de irrigação, proteção dos mananciais da regiões de nascentes dos Rios.  

Esta falta de organização nos recurso de hoje que ocasiona os problemas atuais relacionados a distribuição da agua por fatores naturais e na maioria por ações mal

planejadas. Estas situações contaminam o comprometimento da agua nos dias atuais dificultando e torna-se caro a distribuição de agua de boa qualidade para a população.

Um grande exemplo é a cidade de São Paulo onde as represas que armazenam a agua para a cidade recebe sujeiras sem tratamento adequado causando um grande gasto publico para a limpeza. Resumindo por falta de boa vontade do poder publico acabamos passando por assistir a este triste episodio da falta de agua.

É um rastro que o Brasil vem deixando a muitos tempo na má utilização da agua que se torna disponível na forma menos indicada.

Com esta questão da restrição cada vez maior da água entra um assunto muito ligado diretamente que é a preservação ao meio ambiente, é missão do nosso Estado a conservação e restauração ao patrimônio.

Criado a lei 9.985/000 Sistema Nacional de  Unidades de Conservação da Natureza(SNUC), e é dever do poder público a proteção e fiscalização ao meio ambiente.

Podemos observar que foi adicionado ao Estado o papel muito importante que seria da proteção ambiental. Esta missão dada ocorre em outros fatores, o fato que o meio ambiente é considerado um direito, protegido pelo Estado e fundamental para a manutenção a vida, em ultima instancia da dignidade a pessoa humana.

Um outro papel muito importante também seria do Assistente Social as questões ao meio ambiente, pois trata-se de pesquisadores do tema, usar suas intervenções nas comunidades em situações complicadas, usar seu conhecimento adquirido ao longo do curso, pois há disciplinas voltadas a isto, o desenvolvimento da educação ambiental que posiciona para um entendimento inovador em qualquer lugar, diante disso entendemos com Rodrigues(2001), que aponta a educação ambiental precisa desenvolver e pontuar o poder de varias populações, encorajando os setores menos favorecidos da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (136 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com